Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Escola de Formação Política Miguel Arraes
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Educação Online e suas Diversidades
MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PROFº CLAUDIO BARBOSA
Desafio das novas tecnologias
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
REFLEXÃO / DISCUSSÃO Função Social da Escola.
História da educação Tendência Liberal renovada
Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação
Projetos Interdisciplinares de Ensino II
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
TENDÊNCIAS FILOSÓFICAS
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
UNIVERSIDADE, ARTE E CIDADANIA: UMA ANÁLISE DO ESPAÇO CULTURAL DA UNIVERDIDADE DE FORTALEZA COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIOCULTURAL Adriana Helena Santos.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
Orientações Curriculares para a Educação Básica
PEDAGOGIAS LIBERAIS TENDENCIAS CAPITALISTAS DESCONSIDERAM AS CLASSES
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
História nas atuais propostas curriculares
Painel: Gestão Democrática – avaliação e fortalecimento Cuiabá, MT
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Prof. Daniela Reis.
Especialização em Docência do Ensino Superior
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Perspectivas da Educação e a função social da escola na sociedade contemporânea Conteúdos: - Educação Liberal: a "Escola Nova"; - Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

Referência Bibliográfica: GIORGI, Cristiano Di, Escola Nova. São Paulo: Ática, 1989. p.05-72. BUCKMAN, Peter. Educação sem escolas. Rio de Janeiro: Livraria Eldorado Ltda, 1973. p.171-183. TRINDADE, Azoilda L. da. Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.139-147. PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. p.31-45.

Educação Liberal: a "Escola Nova"

PEDAGOGIA TRADICIONAL X ESCOLA NOVA Os liberais democráticos eram os simpatizantes da Escola Nova voltados à democratização e transformação da sociedade através da escola. Havia uma reação ao academicismo e ao individualismo da educação tradicional, propondo a renovação das técnicas e a exigência da escola única (não dualista), obrigatória e gratuita.

Influência de John Dewey; A Escola Nova ou Escolanovismo apresentou o caráter científico das novas técnicas, amparadas no conhecimento da Sociologia, Psicologia, Biologia e Pedagogia Moderna; Principais escolanovistas: Lourenço Filho (Ceará, 1923), Anísio Teixeira (Bahia, 1925), Francisco Campos e Mário Casassanta (Minas Gerais, 1927), Fernando de Azevedo (Distrito Federal, 1928) e Carneiro Leão (Pernambuco, 1928); Influência de John Dewey;

As ideias escolanovistas foram expandidas, mas nem sempre foi possível aplicá-las, ficando restritas a alguns locais; MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) = composto por 26 educadores, entre eles Fernando Azevedo e Anísio Teixeira. O documento defendia a escola obrigatória, pública e gratuita como dever do Estado a ser implantada em programa de âmbito nacional;

Em oposição aos escolanovistas estava a militância católica que acreditavam que a verdadeira educação deveria basear-se nos princípios cristãos. Lutavam pela instituição do ensino religioso nas escolas; Os escolanovistas foram derrubados na Constituição que instituiu o ensino religioso, embora facultativo.

Educação Neoliberal: Teorias do capital humano e "sociedade do conhecimento" Cidadania Planetária: Ética, Ecologia e Educação

- Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; A retórica neoliberal atribui um papel estratégico à educação e determina-lhe basicamente três objetivos: - Atrelar a educação escolar à preparação para o trabalho; - Tornar a escola um meio de transmissão; - Fazer da escola um mercado para os produtos da indústria cultural e da informática

Entre as novas teorias surgidas nesses últimos anos, despertaram interesse dos educadores os chamados paradigmas holonômicos, ainda pouco consistentes. Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização modernas, propõe uma lógica do vivente (Teoria da Complexidade).

“Ao aceitar como fundamento da educação uma antropologia que concebe o homem como um ser essencialmente contraditorial, os paradigmas holonômicos pretendem manter, sem pretender superar, todos os elementos da complexidade da vida” (Moacir Gadotti). “O paradigma da educação popular, inspirado originalmente no trabalho de Paulo Freire nos anos 60, encontrava na conscientização sua categoria fundamental.” (Gadotti) EDUCAÇÃO POPULAR = solidariedade e reciprocidade; Universalização da Educação Básica X Novas Matrizes Teóricas;

Novas Tecnologias presentes à Educação; PARA PENSAR A EDUCAÇÃO DO FUTURO (Gadotti): - Aprender a conhecer - Aprender a fazer - Aprender a viver juntos - Aprender a ser - Cidadania - Planetaridade - Sustentabilidade - Virtualidade - Globalização - Transdisciplinaridade - Dialogicidade, dialeticidade