As engrenagens do Movimento O Estado do Pará é o segundo maior estado do país; Extensão de ,515 km²; População de habitantes;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

EIXOS NORTEADORES.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
REMAR Rede Margaridas Pró-Crianças e Adolescentes - Paraíba A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
“Conselheiros Estaduais de Saúde por Área de Atuação Regional”
Participação Juvenil e a Luta por Políticas Públicas de Juventude no Brasil A EXPERIÊNCIA.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ASSOCIAÇÕES SÓCIO EDUCACIONAIS DE ADOLESCENTES
Fortalecimento da institucionalidade do conselho
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Ministério da Cultura.
José Acreano Brasil Júnior
Prof. MSc. Antônio Gonçalves Lima Coordenador – UNCME/PA
CORREGEDORIA GERAL REGIÃO SUDESTE I REGIÃO SUDOESTE I
Modelo anterior de atendimento
MERCOSUL E PAÍSES ASSOCIADOS INICIATIVA
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARÁ
Nossa Várzea - Cidadania e Sustentabilidade na Amazônia Brasileira
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
NADIA MARIA BENTES Defensora Pública do Estado do Pará, Coordenadora do NAECA e da ABMP/PA.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
PA’s PLANOS DE ATUAÇÃO PLANOS DE ATUAÇÃO PGA PA’s.
TECENDO REDES PARA A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
A CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CIDADES FEZ SURGIR UM CANAL DE INTERLOCUÇÃO REIVINDICADO AO LONGO DOS ANOS PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA REFORMA URBANA,
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
ÁREA SOCIAL Grupo. 1) Emprego e renda 1. Implantar um Centro de Apoio as famílias para a geração de emprego e renda (qualificação, inserção no mercado.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
O ESTADO DO PARÁ, O SISPAE E AS REGIÕES DE INTEGRAÇÃO
Centro de Referência de Assistência Social
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
A IMPORTÂNCIA DE UMA AÇÃO ARTICULADA E INTEGRADA NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES Foz do Iguaçu, maio/2012.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
“a troca sempre enriquece os nossos trabalhos e fortalece o nosso sentimento de pertencimento à rede de proteção às crianças e adolescentes” Enfrentamento.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Transcrição da apresentação:

As engrenagens do Movimento O Estado do Pará é o segundo maior estado do país; Extensão de 1.247.689,515 km²; População de 7.762.758 habitantes; 548.416 dessa população são crianças; 196.445 são adolescentes; 423.330 são jovens. É o Estado mais rico e o mais populoso da Amazônia, tendo uma diversidade sócio-cultural e ambiental fantástica.

Barreiras ao Movimento O processo de integração da Amazônia ao cenário nacional deixou um saldo migratório desafiador para a construção de políticas públicas capazes de suprir as necessidades estruturais da sociedade amazônica; O crescimento urbano desregrado afetou seriamente as relações sociais, provocando o desestímulo das mobilizações locais no sentido de uma sociedade mais democrática e igualitária; A população que mais sofre são os filhos e netos dessa desbravadora geração que veio em busca do eldorado na Amazônia, e escolheu a Região para viver e constituir família e hoje se vê enraizado culturalmente neste espaço, que socialmente e economicamente nao supriu seus anseios de outrora.

Como vencer os desafios Fomentando o surgimento de agentes livres e sustentáveis, onde a integração das políticas públicas seja o instrumento necessário para a grande transformação na qualidade de vida da população; fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos no Estado do Pará, a partir de um amplo processo de reestruturação e articulação institucional, em âmbito governamental e não governamental, com vistas à promoção de medidas destinadas à proteção integral à criança e ao adolescente no âmbito estadual.

O início do Movimento Diante deste cenário tão desafiador, em 2004, um grupo de instituições governamentais e não-governamentais comprometidas e interessadas no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e na Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente, iniciaram um grande movimento que culminou com o lançamento do Programa de Atualização sobre o Sistema de Garantia de Direitos e com a assinatura do Protocolo de Intenções em 14 de Outubro de 2004.

A quem se destina? Juízes de Direito, Promotores de Justiça e Defensores Públicos Conselheiros Tutelares, de Direitos e Setoriais Policiais Civis e Militares Gestores e técnicos municipais e estaduais dos sistemas de educação, saúde e assistência social Gestores e técnicos dos CRAS e CREAS Organizações Sociais da área da infância.

O Movimento nos Municípios A chegada da equipe do MOVER no Município faz com que a gestão municipal pare para discutir como priorizar a infância e adolescência, quando além da formação, ocorrem também reuniões com gestores e com movimentos sociais locais. Durante os quatro dias, nos Encontros de Atualização, são discutidos vários temas, tendo como fundo o Sistema de Garantia de Direitos e a realidade local (Fundamentos, Conceitos básicos, eixos norteadores e funcionamento).

