O BRINCAR NA VIDA DA CRIANÇA O brincar é a principal atividade da criança na vida; através do brincar ela aprende as habilidades para sobreviver e descobre algum padrão no mundo confuso em que nasceu. (Lee, 1977, p. 340)
Pois a principal característica do brincar – quer infantil quer adulto – não é o seu conteúdo, e sim o seu modo. O brincar é uma abordagem à ação, não uma forma de atividade. Conhecimento dos outros e compreende-las (Bruner, 1977, p. V).
BRINCADEIRA Atividade lúdica livre, separada, incerta, improdutiva, governada por regras ou não e caracterizado pelo faz de conta, fora da rotina. (Barbante, 1994)
BRINCADEIRA Não há vencedor na brincadeira Tem seu desenvolvimento através da motivação Não tem uma evolução regular Regras simples (grupos) Sem regras (individual) Não tem um final pré determinado Sofrem modificações durante seu desenrolar Conseqüências imprevisíveis
JOGO Pode haver um vencedor (grupo/individual) Apresenta uma evolução regular (começo/meio/fim) Sempre terá regras Tem seu final previsto Ápice em algum momento (ponto/tarefa) Para modificações durante o evento deve-se parar Podemos prever algo durante o jogo
PEQUENO JOGO As regras são cobradas de forma flexível O recreacionista atua como orientador Regras simples Ambientes fechados Atividades de quadra
GRANDES JOGOS Regras fixas e complexas Grandes áreas para a atividade Cobranças em cumprimento das regras Atuação de monitores auxiliares Requer um estratégia da equipe Organização do professor é fundamental
ATIVIDADES PEQUENOS JOGOS Pegas variados Queimada e suas variações Rodas cantadas Flag bol Gincana de estações
ATIVIDADES – GRANDES JOGOS Caminhada da solidariedade Gincana 55 Caça ao tesouro Na trilha do arco íris Alfândega Defenda os pássaros Defenda os animais Grande batalha
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR Ele ajuda a desenvolver a confiança Trabalhar as habilidades (físicas e mentais) Explorar potenciais e limites