Políticas Educacionais I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

5ª REUNIÃO GERAL DAS ETSUS MACEIÓ – ALAGOAS Novembro/2006.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Difícil Arte de Ensinar
AS POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNIVERSIDADE Rafaela de Oliveira Koike Iniciação Científica.
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Flexibilização Curricular
Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
LDB (1º e 2º graus) Nº 5692 LDB (EN) Nº 4024 LDBEN
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O aluno elaborando conceitos
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Tecnologia Departamental Não-essencial
Educação à distância (EaD) é um processo de ensinar e aprender onde os alunos e professores trocam informações, conhecimentos e os mesmos estão separados.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Política Educacional Brasileira
Plano Decenal de Educação do Estado de Minas Gerais - ALGUMAS CONSIDERAÇÕES – Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Uniminas – Uniao Educacional de Minas Gerais
Atuação dos agentes de Controle Social
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Níveis de Planejamento Educacional e de Ensino
Atividade complementar 04
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
Estância Turística de Santa Fé do Sul
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
Cristiane Barroso Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Itens no plano de aula Data: 14/08/2015 Duração: 6 aulas de 45 minutos
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Transcrição da apresentação:

Políticas Educacionais I Sistema Escolar Profª. Ms. Cristina Bachert Bibliografia: - O´Connor, J. e McDermontt, I., Além da lógica – utilizando sistemas para a criatividade e a resolução de problemas. Tradução: Denise Maria Bolanho. São Paulo: Summus, 2007. - PILETTI, N. , Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental. Caps. 1 e 2. São Paulo: Editora Ática, 2002.

Sistema Conjunto de elementos Dependência recíproca Todo organizado Envolve mais de um elemento. Conjunto de elementos Sistema Dependência recíproca Todo organizado É preciso que as partes de um todo sejam juntadas de acordo com determinada estrutura ou organização. Uma parte de um todo não pode existir sem as outras. Aberto Inputs Apresenta interdependência com o ambiente (comunicação constante). Outputs

Pensamento Sistêmico Podemos diferenciar algumas regras, perceber padrões e eventos e, assim, nos preparar para o futuro adquirindo certa influência sobre ele. O pensamento sistêmico nos oferece um pouco de controle.

Benefícios do Pensamento Sistêmico Enxergar padrões que orientam os eventos; Conhecer maneiras mais efetivas de lidar com problemas, melhores estratégias de pensamento; P.S. é a base para o pensamento e a comunicação claros, uma maneira de ver mais e mais longe; O caminho para adquirir maior controle e influência é compreender a estrutura do sistema.

Pensamento sistêmico A menos que possamos relacionar causa com efeito, é difícil aprender com a experiência e tomar boas decisões. Um sistema complexo pode se comportar de maneiras impossíveis de se prever por meio da análise das partes individuais.

Sistema de Educação Sistema de Ensino Sistema Escolar

Estrutura de Sustentação Sociedade Sistema Escolar Inputs Estrutura de Sustentação Outputs Melhoria do Nível Cultural da População Aperfeiçoamento dos indivíduos Formação de Recursos Humanos Resultados de Pesquisas Elementos Não-Materiais Objetivos, normas e conteúdo Entidades Mantenedoras Administração do Sistema Objetivos Conteúdo Cultural Recursos Humanos Recursos Financeiros Recursos Materiais Alunos Rede de Escolas Dimensão Vertical Dimensão Horizontal

Inputs Objetivos função social LEIS Conteúdo cultural conhecimentos Anseios, aspirações, valores e tradições. Objetivos função social LEIS História Descobertas científicas Conteúdo cultural conhecimentos Tecnologia CURRÍCULOS E PROGRAMAS Pessoas com diferentes graus e tipos de formação Recursos humanos Recursos financeiros Aplicação de recursos públicos (4,3% PNB), Fundeb, entre outros. Recursos materiais Material didático, móveis, artigos de escritório, aparelhos de multimeios, etc. Razão de ser do sistema escolar; Alunos A pressão da sociedade para ampliação das oportunidades escolares é proporcional ao aumento da população em idade escolar.

Sistema Escolar Rede de Escolas Estrutura de Sustentação Subsistema Conjunto de escolas Rede de Escolas Estrutura didática dimensões Horizontal Vertical Níveis de ensino Diversas habilitações profissionais Superior Infantil Médio Fundamental Estrutura administrativa do S.E. Estrutura de Sustentação Elementos Elementos Elementos Não materiais Entidades Mantenedoras Administração Normas Metodologia do ensino Conteúdo do ensino Poder Público Entidades particulares Entidades mistas Organismos que dirigem o S.E. em seus diversos níveis

Outputs Melhoria do nível cultural da população Aumento dos anos de escolaridade Modificação estilo de vida Melhores condições de vida Novos valores, interesses, aspirações Aperfeiçoamento individual Contribui para a realização pessoal Desenvolvimento global (físico, emocional, intelectual, social) Formação de recursos humanos Nível de desenvolvimento do país Grau de escolarização população Ser humano / cidadão Sólida formação geral Resultados de pesquisas Desenvolvimento da sociedade Trabalho de professores e alunos Pesquisas feitas em universidades