Controladoria-Geral da União 1 Fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO EM ALAGOAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação A Coordenação de Formação e Leitura foi criada em 2008 com o objetivo.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
MINISTRO-RELATOR UBIRATAN AGUIAR
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
O Controle na visão das Unidades Gestoras DIÁLOGO PÚBLICO - TCU/MG
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado da Paraíba.
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
Programa de Expansão da Educação Profissional
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
9 Como a CGU pode apoiar a gestão? 22 de agosto 2012 SFC/CGU.
República Federativa do Brasil Lei de Diretrizes Orçamentárias 2008 PROJETO DE LEI Abril de 2007.
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Passo-a-passo para compra e venda
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
ESTRUTURA DA CGU. ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU ESTRUTURA DA CGU MINISTRO DE ESTADO DO CONTROLE E DA TRANSPARÊNCIA ESTRUTURA DA CGU SECRETARIA.
1 DOAÇÕES E SUBVENÇÕES Propriá - novembro DOAÇÕES A PESSOA FISÍCA Despesas com doações, em dinheiro ou material, diretamente as pessoas físicas,
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
O CEE e o Sistema Estadual de Educação Superior
CAE.
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Gerenciamento da Merenda Escolar na Esfera Municipal
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
CONVÊNIOS José Domingos Coelho Carlos Roberto da Silveira
José Domingos Coelho Analista de Controle Externo TCU – SECEX/MG.
1 José Domingos Coelho Lúcia Helena Braga TCU/SECEX-MG.
Controladoria-Geral da União DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS MEDIANTE CONVÊNIOS TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Secretaria de Controle Externo no Estado de Pernambuco - SECEX/PE.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Cadastro de Regularidade de Transferências Estaduais (CRT)
Presidência da República Controladoria-Geral da União Controladoria Geral da União Regional do Espírito Santo Programas Federais & Controle.
Ministério da Educação
FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE FUNDO NACIONAL DE SAÚDE CONCEITOS, OBJETIVOS E FUNÇÕES Órgão responsável pela gerência dos recursos orçamentários e financeiros.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MS.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
FNDE F UNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO Janine de Almeida Menezes Coordenação de Contratos e Liquidação.
PROGRAMA DE AGROINDUSTRIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR LEGISLAÇÃO SANITÁRIA.
Papel da Controladoria-Geral da União na fiscalização dos gastos com recursos públicos Luiz Claudio de Freitas Coordenador-Geral de Auditoria da Área de.
Principais Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas do Estado na fiscalização do FUNDEB Palestrante: Diretora de Controle Externo do TCE Dilce.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Controle Social do PNAE Conselho de Alimentação Escolar CAE
CEAT - Central de Apoio Técnico - Setor Contábil Rua Dias Adorno 367, 5º andar Belo Horizonte - MG Cep.: Tel.: (31) FUNDEF E FUNDEB.
Transcrição da apresentação:

Controladoria-Geral da União 1 Fiscalização do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE CONTROLADORIA REGIONAL DA UNIÃO EM ALAGOAS

Controladoria-Geral da União 2 CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO – CGU Órgão do Poder Executivo do Governo Federal Brasileiro Ações desenvolvidas Correição Ouvidoria Auditoria e Fiscalização Prevenção

Controladoria-Geral da União 3 Estrutura Básica da CGU Ministro de Estado Secretaria Federal de Controle Interno Ouvidoria-Geral da União Corregedoria- Geral da União Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas Secretaria Executiva Dir. Desenvolvimento Institucional 26 Controladorias Regionais nos Estados DSI DGI

Controladoria-Geral da União 4 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS As formas de transferências de recursos do Governo Federal para os Municípios são: TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS TRANSFERÊNCIAS LEGAIS AUTOMÁTICAS TRANSFERÊNCIAS DIRETAS AO CIDADÃO TRANSFERÊNCIAS FUNDO A FUNDO TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS

Controladoria-Geral da União 5 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS TRANSFERÊNCIAS CONSTITUCIONAIS - Referem-se aos recursos que a União transfere aos estados e municípios por determinação da Constituição. Como exemplo desse tipo de transferência, tem-se o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – CF art. 159

Controladoria-Geral da União 6 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS TRANSFERÊNCIAS LEGAIS - São aquelas transferências previstas em leis específicas, sendo determinadas em tais leis a forma de habilitação, transferência, aplicação dos recursos, bem assim como a respectiva prestação de contas será realizada. Exemplo : Programa Nacional de Alimentação Escolar MP nº /2001 e MP nº 455/2009

Controladoria-Geral da União 7 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS TRANSFERÊNCIAS DIRETAS AO CIDADÃO - Compreendem programas que concedem benefício monetário mensal, sob a forma de transferência de renda diretamente à população-alvo do programa. Exemplo: Programa Bolsa Família.

Controladoria-Geral da União 8 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS TRANSFERÊNCIAS FUNDO A FUNDO - No repasse fundo a fundo, os valores são depositados diretamente do fundo nacional aos fundos estaduais, do Distrito Federal e municipais. Os depósitos são feitos em contas individualizadas, isto é, específicas dos fundos. Exemplo: Transferências destinadas ao SUS.

