MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Integração entre Planejamento, Orçamento e Custos
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
ORÇAMENTO 2010 Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO
PROCESSOS DE PLANEJAMENTO PARA RESULTADOS EM
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
Orçamento na CF/88 Princípios
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
PLANO PLURIANUAL Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece diretrizes e metas A visão.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
Como o Governo formula sua Estratégia
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Congresso Acopesp/Serra Negra - Novembro de 2004
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Ministério da saúde cgra/drac/sas abril/2014
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
1 PPA PLANO PLURIANUAL PPA Ao contrário do Orçamento, que se fixa na questão financeira, o PPA é uma peça que estabelece.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
· Oficina de Capacitação dos Conselheiros locais de saúde
ORÇAMENTO DE INVESTIMENTO
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Divulgação para Subsecretárias de Planejamento, Orçamento e Gestão
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Fórum de Secretários Executivos
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO 1 Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias PLDO 2011 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Brasília - abril/10.
Relatório da Ação Governamental RAG
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Orçamento Público e Política
Ciclo de Planejamento PPA.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Integração - Modernização - Descentralização
Orçamento Tradicional:
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
PPA - PLANO PLURIANUAL.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
SIPLAG Sistema de Planejamento e Gestão
Introdução à Gestão Pública
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Lei do Orçamento Anual Lei do Orçamento Anual (LOA) (LOA) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Transcrição da apresentação:

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Sumário: O que é o SIOP? Visão geral Navegação no SIOP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO O que é o SIOP? O Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP é o resultado da iniciativa de integração dos sistemas e processos de Planejamento e Orçamento Federais, otimizando procedimentos, reduzindo custos, integrando e oferecendo informações para o gestor público e para os cidadãos (no futuro próximo). A implementação será gradual com a substituição dos módulos atuais do SIDOR, SIGPLAN e SIEST.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO SIOP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Objetivo Geral do desenvolvimento do SIOP Integrar e substituir os sistemas de suporte ao Planejamento e Orçamento Federais evoluindo em: –Confiabilidade nos dados; –Simplicidade na utilização; –Integração e transparência. –Visões diferenciadas da informação para níveis Estratégicos e Tático/Operacional;

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Subsistema de Cadastro de Programas e Ações Subsistema de Orçamento e Programação Subsistema de Gestão de Estatais Subsistema de Planejamento NÚCLEO BÁSICO Visão Geral SUBSISTEMAS ESPECÍFICOS Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal Subsistema de Interface de Sistemas Subsistema de Visualização e Ativação de Funções Subsistema de Administração

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Subsistemas de Acompanhamento das Estatais Subsistemas de Orçamento Núcleo Básico Subsistemas de Planejamento Informações Gerenciais e Relatórios INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS SIOP OFERTA DE SERVIÇOS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Arquitetura Código aberto / Software livre Simplicidade Escalabilidade e Desempenho Facilidade de Instalação Disponibilidade Segurança Reusabilidade Manutenibilidade Premissas SIOP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Uma das principais diretrizes do e-gov; Ferramentas: –Servidor web: Apache; –Servidor de aplicação: JBoss; –Banco de dados: Postgres; –Interface para desenvolvimento: Eclipse; –Controle de versão: SVN. Código aberto / Software livre

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Módulos Desenvolvidos Cadastros: –Programas; –Indicadores; –Ações; Elaboração da Lei Orçamentária Anual - LOA: –Fase Qualitativa; –Fase Quantitativa; –Formalização do PLOA Gestão de Alterações Orçamentárias (CRÉDITOS) Revisão PPA – (PAC2): –Programas; –Ações Elaboração PPA Monitoramento Relatórios Orçamentários PRÓXIMOS PASSOS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO CADASTRO DE AÇÕES Detalhamento Da Proposta Setorial CADASTRO PROGRAMAS O Que Fazer Como Fazer (Ações) Onde Fazer (Localização) Quanto Fazer Quanto Custa FASE QUALITATIVA FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Navegação no SIOP

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

PROGRAMA Indicadores AÇÕES Caminho alternativo

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO CADASTRO DE PROGRAMAS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PROGRAMA Indicadores AÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

CADASTRO DE INDICADORES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PROGRAMA Indicadores AÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

CADASTRO DE AÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PROGRAMA Indicadores AÇÕES

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

INFORMAÇÕES DOS LOCALIZADORES/ SUBTÍTULOS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO

FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO FASE QUANTITATIVA

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Referências Bibliográficas Manual Técnico do Orçamento – MTO 2010 Manual de Elaboração do PPA Lei /2008 (Lei do PPA) Lei /2009 (LDO 2010)

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO OBRIGADO!!

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento do Governo Federal ANEXOS

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Para a Elaboração da Proposta Qualitativa deve-se atentar para as regras existentes no PPA e na LDO: PPA (Lei de 07/04/2008) Art. 3º Os programas e ações deste Plano serão observados nas leis de diretrizes orçamentárias, nas leis orçamentárias anuais e nas leis que as modifiquem. Art. 15. A exclusão ou a alteração de programas constantes desta Lei ou a inclusão de novo programa serão propostas pelo Poder Executivo por meio de projeto de lei de revisão anual ou específico de alteração da Lei do Plano Plurianual.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PPA (Lei de 07/04/2008) (continuação...) § 3º Considera-se alteração de programa: I - modificação da denominação, do objetivo ou do público- alvo do programa; II - inclusão ou exclusão de ações orçamentárias; III - alteração do título, do produto e da unidade de medida das ações orçamentárias. § 4º As alterações previstas no inciso III do § 3o poderão ocorrer por intermédio da lei orçamentária ou de seus créditos adicionais, desde que mantenham a mesma codificação e não modifiquem a finalidade da ação ou a sua abrangência geográfica. § 5º A inclusão de ações orçamentárias de caráter plurianual poderá ocorrer por intermédio de lei de créditos especiais desde que apresente, em anexo específico, as informações referentes às projeções plurianuais e aos atributos constantes do Plano.

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO PPA (Lei de 07/04/2008) (continuação...) Art. 16. O Poder Executivo fica autorizado a: I - alterar o órgão responsável por programas e ações; II - alterar os indicadores dos programas e seus respectivos índices; III - incluir, excluir ou alterar ações e respectivas metas, no caso de ações não- orçamentárias; IV - adequar a meta física de ação orçamentária para compatibilizá- la com alterações no seu valor, produto, ou unidade de medida, efetivadas pelas leis orçamentárias anuais e seus créditos adicionais ou por leis que alterem o Plano Plurianual; V - incorporar as alterações de que trata o § 3o do art. 15 desta Lei, decorrentes da aprovação da lei orçamentária para 2008, podendo ainda incluir os demais elementos necessários à atualização do Plano Plurianual.