RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS aula 13
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS É aconselhável manter-se um banco de dados com os possíveis candidatos aos cargos de que a área comercial necessita, e que esteja sempre atualizado e sempre alimentado.
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS O Recrutamento inicia-se com a requisição de preenchimento de uma ou mais vagas. É importante determinar os objetivos da contratação, como cargo, urgência, características dos candidatos, local de trabalho, etc.
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Fontes internas de contratação Vantagens Mais rápido Menor custo Integração mais rápida Motivação interna Maior lealdade Desvantagens Conflito de interesses Desestímulo Grau de incompetência do profissional
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Fontes externas de contratação Vantagens Possibilidade de trazer gente já treinada Renovar e enriquecer o capital humano Desvantagens Diminuição da lealdade Desinteresse e insatisfação interna Efeitos negativos no plano de carreira e política de salários Fala de garantia do desempenho Processo mais demorado e caro
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Fontes externas de recrutamento Banco de dados da empresa Cartazes informativos Anúncios Contato com a cadeia produtiva Órgãos de classe Empresas especializadas Escolas Internet
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Recrutamento Misto
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS A próxima etapa é a TRIAGEM, que pode ser efetuado de diversas e criativas maneiras.
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS SELEÇÃO Entrevista técnica Teste de aptidão Teste de personalidade Técnicas de simulação
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Exemplo de perfil para um candidato a uma vaga em vendas Gostar de lidar com público Dinamismo e iniciativa Capacidade de negociação e persuasão Boa fluência verbal e agradável Saber ouvir e ser paciente Escolaridade Cursos e conhecimento em informática, línguas Experiência Idade
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Entrevista Técnica Não-diretiva Diretiva
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Vendo o outro lado Chegue um pouco antes da hora marcada Aparência adequada Firmeza no aperto de mão e controle de ansiedade Postura adequada Concentre-se na entrevista Não fume, masque gomas ou use óculos escuros
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Vendo o outro lado Seja objetivo e entusiasmado Seja honesto, amigável, formal, siba ouvir e questione somente o necessário Não fale mal de seus ex-empregadores Informe-se previamente de todos os detalhes relevantes do emprego e da empresa Esteja preparado para todas as etapas do processo de seleção e não superestime-se ou subestime-se
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Cuidados na condução da entrevista Deixar o candidato à vontade buscando sua naturalidade
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Formas de contratação A adequação a situação geral da empresa é imprescindível
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Vendedor Interno Vantagens Política mercadológica com maior eficácia Maior controle Desvantagens Custo fixo Menos flexibilidade
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Vendedor Externo Desvantagens Menos controle mercadológico Menos contato com o cliente Leis trabalhistas Vantagens Custo variável com o volume de vendas Maior agilidade e flexibilidade
RECRUTANDO E SELECIONANDO A FORÇA DE VENDAS Plano de carreira Vertical Horizontal