Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
REGULAMENTO DA GRADUAÇÃO RES. 103/06 - CONSEPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
Prof. Murilo S. de Camargo
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Avaliação Institucional
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
Ministério da Educação
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Educação no contexto do Trabalho
Qualificação e utilização das informações Projeto de BI - UERJ Agosto-2010.
  Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE
Prefeitura municipal de Imperatriz
Funções e Atribuições do Diretor
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROEJA Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
Antonia Silva Lima Azevedo
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Procedimentos de referenciação e avaliação
XI FORO DE FACULDADES DE AGRONOMIA PORTO ALEGRE, 26, 27 E 28/11/08 CURRÍCULO DE AGRONOMIA FUNDAMENTOS, REFORMULAÇÕES E AJUSTES À REALIDADE LOCAL CURRÍCULO.
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
A Gestão participativa
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa REGULAÇÃO E EMANCIPAÇÃO: distintos horizontes na avaliação interna: autoavaliação.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Revisita ao PPP.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL do Centro de Educação Ciclos de Formação em Avaliação Coordenação.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Transcrição da apresentação:

Autonomia e democracia: (re) significando o desempenho acadêmico pela avaliação diagnóstica Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo Acad. Marjorie Pereira Sensão  

Apresentação O trabalho refere-se ao processo Autoavaliação do Curso de Especialização em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Processo inédito e sem regulação estatal Foi planejado, sistematizado e implementado por membros da comunidade acadêmica do Curso Definiu-se modelo próprio de avaliação, caminho da Avaliação Institucional Participativa (AIP), segundo Leite: 2005.

Objetivo Conhecer o desempenho do alunado em determinada série histórica (2004 a 2010) especificamente no que diz respeito a: vagas, matriculas, aprovação, evasão, reprovação, trancamento, abandono e transferência.

Sobre o Curso Carga horária: 360 horas - 270 horas de disciplinas obrigatórias e 90 horas de disciplinas optativas. O conteúdo é voltado ao trabalho coletivo no espaço escolar, percebendo-se num contexto democrático onde a ênfase é na formação continuada dos profissionais da educação através do aperfeiçoamento e atualização onde os mesmos possam atuar e aprender mais em seus locais de trabalho de modo partilhado.

. Atual Projeto Político Pedagógico aprovado em 2003, reformulado em 2006 está em vias de reformulação, por isso, também o encaminhamento da Avaliação Institucional como ferramenta principal para as mudanças em torno da qualidade.

Resultados da Pesquisa Avaliação diagnóstica referente aos anos de 2004 a 2010 Coleta: Centro de Processamento de Dados (CPD), do Sistema de Informação para o Ensino (SIE) e da Coordenação do Curso.

RESULTADO Na avaliação diagnóstica, percebemos um alto índice de evasão: Turma de 2004 a 2006 (38%) Turma de 2005 a 2007 (19%) Turma de 2006 a 2008 (36%) Turma de 2007 a 2010 (21%)

CAUSAS. Falta de políticas de assistência estudantil para continuidade dos estudos, como livros, moradia, transporte, alimentação, desestímulo de alunos trabalhadores.

Oferta de disciplinas No período que corresponde à pesquisa foi ofertado um total de 58 disciplinas, sendo estas oferecidas por apenas dois dos departamentos. O Departamento de Fundamentos da Educação (FUE) ofertou no período um total de 17 disciplinas e Departamento de Administração Escolar (ADE) ofertou 41 disciplinas, outros departamentos do Centro não tiveram disciplinas ofertadas.

Reprovações, dispensa e trancamento Entre 2004 e 2007, não houveram registros de reprovações ou dispensa de disciplinas. Já entre 2008 e 2010, ocorreram quatro solicitações de dispensa, dezesseis reprovações por frequência e um trancamento parcial.

Docentes Docentes titulares: 12 Docentes credenciados: 41 Crescimento considerável nos últimos anos de credenciados e diminuição de dois titulares Titulação: dos 53 docentes, 89% possuem Doutorado. 11% possuem Mestrado.

Análise dos resultados Pontos positivos: o Curso ser independente das regulações e avaliações estatais; ter uma oferta periódica anual de seleção para ingresso e possuir uma área de formação específica e bem definida, tendo assim uma identidade construída e consolidada na comunidade acadêmica. Pontos negativos: o não envolvimento de todos os departamentos do Centro de Educação no Curso, lembrando que dos quatro departamentos lotados no Centro, apenas dois tem participação efetiva com oferta de disciplinas.

A análise quantitativa dos dados em torno do desempenho do alunado numa dada série deu um claro diagnóstico aos gestores, a sociedade e a comunidade sobre a situação do Curso. Esta relacionada a outros formatos avaliativos está a desencadear mudanças profundas na estrutura curricular do Curso. Tal relação caracteriza uma avaliação participativa, onde os atores, a partir de necessidades mútuas, trabalham coletivamente e autonomamente para uma melhor qualidade.

Concluindo... Podemos afirmar que os números relativos ao acesso, a permanência e a conclusão com sucesso no Curso, em médio prazo, poderão ser outros desde que os gestores (re) signifiquem as políticas de inclusão e as práticas curriculares de modo mais coerente e consistente com os princípios da autonomia e democracia direta.

Referências Bibliográficas BRASIL. (1988) Congresso Nacional. Constituição Federal de 1988. Brasília. DF. UFSM. (2006). Centro de Educação. Curso de Especialização em Gestão Educacional. Projeto político pedagógico. Santa Maria. LEITE, Denise. (2005). Reforma universitária: avaliação institucional participativa. Petrópolis, RJ: Vozes.   SAUL, Ana Maria, (2002). Avaliação emancipatória: desafio à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Editora Cortez: Autores Associados. SOUSA SANTOS, Boaventura. (2006). A gramática do tempo: por uma nova cultura política. Cortez São Paulo.

O b r i g a d o ! caiceufsm@gmail.com cege.ufsm@gmail.com