Gestão de Políticas Públicas e Sociais Através da

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
POMMAR/USAID-Partners
1.
Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região Versão 02/09/2008 Promover a competitividade no Rio Grande.
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
La Experiencia de Desarrollo Social de Porto Alegre
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
Equivalente à média dos países da OCDE
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
O QUE É O PLANO DE BAIRRO DA BELA VISTA?
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Valores, Planejamento e Gestão Sistêmicos e o Ministério Público Arquivos: F.
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
Os Desafios da Gestão Pública em Saúde -
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Agenda da sustentabilidade
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
“Para fazermos amanhã o impossível de hoje, é preciso fazer hoje o possível de hoje.” Paulo Freire Um retrato atual da condição dos Direitos Humanos de.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Ministério da Cultura.
Workshop para formação de redes de cooperação
Rio Mulher.
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
VI Conferência Nacional de Assistência Social
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Psicologia e Segurança Pública
Câmara da Convivência Familiar e o GT Nacional Pró-Convivência familiar e comunitária que deu insumos para o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade foi criado em 2004 para conscientizar e mobilizar a sociedade civil, empresas e os governos para o.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
CRITÉRIOS E MATRIZ DE CONVERGÊNCIA da
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Programa Sociedade Convergente Tema Desenvolvimento Harmônico e Sustentável.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Políticas Públicas e Sociais Através da Ação de Planejamento e de Gestão Sistêmicos E-mail: rsmoraes@mp.rs.gov.br pgsblog@gmail.com Arquivos: pgsistemicos.blogspot.com rodrigoschoeller.blogspot.com

O que é um sistema?

Från problem till system Source: Regionplane-och trafikkontoret – Martin Ängeby presentation Från problem till system 3

Dicionário Eletrônico Luft Primeira definição de sistema 1. Conjunto de elementos inter-relacionados em vista de uma finalidade;

Atuar: nas Causas e nas Conseqüências PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Busca: Efetividade Sustentabilidade, Paz – interna e externa Atuar: nas Causas e nas Conseqüências

Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade humana, própria e dos demais?

Fonte: National Geographic Brasil - Dossiê da Terra 2010 - Sumário Fl

Fonte: Revista Veja - Edição 2241 - ano 44 - nº 44 - Editora Abril - 2 de novembro de 2011 Fonte: Revista Época - Edição Verde - Edição 681 - Editora Globo - 6 de Junho de 2011

Fonte: Revista Nova Escola nº 226 - capa

Fonte: Zero Hora - 31 de maio de 2009 Foto da Capa: Daniel Marenco

A maior parte deles apontou o tema valores 500 mil brasileiros que participaram da pesquisa Brasil Ponto a Ponto, realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) responderam a pergunta: “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?” A maior parte deles apontou o tema valores

O que são valores? São Formas de perceber o mundo, e de agir a partir disso

Percepção - Através dos cinco sentidos: * Visão * Audição * Olfato * Tato * Paladar Gosto - Não gosto = “Ser” fica condicionado ao Quero - Não quero exterior - sentidos Busca Poder para Aproximar - gosto/quero Afastar - Não gosto/ Não quero Tenho - Não tenho (Economia, corrupção, “feudos”, vaidades, etc. – veículos de poder)

Visão Cartesiana - Dissocia/Separa: * Espírito - Ciência * Mente - Corpo *Sujeito - Objeto *Meu - Teu = Ciclo dos Extremos vitimizar - Punir (Direito) Individualismo - Condicionamentos Paradigmas Ofuscam a percepção de conjunto

Pensamento Sistêmico = Efetividade, Sustentabilidade e Paz Em outras palavras...se temos: Pensamento Linear, individualista = inefetividade Pensamento Sistêmico = Efetividade, Sustentabilidade e Paz O que fazer? Como fazer? Desenvolver o Pensamento Sistêmico Perceber o sistema como um todo as relações /// as interconexões

Parece que as causas são sistêmicas, ou seja, Sob outro ângulo... Parece que as causas são sistêmicas, ou seja, Decorrem de RELAÇÕES interdependentes e inter-relacionadas entre diversos componentes do HABITAT. 16

PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Como remediá-las? PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Que possibilitam a visão e a integração de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares, cujo desempenho podem afetar, positiva ou negativamente, a sociedade como um todo. 17

Fonte:Pensamento Sistêmico – Caderno de Campo – pág.69 - Bookman

Fonte: Revista Época - 04 de maio de 2009, pág. 110

Fonte: Revista Nova Escola nº 226 - pág.82

Fonte: http://professorlindomar.blogspot.com/2008/01/atitude-ecolgica.html

Educação - Educere - trazer a luz o conhecimento - tirar de dentro conduzir para fora os potenciais

RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS O Objetivo do Gráfico Planejamento e Gestão Sistêmicos é fomentar a adoção de metodologia que possibilite serem alcançadas a efetividade, a sustentabilidade e a Paz, interna e externa. Levando em consideração que as causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade (própria e dos demais), são sistêmicas, ou seja, decorrem de relações interdependentes e interrelacionadas entre diversos componentes do Habitat, preconiza-se a adoção da metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos, que possibilita, a partir do(s) foco(s) prioritário(s) escolhido(s) (como, por exemplo, o acolhimento institucional, o fornecimento de medicamentos, o planejamento familiar, o crack, a gripe H1N1, um alagamento, a construção de uma estrada, etc.) e relevando o contexto familiar, a visão e a integração de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares. Assim, pode-se estabelecer o que fazer, como, quem, onde e quando/porque, bem como de que forma mapear e integralizar todos esses componentes. Para isso, é importante que seja percebida a missão comum, a ser concretizada com o atendimento integral das necessidades fisiológicas, psicológicas - segurança, pertencimento e autoestima - e de autorrealização (diferentemente de desejos), gerando impactos proporcionais nos três eixos da sustentabilidade (econômico, social – saúde, educação, cidadania e segurança – e ambiental) e através da cooperação. Desse modo, são produzidos efeitos públicos, agregando valor sustentável às atividades desenvolvidas.

RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS Essa missão comum, vislumbrada como efeitos públicos, exige e favorece a formação de redes de cooperação para a atuação sistêmica, priorizando a família e permitindo a integração dos três setores (público, privado e sociedade civil organizada) e dos indivíduos da comunidade em geral. Esse contexto, favorece a democracia, participativa e representativa, propiciando o Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (DHS) e a sobrevivência de todos os seres vivos. Contudo, para que isso possa ser consolidado, o planejamento e a gestão deverão produzir o pensamento sistêmico, contemplando o mapeamento das necessidades, possibilidades e atividades relacionadas ao(s) foco(s) prioritário(s), com o que se poderá atuar de forma sistêmica (mapear e integrar). Desse modo, possibilita-se a inclusão das pessoas principalmente naquelas ações nas quais se sentem entusiasmadas, fazem a diferença na sociedade, sendo, por isso, lembradas, reconhecidas e valorizadas. Assim, os membros da sociedade constatarão que são úteis no contexto maior, o que aumenta a motivação na busca de aperfeiçoamento, gerando sustentabilidade no ambiente interno e externo. Isso propicia a conscientização da corresponsabilidade e a compreensão do binômio dever-direito, despertando a noção de contexto e afastando práticas imediatistas baseadas exclusivamente na punição ou vitimização. Desenvolve, dessa maneira, o perceber e agir (valores) de forma sistêmica.

RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS Em termos mais amplos, esse contexto permite o acesso a recursos aptos a implementar ações (voluntariado, CAIXA, BNDES - Redes Sociais, etc.), bem como garante o cumprimento de diversos Tratados, Convenções, Pactos e Planos de Ações das várias Conferências das Nações Unidas (Agenda Habitat para Municípios, Convenção Sobre os Direitos da Criança, Plano de Ação da Conferência Mundial de População e Desenvolvimento, etc.). Ademais, como a metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos embasa-se em metodologias de gestão reconhecidas internacionalmente e utiliza ferramentas e sistemas de avaliação, pode-se elaborar indicadores de desenvolvimento sistêmico transparentes e, portanto, confiáveis. Assim, é possível, até mesmo, ser construído um Índice de Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (IDHS). Desse modo, diminui o risco dos investimentos efetivados, o que atrai novos recursos nacionais e internacionais. Levando-se em consideração que a metodologia de Planejamento e de Gestão Sistêmicos pode ser usada para implementação prática das diretrizes da Organização das Nações Unidas, principalmente as previstas na Agenda Habitat para Municípios, bem como que ela tem estreita relação com as normas constantes da Constituição Federal, acredita-se que todas as instituições poderão fomentar a adoção dessa metodologia em diversos contextos.

