Prof.ª Camila Belarmino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Elisa Maria de Assis
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
SEJA BEM VINDO(A)! Você está iniciando seus estudos no material de ensino a distância do SESI Lazer Ativo! Desejamos que tenha ótimo aproveitamento!
Integração das Disciplinas de Humanidades da FMUSP Centro de Desenvolvimento da Educação Médica “Prof. Eduardo Marcondes” Izabel Cristina Rios
ENCONTRO PRESENCIAL Conhecimentos na disciplina Pontualidade
Apresentação do Curso Prof. Cesar da Costa 1.a Aula.
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Visão geral do projeto Ensino Interdisciplinar Através da Pesquisa
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
PTD PLANO DE TRABALHO DOCENTE (SUGESTÃO)
Cultura Organizacional
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
O livro didático: sua história e importância
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Interdisciplinaridade
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Mapa Conceitual Arquitetura e Urbanismo Noturno
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
Meio Ambiente & Sociedade - Prof. Dr. Evandro Sathler
O papel do Estagio na Formação de Professores
APRESENTAÇÃO DO FOLHAS O Projeto Folhas objetiva viabilizar meios para que os professores da Rede Pública Estadual do Paraná pesquisem e aprimorem seus.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração
Docente: Dr. Arthur Vianna
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Metodologia Científica
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Faculdade Piaget - Brasil
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
Transcrição da apresentação:

Prof.ª Camila Belarmino Programa para a disciplina Identidade Cultural e Sociedade: História e Geografia III Prof.ª Camila Belarmino

Revisando... O que estudamos em Identidade Cultural e Sociedade: História e Geografia I e II? Os fundamentos teóricos e históricos da geografia e da história Metodologias no ensino de geografia e história Currículos de geografia e história Conceitos essenciais para história e geografia

O que estudaremos Identidade Cultural e Sociedade: História e Geografia III Nosso trabalho será mais prático. Nas últimas duas disciplinas realizamos um exercício de aprofundamento teórico. Neste momento veremos como muitos conceitos e metodologias podem ser aplicadas de forma pragmática.

O programa da disciplina constará dos seguintes itens: Os livros didáticos de geografia e história ( Análise histórica, atual e PNDL) A interdisciplinaridade no ensino de geografia e história Os projetos interdisciplinares em geografia e história Recursos e metodologias no ensino de história e geografia ( meios de comunicação e os trabalhos de campo) Ampliação das temáticas dos currículos de geografia e história Contextualização no ensino de geografia e história

Como será nosso estudo? Buscaremos abordar as temáticas de uma forma crítica e reflexiva Utilização de materiais e produções recentes Manuseio de fontes Elaboração e consecução de pelo menos 1 projeto Debates, seminários, leituras dirigidas e relatórios serão instrumentos importantes para compreensão do conteúdo

Para iniciar nosso trabalho crítico-reflexivo vamos analisar e discutir uma questão: Nossa disciplina, Identidade Cultural e Sociedade: História e Geografia III, é a conclusão de uma etapa que iniciou no primeiro período. Dentro desta perspectiva, discuta em grupo e apresente as conclusões a respeito da importância do ensino das disciplinas de história e geografia.