Projecto Reutil-3E Reutilização de REEE – Computadores Pessoais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Advertisements

Interrupção simples com lâmpada de incandescência
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
CERNAS 2004/2005 Elementos para análise de caracterização e desempenho Henrique Pires dos Santos, 2006 Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia CERNAS.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PORTAL DAS AJUDAS TÉCNICAS CNAT - Catálogo Nacional de Ajudas Técnicas
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
Rational Unified Process
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Apresentação do Projeto
Guilherme Augusto Marques Araujo
AVALIAÇÃO PNAFE 116ª Reunião Ordinária CONFAZ Foz do Iguaçu, dezembro de 2004.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ FUNDO ROTATIVO
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
SNV Moçambique.
Projecto de Água e Saneamento em Cabo Delgado Maputo, Julho de 2008
Terminologia de Capital de Giro.

Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
Impactos Ambientais – Edificações - USA
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
Energy Management and Policy Miguel Águas –2002 M.Sc. Program Engineering Policy and Management of Technology O MERCADO ELÉCTRICO LIVRE Miguel P. N. Águas.
A MINIPRODUÇÃO O Decreto-Lei n.º 34/2011 – 8/3/2011, define que Podem ser produtores de electricidade por intermédio de unidades de miniprodução todas.
The smart energy solution
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
ALENTEJO XXI DIVERSIFICAÇÃO DA ECONOMIA E CRIAÇÃO DE EMPREGO 3.2 MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA 3.1.1Diversificação de Actividades na Exploração.
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
21 de Março de Ultrapassar uma falha de mercado… ●Projetos integrados de Eficiência Energética ●Garantia de uma empresa sólida e com know-how ●Prestações.
Licenciamento Microsoft® Softwares prontos e sob medida
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Problemas e Propostas de Solução
Gestão de Conteúdos com Aplicações Instaladas em Servidores
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Portaria n.º 1418/2007, de 30 de Outubro Tiago Tavares Financiamentos na área da saúde.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
As Boas Práticas Energética e as PME Miguel Águas Seminário Energia e Ambiente Factores de Competitividade Empresarial AEP, 26 de Janeiro de 2012.
Unidade Produção-Consumo Sustentável
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Solução SaaS – Software as a Service
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
o caso da Câmara Municipal
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Programa Operacional da Administração Pública (POAP), Ministério das Finanças e da Administração Pública Secretaria de Estado da Administração.
UM MODELO DE INTERVENÇÃO NO APOIO ÀS IPSS 15 de Novembro de 2013.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Portalegre, 25 e 26 de Setembro de 2013 Projecto ALTERCEXA II = Reunião de Coordenação =
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
Num contexto particular...
A Educação Ambiental face aos novos desafios
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
SEMINÁRIO DE LANÇAMENTO PROGRAMA INTERREG V - A MADEIRA-AÇORES-CANÁRIAS Angra do Heroísmo, 29 janeiro 2016.
Seminário de Lançamento da 1ª Convocatória para Apresentacão de Projetos INTERREG MAC Angra do Heroísmo, 29 de janeiro de 2016 CONVOCATÓRIA.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Projecto Reutil-3E Reutilização de REEE – Computadores Pessoais Centro Vasco da Gama

Conteúdos 1. Apresentação Centro Vasco da Gama 2. Descrição do Projecto 3. Implementação 4. Conclusões http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG O que é o Centro Vasco da Gama É uma instituição privada sem fins lucrativos, sob a forma de associação, com autonomia jurídica É formado a partir das estruturas do Instituto Politécnico de Beja (SC-IPBeja, ESTIG, ESEB, ESAB, ESSB) 104 Associados, colectivos e individuais Podem tornar-se associadas todas as Instituições públicas e privadas que o desejem, assim como pessoas individuais http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG Objectivos Optimização de sinergias na ligação das estruturas do IPBeja, entidades regionais, nacionais e internacionais, com a comunidade envolvente Promover o desenvolvimento integrado do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG Áreas de Intervenção Consultoria Elaboração de Candidaturas a Programas Nacionais e/ou Comunitários Formação Educação Ambiental, Ambiente, Património Planos de Emergência Educação para Saúde Promoção e Organização de Eventos e Publicações http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG Áreas de Intervenção Sistemas de Informação Geográfica Redes Informáticas Web-design, Produção de Páginas Web Estudos Projectos de Investigação/Acção Análise e Tratamento de Dados Estatísticos Planeamento e Avaliação de Projectos Auditoria Apoio ao Empreendedorismo http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG Mais informação e contactos Página Web http://vascodagama.ipbeja.pt Contactos Apartado 102 Rua Pedro Soares Campus do IPBeja 7800-901 Beja Tel: +351 284326127 Email: vascodagama@ipbeja.pt http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Apresentação CEDIPB - VG http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Conteúdos 1. Apresentação Centro Vasco da Gama 2. Descrição do Projecto 3. Implementação 4. Conclusões http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Descrição do Projecto Motivação Gasto para produção de um PC Obsolescência dos PC Redução de REEE (reutilização) (Possível) Melhoria da eficiência energética http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Gasto para produção de um PC Descrição do Projecto Gasto para produção de um PC 8.300 MJ de energia, 27.700 Kg de água e geração de 63 Kg de produtos químicos (MMC, 1993) 6.400 MJ de energia total e 260 Kg de combustíveis fósseis (Eric Williams, 2004) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

PARA PRODUZIR UM CHIP DE 2 GRAMAS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE: Descrição do Projecto PARA PRODUZIR UM CHIP DE 2 GRAMAS É NECESSÁRIA A UTILIZAÇÃO DE: 1.600 gramas de combustíveis fósseis (x 800) 72 gramas de produtos químicos (x 36) 32.000 gramas de água (x 16.000) 700 gramas de gases (x 350) Fonte: The 1.7 Kilogram Microchip: Energy and Material Use in the Production of Semiconductor Devices, E. Williams, R.U. Ayres y M. Heller, Environmental Science&Technology, Vol. 36, No. 24, 2002. http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

PARA PRODUZIR UM COMPUTADOR COMPLETO: Descrição do Projecto PARA PRODUZIR UM COMPUTADOR COMPLETO: 240 kg (5.040 MJ) 22 kg 1.500 kg 17” http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Descrição do Projecto Obsolescência dos PC Tempo de vida estimado (anos) de um computador vs. ano de fabricação: Fonte: Retrosystems Inc http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Descrição do Projecto Redução de REEE Resposta ao expresso na Directiva n.º 2002/96/CE de 27 de Janeiro de 2003 relativa aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) - cuja regulamentação para a ordem jurídica interna, é feita pelo decreto-lei 230/2004 de 10 de Dezembro – nomeadamente no seu considerando 18, e Número 1 do Artigo 7.º: (18) Quando adequado, haverá que dar prioridade à reutilização dos REEE e seus componentes, subconjuntos e materiais consumíveis. (…) Artigo 7.º Valorização 1.(…) Os Estados-Membros darão prioridade à reutilização dos aparelhos inteiros. (…) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Descrição do Projecto Redução de REEE Resposta ao expresso na Directiva n.º 2002/96/CE de 27 de Janeiro de 2003 relativa aos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE) - cuja regulamentação para a ordem jurídica interna, é feita pelo decreto-lei 230/2004 de 10 de Dezembro – nomeadamente no seu considerando 18, e Número 1 do Artigo 7.º: (18) Quando adequado, haverá que dar prioridade à reutilização dos REEE e seus componentes, subconjuntos e materiais consumíveis. (…) Artigo 7.º Valorização 1.(…) Os Estados-Membros darão prioridade à reutilização dos aparelhos inteiros. (…) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

(Possível) Melhoria da eficiência energética Descrição do Projecto (Possível) Melhoria da eficiência energética Ciclo de vida energético de um computador: Fase de produção: 80% Fase de uso médio: 20% Comparativamente – Um frigorífico: Fase de produção: 10% Fase de uso médio: 90% http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Descrição do Projecto Motivação  Gasto para produção de um PC  Obsolescência dos PC  Redução de REEE  (Possível) Melhoria da eficiência energética  Justifica-se procura de soluções para aumento do tempo de vida útil de um Computador Pessoal! http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Candidatura à Amb3E - Projectos de Investigação e Desenvolvimento Financiamento Candidatura à Amb3E - Projectos de Investigação e Desenvolvimento A Amb3E é uma entidade gestora do sistema integrado de gestão de REEE (SIGREEE), tendo a respectiva Licença sido atribuída, pelos Ministros da Economia e Inovação e do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. No âmbito das incumbências previstas na Licença atribuída a esta Entidade Gestora, a Amb3E accionou um concurso de apresentação de propostas de projectos para Investigação & Desenvolvimento. http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Financiamento Financiamento: 25.000,00 € Duração do Projecto: 1 Ano (Set. 2009 a Ago. 2010) Objectivo: Implementação piloto de um Centro de Gestão e Reutilização de Computadores Pessoais Sensibilização institucional e pessoal sobre o problema e vantagens da reutilização dos computadores pessoais avariado ou obsoletos; Realização de experiência piloto para avaliação de problemas e avaliação de processos na implementação do sistema; Entrega a instituição de carácter social dos computadores produzidos na experiência piloto. http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Solução Tecnológica Indicadores do Projecto Indicadores de Realização Unidades Quantificação Computadores recolhidos N.º 80 Computadores assemblados 30 Computadores entregues aos beneficiários 10 http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Parceria CMBeja Amb3E IPBeja Centro Vasco da Gama ESTIG ResiAlentejo Amalga CMBeja IPBeja ESTIG Caixa Mágica http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Solução Tecnológica Sistema Tradicional vs Terminais leves Reutilização PCs Simplicidade Redução energia Redução custos (licenciamento, manutenção, etc.) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Modelo Global http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Conteúdos 1. Apresentação Centro Vasco da Gama 2. Descrição do Projecto 3. Implementação 4. Conclusões http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Instalação do CGR – Resialentejo, Parque Ambiental Amalga http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Instalação do CGR http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Instalação do CGR http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Situação a Dez. 2009 Recolhidos Funcionais Origem Computadores 36 11 Resialentejo(8) Monitores 38 25 Resialentejo(1) Teclados 26 20 Resialentejo(6) Ratos 16 http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Situação a Abr. 2010 Recolhidos Funcionais Origem Computadores 112 53 Resialentejo(76) Monitores 57 30 Resialentejo(11) Teclados 27 21 Resialentejo(6) Ratos 16 Resialentejo(1) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Equipamentos e Software Detecção de Avarias: PC-Diagnostics (harware); Ferramentas open-source (software) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Equipamentos e Software Sistema Operativo Servidor: Caixa Mágica R14 Clientes com arranque por rede (PXE) SO clientes: Thinstation (http://www.thinstation.org)  Clientes (terminais) sem disco, CD, Floppy, etc. Eliminação de conteúdos dos discos: DBAN - Darik's Boot and Nuke (http://www.dban.org/) - DoD 5220.22-M method http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Diagrama de Progresso Arranque ThinStation Selec. Servidor Func. Normal http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Computador com SO instalado Comparação Soluções Arranque do Sistema Computador com SO instalado 5:45 Terminal 1:31 http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Computador com SO instalado Comparação Soluções Executar aplicação (firefox) Computador com SO instalado 0:32 Terminal 0:03 http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Eficiência Energética Servidor Terminal Máquinas em repouso (Servidor em funcionamento, Terminal pronto para ligação ao Servidor) 56 W 23 W Execução de script num computador 65 W Ligação do Terminal ao servidor Execução de script no Terminal 59 W 30 W http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Eficiência Energética A variação da potência consumida nas duas soluções: http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Eficiência Energética Consumo vs Número de máquinas http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Eficiência Energética Redução consumo Terminais vs Computadores http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Resultados Finais Recolhidos Funcionais Origem Computadores 224 83 Resialentejo(179) Monitores 76 44 Resialentejo(15) Teclados 133 92 Resialentejo(101) Ratos 48 27 Resialentejo(26) http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Sala de Demonstração Definição pela CMBeja para Instalação no Centro Social do Lidador Infelizmente com impossibilidade financeira até à data para desenvolver a infraestrutura de rede passiva e aquisição de servidor. http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Sala de Demonstração – Localização Actual Centro Vasco da Gama http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Implementação Visitável e pronta a instalar no local final. http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Conteúdos 1. Apresentação Centro Vasco da Gama 2. Descrição do Projecto 3. Implementação 4. Conclusões http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Conclusões Larga superação dos objectivos traçados para recolha de equipamento Demostração da viabilidade da solução técnica, com produção de manuais de apoio disponíveis na página web do projecto Possibilidade de redução do consumo energético Redução dos custos de manutenção da solução Redução dos custo de licenciamento de software Reutilização e aumento do tempo de vida útil dos Computadores Contributo para as metas nacionais de redução dos Resíduos/habitante http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Conclusões Página web do projecto: Solução não é viável para uso de aplicações com exigências de vídeo ou cálculo intensivo (p. ex. gabinetes técnicos) Necessidade de uso (ou aquisição) de monitores LCD para efectiva redução do consumo energético Necessidade de maior sensibilização individual e institucional (entrega de máquinas completas e sem remoção de peças individuais) Página web do projecto: http://vascodagama.ipbeja.pt/reutil-3e http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Desenvolvimento Futuro Centro Vasco da Gama candidatou o projecto INF@INCLUDE - PROMOÇÃO DA LITERACIA DIGITAL ao INALENTEJO, Eixo 1 – Economia Digital e Sociedade do Conhecimento Linha 1 – Implementação de infra-estruturas informáticas em instituições de carácter comunitário e social (2 instituições em 10 Concelhos) Linha 2 – Promoção da Sociedade da Informação; Linha 3 – Produção de conteúdos de índole cultural; Linha 4 – Promoção da modernização administrativa; Linha 5 – Reutilização de equipamentos informáticos; Linha 6 – Satisfação de carência de cidadãos com necessidades especiais; http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Desenvolvimento Futuro Novo CGR instalado http://vascodagama.ipbeja.pt Centro Vasco da Gama

Obrigado http://vascodagama.ipbeja.pt