RESUMO DOS GRÁFICOS QUE SERÃO APRESENTADOS Assim, surge um ciclo de efeitos públicos, ambiente no qual são alcançadas a efetividade e a sustentabilidade. Na verdade, a Paz, interna e externa. Maiores explicações nos seguintes endereços eletrônicos: Email: rsmoraes@mp.rs.gov.br e pgsblog@gmail.com Arquivos: rodrigoschoeller.blogspot.com pgsistemicos.blogspot.com

Planejamento e Gestão Sistêmicos (PGS) EFETIVIDADE SUSTENTABILIDADE PAZ Externa e Interna Necessidades: Fisiológicas; Psicológicas e Autorrealização. Necessidades Atender FAMÍLIA Foco(s) Prioritário(s) Ex Acolhimento institucional Efeitos Públicos Redes de Cooperação Nos 3 eixos de sustentabilidade: Econômico; Social e Ambiental. Nos 3 eixos de sustentabilidade Mapear e Integrar Integração dos 3 setores: Público; Privado e Sociedade Civil Organizada e da Comunidade em geral Integração dos 3 setores e da Comunidade em geral DHS Valores

Na Prática - Atividades Gerais a partir do foco prioritário Mapear Integrar De forma sistêmica

Mapear: 1- Necessidades (fisiológicas, psicológicas e que permitam a autorrealização); 2-Possibilidades 3- Atividades + Dos três setores e dos indivíduos da comunidade = (Banco de Dados)

EXEMPLOS DE MAPEAMENTO COM FOCOS Mapeamento da situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nos Municípios do RS Fórum Permanente de Responsabilidade Social RS – Fórum RS Mapa do Capital Social AGENDA 2020 – O Rio Grande que Queremos

B) Modelos – Projetos e Indicadores Integrar A) Reuniões B) Modelos – Projetos e Indicadores C) Replicação (fóruns, seminários, jornadas, internet, workshop, etc.)

3- Programa Sociedade Convergente Assembléia Legislativa ATIVIDADES 1- Construção conjunta da ISO 26000 – Norma Internacional de Responsabilidade Social 2 -Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos DIreitos das Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária – Comissão Nacional, Estadual e Municipal 3- Programa Sociedade Convergente Assembléia Legislativa Eixo temático Desenvolvimento Harmônico e Sustentável (Relatórios – esboço de Projeto de Lei)

ATIVIDADES 4- Programa de Qualificação em Gestão Pública e CAPACITAÇÕES 5- Planejamentos Estratégicos Participativos dos COREDES 6- Movimento Novo Sul – Programa Líder do Sebrae 7- Agenda de Compromissos Governo Federal e Municípios 2009-2012

ATIVIDADES 8- RBS – Campanha Crack Nem Pensar 9- Associação do Ministério Público – Crack Ignorar é o Seu Vício; 10- Comitê Estadual da Assembléia Legislativa -Conselhos Municipais, comitês voluntários escolares, etc. 11- PRONASCI – Programa Nacional de Segurança com CIdadania

ATIVIDADES 12- PPV - Programa de Prevenção à Violência 13- PIM – Primeira Infância Melhor 14- Bancos Sociais da Fiergs 15- CUFA – Central Única de Favelas 16- NÓS – O compromisso de cada um de nós com o futuro de todos nós

ATIVIDADES EM RIO GRANDE 1-Programa Aliança 2-Projeto Rede Família - convivência familiar e comunitária 3- Grupo Rio Grande: Fazendo Frente ao Crack 4- GTD – Grupo de Trabalho Desenvolvimento – (11 secretarias) 5- Comitê de Gestão Social (9 secretarias e os Conselhos Municipais)

PROJETOS, PROGRAMAS MOVIMENTOS