FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas

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Transcrição da apresentação:

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz

Competências a serem trabalhadas Conhecer as características do comportamento empreendedor.

Temas da Aula de Hoje O que é um Empreendedor? Qual o perfil dos Empreendedores de sucesso? O que as pessoas empreendedoras tem em comum e conhecerá importantes empreendedores da nossa história. Como manter um intraempreendedor na sua empresa e como desenvolvê-lo. Aprenderá como identificar uma oportunidade.

Origem do Conceito INÍCIO: Popularizou-se em 1945 (Joseph Schumpeter) Versátil (habilidades técnicas para produzir); Capitalista (reunir recursos financeiros); OBJETIVO: Formar líderes capazes de dignificar a profissão e honrar as responsabilidades sociais que acompanhavam (organizando as operações internas e realizar vendas na sua empresa).

Mercado no Mundo dos Negócios Após 2ª Guerra: A população passou a usufruir dos resultados da Produção em Larga Escala. Foi introduzido (Peter Drucker) o conceito de risco. Atualmente: É o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

EMPREENDEDOR

Empreendedor O empreendedor pode ser descrito como um agente de transformação do ciclo econômico do desenvolvimento, indivíduo com idéias que combinam capital e trabalho e que faz algo verdadeiramente inovador, com capacidade de iniciativa, de risco. Joseph Shumpeter (1949)

Características dos Empreendedores de Sucesso São visionários Sabem tomar decisões São indivíduos que fazem a diferença Sabem explorar ao máximo as oportunidades São determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas e apaixonados pelo que fazem Ficam ricos

Características dos Empreendedores de Sucesso São independentes e constroem o próprio destino São líderes e formadores de equipes São bem relacionados (Networking) São organizados Planejam, planejam, planejam Possuem conhecimento Assumem riscos calculados Criam valor para a sociedade

Empreendedores de Sucesso Henry Ford Soichiro Honda (linha de Motos montagem em série)

Sucesso ou Fracasso? A escolha é sua!

Intra-empreendedor Quando uma pessoa explora seu potencial transformador dentro da sua organização. Fator: Os lideres cultivar e desenvolver. EMPOWERMENT, COACH

Intra-empreendedor Desafios : Convencer a organização das mudanças. Vantagens : Novos mercados, novas propostas. Dica: Desenvolver líderes e Gestores;Moldar o ambiente de trabalho mais informal; Canal eficiente para apresentar ideias;Garantir reconhecimento aos intra-empreendedores.

4 pilares para o empreendedor 1° Weltanschauung (como ele vê) 2° Energia (tempo e qualidade do tempo) 3° Liderança (liderar é disciplina) 4° Relações (fundamental para influência) Filion (1991)

1° Weltanschauung Para o empreendedor iniciar seu sonho, ele deve primeiro se conhecer porque esse auto conhecimento irá ajudá-lo na hora de influenciar as pessoas a trabalharem em prol do seu objetivo, do seu sonho. Quanto mais cedo ele conseguir focar no seu projeto, mais cedo conseguirá dar início ao mesmo, e moldar as atitudes mentais dos seus colaboradores, para adequá-los a sua idéia para juntos alcançarem o sucesso.

2° Energia Através desse desprendimento de energia, ele irá demonstrar para as pessoas que sabe o que está fazendo e o como fazer, irá começar a liderar seus colaboradores no caminho do sucesso.

3° Liderança A liderança é um paralelo entre a visão do mundo e a energia desprendida, pois a liderança está intimamente ligada à forma como o empreendedor se vê e a forma como ele irá influenciar a sua energia, é tudo uma questão de disciplina para si próprio e para os colaboradores, liderar também é disciplina.

4° Relações É quando o empreendedor começa a ver que seus relacionamentos são produtos sociais dos quais precisam para melhorar sua compreensão, sua visão, essas relações são o medidor de temperatura do seu Negócio.

Descubra qual é sua visão ? O que quer produzir? Qual será o produto que irá colocar no mercado? Em qual mercado irá se instalar? Essa visão é o que irá conduzi-lo para o sucesso

Oportunidades Um dos atributos do empreendedor é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar recursos para transformá-las em negócio lucrativo. (Dolabela, 1999,p.44) Oportunidade ideia

Oportunidade Idéia OPORTUNIDADE: “É ocasião, ensejo, lance, circunstância adequada ou favorável, conveniência”. IDEIA: “É a representação mental de uma coisa concreta ou abstrata, elaboração intelectual, concepção”.

Identificando Oportunidades 1° Visualizar o ambiente onde ele pretende colocar sua idéia em pratica. 2° Procurar nichos de mercado. A partir daí desenhar um plano de negócio, elaborar estratégias.

Como Identificar Oportunidades ? 1. Identificou a necessidade? 2. Tem perspectiva de lucro? 3. Quanto tempo dura essa oportunidade? 4. Consegue recuperar o dinheiro investido? 5. Existe possibilidade de expansão? 6. Consegue esclarecer essas questões no papel?

EMPREENDEDOR INTRAEMPREENDEDOR EMPOWERMENT COACH BRAINSTORMING Vocabulário EMPREENDEDOR INTRAEMPREENDEDOR EMPOWERMENT COACH BRAINSTORMING

ATIVIDADE 1ª Parte: Faça uma entrevista, em sua região com um empresário ou um profissional que você considere empreendedor e levante com o mesmo as seguintes questões:

ATIVIDADE Dados Pessoais (Quem é ele, o que faz?) Identifique o tipo de negócio (É empresário de que ramo ou profissional de que área? Há quanto tempo está atuando?) Faça um levantamento de como seu entrevistado chegou à atual situação (Como ele planejou o negócio ou a carreira, quais os passos dados?) Das 16 competências de um Empreendedor (slides 9 e 10) pesquise com seu entrevistado quais ele percebe ter?

ATIVIDADE Destas competências qual ou quais ele considera a mais importante para o seu sucesso e por quê? Experiência Profissional (Quais as habilidades seu entrevistado possuía na época que iniciou seu empreendimento? E quais habilidades mantêm hoje para ter o empreendimento vivo?) O que o impulsiona a ser um empreendedor? 8. Que conselhos ele daria para um jovem empreendedor?

ATIVIDADE Visualize uma ideia procure estudar o ambiente no qual deseje se instalar. O importante é procurar não fazer o mesmo que os demais, dessa forma, o mercado torna-se saturado do produto e o risco de o negócio não dar certo é maior, é preciso correr o risco da inovação, criar para se ter diferencial de mercado.

DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. O texto deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 25 linhas, fonte Arial, tamanho 12 Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

Atividade DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA