Unidade 1- Fundamentos da Administração

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Transcrição da apresentação:

Unidade 1- Fundamentos da Administração

1- Organizações A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação, praticamente tudo depende de organizações.

1.1- Objetivos e Recursos Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo(s).

1.2- Subsistência As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas. Salários, abonos e outras formas de remuneração são fornecidos às pessoas, em retribuição por seu trabalho ou investimento. São esses rendimentos do trabalho e investimentos que permitem às pessoas adquirir os bens e serviços de que necessitam.

1.3- Desempenho O desempenho das organizações é importante para clientes, funcionários, acionistas, fornecedores e para a comunidade em geral. Para atender a todas essas expectativas, as organizações precisam ser bens administradas.

1.4- Administração É a administração que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

2- Eficácia e Eficiência As organizações transformam recursos em produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Duas palavras são usadas para indicar que uma organização tem desempenho de acordo com as expectativas dos usuários e das pessoas que mobilizaram os recursos: eficácia e eficiência.

2.1- Eficácia Eficácia é a palavra usada para indicar que a organização realiza seus objetivos. Quanto mais alto o grau de realização dos objetivos, mais a organização é eficaz.

2.2- Eficiência Eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau se produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente é a organização.

3- Administração 3.1- Conceito Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: - Planejamento; - Organização; - Liderança; - Execução; - Controle.

3.2- Administração e Organizações A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realizar objetivos: individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Para aproveitar melhor o estudo da administração, devemos pensar em situações práticas em que haja pessoas utilizando recursos para produzir bens e serviços. Podemos pensar em padarias, supermercados, prefeituras, empresas que fabricam os produtos que você usa, ou, pensando na sua família.

3.3- Importância Social da Administração As organizações assumiram importância sem precedentes da sociedade e na vida das pessoas. Há poucos aspectos da vida contemporânea que não sejam influenciados por alguma espécie de organização, vivemos em uma sociedade organizacional.

3.3- Importância Social da Administração Organizações bem administradas são importantes devido à influência sobre a qualidade de vida da sociedade. A predominância das organizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da Teoria das Organizações.

4- Teorias da Administração As teorias são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Essas teorias são designadas por meio de diferentes termos, explicados a seguir: - Teorias: são explicações, interpretações ou proposições sobre a administração e as organizações. Exemplo: Teoria da Burocracia.

4- Teorias da Administração - Enfoque: é um aspecto particular das organizações ou uma forma de estudá- las. Exemplo: Enfoque Sistêmico. - Escola: é a linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque ou adotaram o mesmo raciocínio. Exemplo: Escola das Relações Humanas.

4- Teorias da Administração - Modelo de Administração: é um conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo. Muitas vezes, o modelo está associado a uma base cultural. Exemplo: Modelo Japonês de Administração. - Modelo de Organização: é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas. Exemplo: Modelo Mecanicista de Organização.

4- Teorias da Administração - Doutrina: é um princípio de conduta, que contém valores, implícitos ou explícitos. As doutrinas recomendam como agir, orientando os julgamentos e as decisões dos administradores. Exemplo: Movimento da Administração Científica. - Técnicas: são soluções para problemas. Exemplo: Organogramas e Sistemas de Controle.

5- Breve Linha do Tempo da Administração - 3000 a.C. - Mesopotâmia: Civilização Suméria; - Século XXVI a.C. - Egito: Pirâmides; - Século XXIV a.C. - China: Imperador Yao; - Século XVIII a.C. - Babilônia: Código de Hamurábi; - Século VI a.C. - China: Confúcio;

5- Breve Linha do Tempo da Administração - Século V a.C. - Grécia: Democracia e Ética; - Século IV a.C. - China: Sun Tzu; - Século XV d.C. - Gênova: Escrituração Contábil; - Século XVI d.C. - Veneza: Arsenal de Veneza; - Século XVI d.C. - Florença: Maquiavel;

5- Breve Linha do Tempo da Administração - Século XVIII d.C. - Inglaterra: Início da Revolução Industrial; - Século XIX d.C. - EUA: Administração Científica; - 1910 - EUA: Henry Ford; - 1910 - Alemanha: Max Weber; - Anos 50 - Japão: Toyota;

5- Breve Linha do Tempo da Administração - 1973 - EUA: Mintzberg; - Anos 80 - Escala Global; - 1992 - EUA: Peter Senge; - Passagem para o século XXI: acelera-se a utilização da tecnologia e abertura das economias nacionais; - Terceiro Milênio: ênfase no meio ambiente, empreendedorismo, qualidade de vida, terceiro setor.

6- Administração no Presente No século XXI, mudanças em todos os tipos de ambientes (competitivo, tecnológico, econômico e social) levaram ao surgimento de novos conceitos e técnicas para administrar as organizações. Examinaremos de forma sucinta algumas mudanças:

6- Administração no Presente - Mudança no Papel dos Gerentes: em busca de maior eficiência na utilização de seus recursos e redução dos custos, as organizações simplificaram seus processos de trabalho, aumentaram a produtividade e diminuíram seus quadros de chefes, transferindo poderes de decisão para funcionários operacionais (empowerment).

6- Administração no Presente - Competitividade: a expansão das empresas multinacionais, a facilidade de transportes, a eliminação de restrições alfandegárias e tributárias, a criação de blocos econômicos, criaram um mercado competitivo em escala mundial.

6- Administração no Presente - Interdependência: ao mesmo tempo que incentivou a competitividade entre empresas, a economia globalizada também tornou os países e as economias nacionais interdependentes.

6- Administração no Presente - Administração Informatizada: a tecnologia da informação passou a estar presente em todos os processos administrativos e produtivos. - Administração Empreendedora: a perda de perspectivas de emprego durador e de carreira estimulou muitas pessoas a procurarem ser seus próprios patrões.

6- Administração no Presente - Foco no Cliente: a competitividade obrigou ao administrados mudar o seu foco. Em muitos países essa conduta foi amparada pela legislação criada para proteger o consumidor. - Meio Ambiente: à medida que os problemas provocados pelos danos ao meio ambiente tornaram-se mais graves, a sociedade reagiu, exigindo a mudança de comportamento das empresas.

6- Administração no Presente - Qualidade de Vida: saúde e educação do empregado e sua família, benefícios, participação nos resultados da empresa, stress, entre outros, são assuntos que fazem parte da agenda do administrador moderno. - Terceiro Setor: as ONGs, que constituem o terceiro setor, representam agentes econômicos expressivos, com necessidade de serem administradas com eficiência.