Fluxo Rede Escolar/Rede Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
DENGUE. SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE VARGINHA ANO DE 2016.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
SIMEC Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação Ministério da Educação SIMEC - Sistema Integrado de Planejamento,
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
ENSINO MÉDIO INOVADOR 2016/2017
Centro Educacional Unificado
Trabalho de conclusão de curso
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Melhoria da detecção de câncer de colo do útero e de mama na Estratégia Saúde da Família 02, Poço Branco – RN Especializanda: Ana Carolina Fernandes de.
Programa Pró Escolas Formação
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
Política e Gestão em EAD
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.
Especializanda:Ormedy Grimon Ulloa
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientador: Sabiny Pedreira Ribeiro
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS -UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Curso de Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Melhoria da atenção.
A Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente de 12 a 18 anos na Unidade Básica de Saúde PS Cajueiro da Praia PSF – Cajueiro da Praia/PI TCC - Curso.
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Patrícia Daniele dos Santos Silva Orientadora: Elisiane Bisognin
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
MELHORIA DA PREVENÇÃO E DETECÇÃO PRECOCE DOS CÂNCERES DE COLO DE ÚTERO E DE MAMAS NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CENTRAL. CORONEL VIVIDA- PR Especialização.
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
PROGRAMA AGITA SÃO PAULO
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL
São Paulo das Missões, RS
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
João Pessoa/PB, 21 de março de 2018
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Luciane Silveira Miranda de Lima
HOSPITAL GERAL OTÁVIO DE FREITAS - CEMPI
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
Universidade Federal de Pelotas
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Realizar Formação Continuada
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria da Assistência Usuários com Diabetes e/ou Hipertensão na UBS Erismina.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
VIII Fórum Institucional de Ensino
CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO DA CADERNETA DE VACINAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 2019 Coordenação de Imunizações e Vigilância Epidemiológica.
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Fluxo Rede Escolar/Rede Saúde Olimpíadas Escolares Fluxo Rede Escolar/Rede Saúde

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - PSE Programa Saúde na Escola é uma política intersetorial, regido pela Portaria Interministerial nº. 1.055, de 25 de abril de 2017, na qual a articulação, principalmente, dos setores da Educação e da Saúde, é indispensável para efetividade das ações. O objetivo principal é a atenção integral à saúde dos educandos da rede pública, através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde de forma a empoderá-los para o reconhecimento e, consequentemente, o enfrentamento das situações que os tornam vulneráveis e que possam vir a comprometer o seu pleno desenvolvimento. O planejamento do PSE no município deve contemplar as seguintes ações:   1. Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti; 2. Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; 3. Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; 4. Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; 5. Prevenção das violências e dos acidentes; 6. Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; 7. Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; 8. Verificação e atualização da situação vacinal; 9. Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; 10. Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração. 11. Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS; e 12. Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.

COORDENAÇÃO EXECUTIVA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS DA EDUCAÇÃO - CEPEE Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar- CFE A Secretaria da Educação do Estado da Bahia implementa as ações de fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica, em consonância com os compromissos do programa “Educar para Transformar: Um Pacto pela Educação”, através de uma proposta de política pública do Estado da Bahia, para a área de Educação Física. A SEC compreende que o trato do conhecimento historicamente construído pela humanidade como o esporte, a capoeira, a ginástica, as lutas e os jogos possuem relevante valor no processo formativo dos estudantes.

O JERP – Jogos Estudantis da Rede Pública e o JEJ - Jogos Escolares da Juventude O JERP é uma competição esportiva escolar da Secretaria da Educação da Bahia, operacionalizada pela Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar (CFE), por meio de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). De 2009 a 2014, envolviam estudantes e professores somente de escolas das redes públicas de quase todos os municípios baianos, mobilizando em 2014, 128.920 estudantes e 2.893 professores de 856 Unidades Escolares Estaduais em 290 municípios. A partir de 2015, unificou-se aos Jogos Escolares da Juventude – JEJ, com a denominação de Jogos Escolares da Bahia (JESB), permitindo a inscrição, também, das escolas privadas. Em 2019, quando o JERP completa 10 anos, a Unificação JERP/JEJ foi denominada Olimpíadas Estudantis da Bahia, mas, continua a promover o fortalecimento da cultura corporal e das práticas esportivas no currículo da educação básica. Sua meta para 2019 é atingir o número de 150 mil estudantes, em mais de mil unidades escolares da capital e do interior do Estado, todos direcionados por metodologia pedagógica baseada na participação, diversidade, ética, cooperação, regionalismo , inclusão e emancipação.

Ação de Cooperação Técnica CFE/CEAS Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar- CFE (Projeto Estruturante JERP) e Coordenação de Educação Ambiental e Saúde – CEAS (Projeto Estruturante Saúde na Escola)   É de conhecimento geral que para a realização, com segurança, de Exercícios Físicos pelo ser humano, necessário se faz a realização de exames médicos, anteriores ao início de tais atividades. Os estudantes da Rede Estadual de Ensino não realizam exames médicos para participarem das aulas de Educação Física e os cerca de 150 mil estudantes que participam dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), também não realizam esse procedimento. Segundo os médicos, é um risco para a saúde desses estudantes, portanto, uma AMEAÇA à ocorrência de acidentes.

Cobertura de Saúde da Família na Bahia - Abaixo de 50% - 08 municípios - Entre 50% a 70% - 20 municípios - Acima de 70% - 389 municípios Fonte: e-Gestor Atenção Básica/Histórico de Pagamento da Saúde da Família por competência e unidade geográfica

EXAMES A SEREM REALIZADOS Exame clínico Eletrocardiograma RX Tórax Glicemia Hemograma completo

Possíveis unidades para referência na REDE Municípios com mais de 70% de cobertura – encaminhar à USF Municípios com menos de 70% de cobertura – 28 municípios – encaminhar à USF ou se existente no território - à Unidade de Gestão Direta/ Indireta

PERCENTUAL DE MUNICÍPIOS 70% CONTINGENTE DE ALUNOS TOTAL DE ALUNOS 23027 TOTAL DE MUNICÍPIOS 245 PERCENTUAL DE MUNICÍPIOS 70% MÉDIA DE ALUNOS POR MUNICÍPIO 94

Apesar das orientações para execução do procedimento médico pela CFE; da distribuição pela Coordenação de Educação Ambiental e Saúde (CEAS) de Listagens dos Hospitais e Clínicas disponíveis para a realização dos exames em todo o Estado; OS EXAMES MÉDICOS JAMAIS FORAM REALIZADOS.

FLUXO ESCOLAS/ REDE DE SAÚDE – OLIMPÍADAS ESCOLARES SEC/BA Articulação com Núcleos de Educação Ofício SEC/SESAB às Escolas Estaduais Quantitativo de alunos por escola /NTE/ município Consolidação da lista pela SEC e envio à SESAB GASEC/ SESAB Apresentação da lista dos municípios em CIB ESCOLA Escola encaminha pedido/lista de alunos à USF ou unidade de referência – para consulta e solicitação dos exames Unidade de Saúde Execução dos exames nos laboratórios (Hemograma, Glicemia) e serviços de apoio diagnóstico ( RX e ECG) Após o recebimento do resultado dos exames, espera-se que em até 48 h o usuário retorne à unidade para recebimento do ATESTADO Aluno apresenta atestado na escola Consolida lista com alunos que já se encontram com o ATESTADO em mãos

Experiências Inovadoras JERP NTE 27 – Eunápolis Arco e Flecha - Povo KIRIRI Competição esportiva escolar Handebol feminino