Controladoria-Geral da União 9 TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS FEDERAIS TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS - São os repasses de recursos correntes ou de capital a outro ente da Federação, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira, em regra, viabilizada por meio de convênios ou contrato de repasses. Exemplo: Convênios firmados entre a União e os municípios.

Controladoria-Geral da União 10 PNAE

Controladoria-Geral da União 11 PNAE - FONTES DE INFORMAÇÃO SOBRE SEU FUNCIONAMENTO FNDE: (Alimentação Escolar) - informações, legislação, contatos; INEP: - dados do censo escolar; CGU: (transferências de recursos>>estado>>município)

Controladoria-Geral da União 12 PNAE - NORMATIVOS APLICÁVEIS Lei 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da educação; Resolução FNDE/CD/Nº 32 e suas alterações - Estabelece normas para execução do PNAE; Portaria Normativa MEC Nº 251/ Estabelece o repasse em 10 parcelas para cobertura de 20 dias letivos; Portaria Interministerial MEC/MS nº Institui diretrizes para a promoção da alimentação saudável das escolas das redes públicas e privadas.

Controladoria-Geral da União 13 PNAE - NORMATIVOS APLICÁVEIS Resolução CFN Nº 358/ Dispõe sobre as atribuições do nutricionista no âmbito do PNAE; Lei / Cria o sistema nacional de segurança alimentar e nutricional; Resolução FNDE/CD/Nº 38 - Estabelece critérios para o repasse de recursos financeiros, à conta do PNAE. Medida Provisória nº 455, de 28/01/2009 – Dispõe sobre o PNAE e PDDE aos alunos da Ed. Básica.

Controladoria-Geral da União 14 PNAE - PRINCIPAIS IRREGULARIDADES E FALHAS 1. Modalidade de licitação indevidamente utilizada na compra de merenda escolar; 2. Aquisição de gêneros alimentícios sem realização de processo licitatório; 3. Ausência de comprovação de despesas realizadas com recursos do programa; 4. Falta de fornecimento de merenda escolar; 5. Alimentação escolar acondicionada de forma inadequada; 6. Ausência de notificação do recebimento dos recursos do PNAE; 7. Indícios de fraudes em processos licitatórios;

Controladoria-Geral da União 15 PNAE - PRINCIPAIS IRREGULARIDADES E FALHAS 8. Editais elaborados sem exigência de controle de qualidade, apresentação de ficha técnica (composição nutricional do produto), e laudo de inspeção sanitária; 9. Falta de apresentação de amostras para controle de qualidade da merenda; 10. Inexistência de controle de estoque e de distribuição de alimentos às escolas; 11. Atuação insatisfatória do Conselho de Alimentação Escolar - CAE.

Controladoria-Geral da União 16 PNAE - Procedimentos para acompanhamento/ fiscalização 1. Analisar os extratos bancários da conta específica do PNAE; 2. Analisar documentação comprobatória das despesas realizadas; 3. Analisar as despesas realizadas (verificar se, no mínimo 70% são aplicados na aquisição de produtos básicos;

Controladoria-Geral da União 17 PNAE - Procedimentos para acompanhamento/ fiscalização 4. Acompanhar os processos licitatórios - Verificar se o volume de recursos transferidos anualmente tornam obrigatório a licitação e qual a modalidade adequada; - Verificar se os tipos e quantidades de gêneros alimentícios estão compatíveis com a pauta elaborada; - Checar se o Edital prevê: Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) para especificar os alimentos in natura; Apresentação de Ficha Técnica ou declaração da composição nutricional com o laudo técnico emitido por laboratório credenciado.

Controladoria-Geral da União 18 PNAE - Procedimentos para acompanhamento/ fiscalização 4. Acompanhar os processos licitatórios (continuação) - Verificar se os tipos e quantidades de gêneros alimentícios estão compatíveis com a pauta elaborada;

Controladoria-Geral da União 19 PNAE - Procedimentos para acompanhamento/ fiscalização 5. Inspeção física dos alimentos entregues - Verificar se constam ficha técnica/declaração ou laudo técnico, contendo resultado das amostra e se esse é compatível com o que foi licitado; - Verificar se os quantitativos entregues estão de acordo com os quantitativos contratados; - Verificar se há controle de estoque e de distribuição de alimentos às escolas;

Controladoria-Geral da União 20 PNAE - Procedimentos para acompanhamento/ fiscalização 5. Armazenagem dos alimentos - Verificar a data de validade dos alimentos em estoque; - Verificar as condições de higiene na armazenagem e preparo dos alimentos; - Verificar se os alimentos são mantidos à temperatura adequada e se há controle/prevenção contra pragas (insetos, roedores, etc);

Controladoria-Geral da União 21 PNAE - Procedimentos para acompanhamento/ fiscalização 6. Atuação de nutricionista - Verificar a existência e a habiliação de nutricionista responsável pela execução técnica do programa; - Verificar se o cardápio contém informações sobre as qtd per capita de cada alimento que o compõe e informações nutricionais (proteína, lipídeos, etc); - Verificar se o cardápio corresponde ao n. de alunos e para quantos dias por mês; - Verificar a realização de testes de aceitabilidade.

Controladoria-Geral da União 22 CONTROLADORIA-REGIONAL DA UNIÃO NO ESTADO DE ALAGOAS Rua Senador Mendonça nº 148, Ed. Walmap, 8º e 9º andares - Centro CEP: Tel.: (82) e