Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DO.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Educação Física Perfil do Egresso Objetivos do Curso Objetivo Geral
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
45ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO ODONTOLÓGICO
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Universidade Federal do Amapá
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
PIBID E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
Política Educacional Brasileira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Prática como Componente Curricular
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
O papel do Estagio na Formação de Professores
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Revisita ao PPP.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Documentos e Propostas legais
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação Ação Docente na UFSCar: compartilhando experiências e construindo caminhos. . Registros acadêmicos Progradweb / Nexos Vitor Luiz Sordi Pró-reitoria de Graduação

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) ATIVIDADES CURRICULARES / DISCIPLINAS INFRAESTRUTURA / OFERTA INSCRICÕES DOS ALUNOS NAS AC’s EXECUCÃO AVALIAÇÃO REGISTROS .

ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL COM VISTAS À FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS 3

DEPARTAMENTO  COORDENAÇÃO DE CURSO  ÁREA DE CONHECIMENTO / CAMPO DO SABER OBJETIVO: O ESTUDO (O CONHECIMENTO DE DETERMINADO: TEMA ASSUNTO OBJETO PROBLEMA PRODUZIR/SISTEMATIZAR / INTEGRAR/ DISSEMINAR O CONHECIMENTO COORDENAÇÃO DE CURSO  CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL OBJETIVO: FORMAR PESSOAS PARA USAR PROFISSIONALMENTE O CONHECIMENTO DISPONÍVEL EM DIFERENTES ÁREAS, INTERVINDO EM PROBLEMAS NA: VIDA DAS PESSOAS REALIDADE FÍSICA OU SOCIAL EM QUE ELAS VIVEM UTILIZAR O SABER SEMPRE MULTI / INTERDISCIPLINAR MERCADO DE TRABALHO  POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO CAMPO DE ATUAÇÃO  NECESSIDADES DE ATUAÇÃO 4

Comunidade Universitária CENTRO 1 CENTRO 1 DEPTO 1 CURSO A AC 1 : AC n Chefia Docentes T.A’s infra PPC Coordenação de Curso Disciplinas/ Ativ. Curric. Alunos CURSO B DEPTO 2 CURSO n DEPTO n CENTRO 2 CURSO X CURSO Y CURSO n CENTRO 2 DEPTO X DEPTO Y DEPTO n CENTRO n .... CENTRO n .... Comunidade Universitária Sociedade

FICHA DE CARACTERIZAÇÃO

PLANO DE ENSINO

Sistema de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem que busca promover um aprimoramento sistemático da formação profissional exercida na UFSCar. Instrumentalizar os agentes do processo de ensino e aprendizagem: alunos, professores e instituição.

Conexões a serem estimuladas

Exercício contínuo e integrado do ciclo:

Princípios e diretrizes do sistema Nexos Valorização do ensino, na busca de um equilíbrio e de uma associação com as demais atribuições da universidade (a pesquisa e  a extensão); Concepção de "Plano de Ensino" (PE) como instrumento fundamental ao exercício da docência, na busca de desempenhos que de fato levem aos objetivos didático-pedagógicos afetos ao contexto de uma dada turma/disciplina; Concepção de "avaliação da execução do PE" como instrumento que venha a auxiliar o exercício do processo de ensino e aprendizagem, buscando dar ciência oportuna e objetivamente aos professores, aos alunos e à instituição sobre os diversos aspectos dos seus respectivos desempenhos; Concepção de que a "reflexão" sobre o processo de ensino e aprendizagem é atividade imprescindível para a evolução coerente desse, devendo ser feita de modo fundamentado (em teorias pedagógicas e nos resultados da avaliação da execução do PE), contínuo, sistemático e coletivamente organizado; Compreensão de que a integração sistêmica das etapas de planejamento, execução, avaliação e reflexão, com realimentação contínua e cíclica, é capaz de catalisar objetivamente o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem; Consideração de lacunas na formação do professor de ensino superior, quer em relação à formação básica do profissional professor, quer em relação à formação contínua e reflexiva, durante - e sobre - a prática docente; Necessidade de que a instituição ofereça um mecanismo de apoio àqueles professores que desejarem investir numa evolução sistematizada das suas habilidades docentes; Compreensão de que a participação responsável dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem e formação profissional deva ser incentivada por meio de canais mais orgânicos e conseqüentes; Consideração de que uma participação acadêmica adequada dos alunos seja capaz de desenvolver habilidades desejáveis para qualquer profissional contemporâneo, as quais não têm sido objetivadas, embora seja papel pedagógico fundamental de uma instituição de ensino que procura construir conhecimento e cidadania.

Estrutura e Funcionamento do sistema Nexos                                                                                                          

https://nexos.ufscar.br

Utilização do sistema Nexos pelos Alunos Consulta a Planos de Ensino Preenchimento do roteiro de avaliação Consulta aos resultados da avaliação Atividades de reflexão Consulta aos resultados da reflexão

Utilização do sistema Nexos pelos Professores Consulta a Planos de Ensino Elaboração/Adequação Planos de Ensino Preenchimento do roteiro de avaliação Consulta aos resultados da avaliação Atividades de reflexão

Utilização do sistema Nexos pelas Unidades Institucionais Consulta a Planos de Ensino Consulta aos resultados da avaliação Consulta aos resultados da reflexão Chefias de Departamento / Conselhos de Departamento Inserir informações em novos planos de ensino Alterar dados relativos à FC (ementa, objetvivos, no créditos Designar consultores Aprovar planos de ensino Coordernadores de Curso / Conselhos de Curso Preencher roteiro de avaliação Diretores de Centro: Designar coordenadores

CPF Sua Senha

SELECIONE O SEU PERFIL

http://www2.ufscar.br/graduacao/calendarioAcademico2009.pdf

Fone: (16) 3351-8108 prograd@ufscar.br