PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
Advertisements

FILOSOFIA Prof. Artur Motta
Professor Marcelo Rocha Contin
Prof. Everton da Silva Correa
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Filosofia Geral e Jurídica Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza
Profª. Taís Linassi Ruwer
Unidade 1: A Origem da Filosofia
A FILOSOFIA.
O Nascimento da Filosofia
FILOSOFIA.
Surgimento do pensamento filosófico
A Filosofia A Palavra Filosofia. ‘A palavra filosofia é grega’ É composta por duas outras: –Philos e Sophia Philo deriva-se de philia, que significa:
O que é filosofia?.
COLÉGIO NOMELINI PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. O INÍCIO DA FILOSOFIA Na história do pensamento ocidental, a filosofia nasce na Grécia por volta do século.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO Tema 3: A Formação Histórica e Filosófica do Direito na Grécia (Sofistas e Sócrates) Professores: Ana Patrícia.
SÍNTESE HISTÓRICA. Períodos da Filosofia (Quadro Sinóptico) 1.Período Ágrafo ou Idade da Pedra (até a.C) 2.Período Gráfico ou Idade dos Metais (história.
Direito natural x direito positivo - O direito natural é a ideia abstrata do Direito; o ordenamento ideal, correspondente a uma justiça superior e anterior.
O que é Filosofia para você? O que é Filosofia para você? Curiosidade: é possível “pensar” numa posição incômoda como esta?
Descartes
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
REVISÃO FILOSOFIA Apesar do pensamento filosófico ter surgido no final do século VII a.C, a palavra Filosofia surgiu relativamente mais tarde e atribui-se.
Método Científico – Parte I
ÉTICA.
Surgimento da Filosofia na Grécia Antiga
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
As Origens Da Filosofia
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA GREGA.
Introdução ao estudo da Psicologia
FILOSOFIA DO MITO A FILOSOFIA
Filosofia dos estoicos
FILOSOFIA MEDIEVAL.
Filosofia patrística e medieval
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
Noção de filosofia..
1º ano (aula editada pelos alunos)
1º ano: Apostila 01 / Aulas 04 e 05
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
A ÉTICA ARISTOTÉLICA.
Aristóteles Ética & Política
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
A FILOSOFIA.
PROF. FRANCICO PORFÍRIO
Absolutismo e mercantilismo
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
REVISÃO FILOSOFIA Apesar do pensamento filosófico ter surgido no final do século VII a.C, a palavra Filosofia surgiu relativamente mais tarde e atribui-se.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
CSI 3º ano Aula: Tomás de Aquino.
Filosofia moderna Immanuel Kant “O maior filósofo dos tempos modernos”
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Professora elisa santos meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
Aula: Renascimento e Modernidade
Religião e estado Capítulo 8.
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
Filosofia moderna e idéias psicológicas I – Descartes (Racionalismo)
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A FILOSOFIA 1 – A origem da Filosofia. O que é Filosofia FILOSOFIA Philo / Philia Sophia grego = amizade, amor fraterno = sabedoria.
Transcrição da apresentação:

PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA VII – V PERÍODO COSMOLÓGICO Ou PRÉ-SOCRÁTICO Origem do mundo e as causas das transformações da natureza V – IV PERÍODO ANTROPOLÓGICO OU SOCRÁTICO Investiga as questões humanas: ética política e as técinicas. IV – III PERÍODO SISTEMÁTICO Sistematização sobre cosmologia e antropologia. Mostrando que tudo pode ser objeto do conhecimento filosófico III – ano 0 – VII PERÍODO HELENÍSTICO OU GRECO ROMANO I – VII PATRÍSTICA: Ética, conhecimento, relação homem – natureza – deus. VII – XIV FILOSOFIA MEDIEVAL teologia XIV – XVI RENASCIMENTO Política, conhecimento técnicas XVI - XIX FILOSOFIA MODERNA XVIII – XIX ILUMINISMO: Razão FILOSOFIA ANTIGA Filosofia Medieval Filosofia Moderna Filosofia Contemporânea: meados do século XIX até hoje

O que é Filosofia Philo / Philia = amizade, amor fraterno FILOSOFIA grego Sophia = sabedoria

O que é Filosofia FILOSOFIA Amizade pela sabedoria Amor e respeito pelo saber FILOSOFIA Indica um estado de espírito Pessoa que ama, deseja o conhecimento

O que é Filosofia FILÓSOFO Aquele que ama a sabedoria Tem amizade pelo saber Deseja saber FILÓSOFO

O nascimento da Filosofia Pitágoras = filósofo grego (séc.V a.C.) responsável pela invenção da palavra “Filosofia” Sabedoria plena e completa pertence aos deuses Homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

O Filósofo Não é movido por interesses comerciais ou financeiros; Não coloca o saber como propriedade sua; Não é movido pelo desejo de competir; Não faz das idéias e dos conhecimentos uma habilidade para vencer competidores;

O Filósofo É movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar a vida; É movido pelo desejo de saber.

A Verdade Não pertence a ninguém; Não é um prêmio conquistado por competição; Está diante de todos nós; É algo a ser procurado; É encontrada por todos aqueles que a desejarem, que tiverem olhos para vê-la e coragem para buscá-la.

O surgimento da Filosofia Gregos Começaram a fazer perguntas e buscar respostas para a realidade; Mundo Podem ser conhecidos pela razão humana Natureza Ser humano

O surgimento da Filosofia Pensadores gregos: Verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso; Verdade podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio; Linguagem respeita as exigências do pensamento; Conhecimentos verdadeiros podem ser transmitidos e ensinados a todos.

Características Tendência à racionalidade Recusa de explicações preestabelecidas Tendência à argumentação Capacidade de generalização Capacidade de diferenciação = análise

Legado filosófico grego Conhecimento = leis e princípios universais Verdade = provas ou argumentos racionais Conhecimento não se impõe aos outros Conhecimento deve ser compreendido por todos Capacidade de pensar e conhecer é a mesma em todos os seres humanos Conhecimento só é verdadeiro quando explica racionalmente seus objetos

Legado filosófico grego Natureza segue uma ordem necessária Opera obedecendo a leis e princípios necessários e universais; Essas leis podem ser plenamente conhecidas pelo nosso pensamento. Surgimento da cosmologia Surgimento da física

Legado filosófico grego A razão (ou o nosso pensamento) também opera obedecendo a princípios, leis, regras e normas universais e necessários. Podemos distinguir o que é verdadeiro do falso; Razão obedece à lei da identidade, da diferença, da contradição e da alternativa.

Legado filosófico grego O agir humano exprime a conduta de um ser racional dotado de vontade e de liberdade As práticas humanas não se realizam por imposições misteriosas e incompreensíveis (forças secretas, invisíveis, divinas e impossíveis de serem conhecidas)

Legado filosófico grego Seres humanos naturalmente aspiram: Ao conhecimento verdadeiro (pois são seres racionais) À justiça (pois são seres dotados de vontade livre) À felicidade (pois são seres dotados de emoções e desejos) Os seres humanos instituem valores pelos quais dão sentido às suas vidas e às suas ações.