Os temas que serão discutidos Situação de vulnerabilidade que afeta a criança e o adolescente no Município: Drogadição no Estado do Pará e a Intersetorialidade das Políticas Públicas. Desafios para Garantir a Aplicação do SINASE. Desafios para o enfrentamento à Violência Sexual: abuso e exploração e tráfico de pessoas. Como eixos transversais vulneráveis: 4. A Garantia de Participação do Adolescente e do Jovem nas políticas públicas e 5. O Papel dos Conselhos no Planejamento e Controle Social do Orçamento Público.

A prática das discussões do MOVER Ao final dos Encontros de Atualização do MOVER, são elaboradas linhas de ação que devem retornar aos Municípios para diálogo com a sociedade local, a fim de receber contribuições e reforçar sua legitimidade. Município: ORIXIMINÁ Eixo: Enfrentamento a violência sexual de Crianças e Adolescentes Objetivo Específico: Garantir e proteção das crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual Ação Atividade Responsável Prazos Recursos FORTALECER A INTEGRAÇÃO ENTRE A REDE DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E ADOLESCENTE VÍTIMA DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL REUNIÕES ENTRE OS ÓRGÃO GARANTIDORES DE DIREITOS SEMTPS, CREAS, CT E CMDCA 12 MESES HUMANOS E INFRAESTRUTURAIS

Reuniões Técnicas do Mover nos Municípios Para trabalhar o nivelamento conceitual acerca do tema mobilização social; E partilhar com os representantes dos Municípios, contribuições para o aprimoramento das linhas de ação. Ao PRO PAZ cabe fomentar junto aos atores locais a implantação destas linhas de ação, bem como, acompanhar o seu desenvolvimento.

RESULTADOS DA PRIMEIRA VERSÃO 2004/2005 Nº municípios por encontro Município Pólo Nº municípios por encontro Público participante ALTAMIRA 08 65 MARABÁ 13 70 TUCURUÍ 14 SANTA IZABEL 10 76 SANTARÉM 16 SÃO MIGUEL DO GUAMÁ 11 78 CAMETÁ 05 56

RESULTADOS DA PRIMEIRA VERSÃO 2004/2005 Nº municípios por encontro Municípios Polos Nº municípios por encontro Público participante BREVES 05 40 BARCARENA 54 CAPANEMA 14 78 CASTANHAL 09 76 CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA 12 85 BELÉM * 33 137 TOTAL 155 945 * BELÉM: Estiveram presentes Municípios que já haviam participado anteriormente

RESULTADO DA SEGUNDA VERSÃO 2006 Nº municípios nos 3 encontros Municípios Polos Nº municípios nos 3 encontros Público participante Santarém Itaituba Redenção 46 350 educadores 86 conselheiros tutelares 120 conselheiros de direitos 480 outros operadores do Sistema de Garantia de Direitos

RESULTADOS DA VERSÃO ATUAL 2011 - 2012 ENCONTROS DE ATUALIZAÇÃO 2011 / 2012 Região Municípios Participantes Baixo Amazonas Santarém, Almeirim, Belterra, Alenquer, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Terra Santa. 97 Carajás Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Piçarra, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, Itupiranga, Ourilândia do Norte, São Félix do Xingu e Tucumã. 123 Xingu Altamira, Anapú, Brasil Novo, Gurupá, Medicilândia, Pacajá, Placas, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu. 156 Marajó Soure, Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra e Santa Cruz do Arari. 92 Breves, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre, Melgaço, Portel, Anajás, Afuá. 184 4 49 652

RESULTADOS DA VERSÃO ATUAL 2011 - 2012 REUNIÕES TÉCNICAS 2011 / 2012 Região Municípios Participantes Tapajós Oriximiná, Alenquer, Juruti, Óbidos, Faro, Terra Santa. 25 Santarém, Almeirim, Belterra, Curuá, Monte Alegre, Prainha. 23 1 12 48

ENCONTROS DE ATUALIZAÇÃO 2013 O Movimento continua 2013 . ENCONTROS DE ATUALIZAÇÃO 2013 Região Municípios Data Provável TODAS ENCONTRO ESTADUAL MAIO METROPOLITANA BELÉM JUNHO TAPAJÓS ITAITUBA AGOSTO ARAGUAIA REDENÇÃO SETEMBRO CARAJÁS PARAUAPEBAS OUTUBRO RIO CAPIM PARAGOMINAS NOVEMBRO

EQUIPE MOVER Programa PRO PAZ Tribunal de Justiça do Estado do Pará Ministério Público do Pará Defensoria Pública do Pará Tribunal de Contas do Estado do Pará - TCE Tribunal de Contas dos Municípios – TCM Secretaria de Segurança Pública – SEGUP Secretaria de Assistência Social - SEAS Secretaria de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH Secretaria de Saúde Pública - SESPA Secretaria de Educação – SEDUC Escola de Governo - EGPA Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará - FASEPA Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA UFPA/GEEDH/Escola de Conselhos CEDECA-EMAÚS UNICEF.

“Só engrandecemos o nosso direito à vida cumprindo o nosso dever de cidadãos do mundo.” Gandhi