Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
X CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
Advertisements

Grandes Dilemas do Mundo Contemporâneo
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Edgar Morin É um antropólogo e sociólogo sefardita.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
Informática na Educação
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Pacto do Ensino Médio e o REM
“ O saber e o fazer docente”
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Portfólio de Estágio Supervisionado
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Disciplina:Informática aplicada à Educação Alunas: Gilmara & Mônica
OS SETE SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO E WEB 2
Dra. Sueli Rezende Cunha PHD em Enfermagem Coordenadora do NEPENF
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
METODOLOGIAS ATIVAS Os sete saberes necessários à educação do futuro por Edgar Morin 1-As cegueiras do conhecimento: ao erro e a ilusão 2-Os princípios.
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO Prof
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
Inteligência Emocional
Os sete saberes necessários para a educação do futuro
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Especialização em Docência do Ensino Superior
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
Aprendizagem: Um olhar em movimento
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PESQUISA CIENTÍFICA.
EDGAR MORIN Formadores: Janaina R. Pitas CEFAPRO – Primavera do Leste
Prof. Dr. Robson Santos Revisitando Teorias Pedagógicas.
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Edgar Morin e Gardner - a contemporaneidade presente na Educação

Referência Bibliográfica: PENA-VEGA, Alfredo (orgs.). Edgar Morin: Ética, Cultura e Educação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. p.07-28. NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos Projetos - uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das Múltiplas Inteligências. São Paulo: Editora Érica Ltda, 2007. p.35-58.

Edgar Morin, pseudônimo de Edgar Nahoum - a contemporaneidade presente na educação 08/07/1921 - ... Edgard Morin é o pai da Teoria da Complexidade, explicada nos 4 livros da série O Método;

A principal obra de Edgar Morin é a constituída por seis volumes - O Método - Trata-se de uma das maiores obras de epistemologia disponível. Morin inicia os primeiros escritos de "O Método" em 1973, com a publicação do livro "O Paradigma Perdido: a Natureza Humana", uma transformação epistemológica por questionar o fechamento ideológico e paradigmático das ciências;

- Método 1: A Natureza da Natureza (1973) - Método 2: A Vida da Vida (1980) - Método 3: O Conhecimento do Conhecimento (1984) - Método 4: As Idéias (1986) - Método 5: A Humanidade da Humanidade (2003) - Método 6: A Ética (2005)

operadores de complexidade: Homo sapiens sapiens demens; operadores de complexidade: - Operador dialógico (diferente do dialético / junta o que aparentemente esteja separado): Razão e emoção Sensível e inteligível O real e o imaginário A razão e os mitos A ciência e a arte - Operador recursivo (faz circular o efeito sobre a causa) - Operador hologramático (idéia de totalidade. Não dissocia sa partes do todo)

Os sete saberes necessários à Educação do Futuro: Pensamento complexo = somos complexos = 100% natureza e 100% cultura; Os sete saberes necessários à Educação do Futuro: - 1º Saber - Erro e ilusão - 2º Saber - O conhecimento pertinente - 3º Saber - Ensinar a condição humana - 4º Saber - Identidade terrena - 5º Saber - Enfrentar as incertezas - 6º Saber - Ensinar a compreensão - 7º Saber - Ética do gênero humano

“A inquietude não deve ser negada, mas remetida para novos horizontes e se tornar nosso próprio horizonte” Edgard Morin “O conhecimento deve ser permanentemente revisitado e revisado pelo pensamento.” Edgard Morin “O imediato em si não permite o ato de conhecer e isso porque uma certa distância sempre se faz necessária.”

- Howard Gardner - a contemporaneidade presente na educação 11/07/1943 - ...

Gardner = Inteligências Múltiplas = formação do cidadão integral; “ (...) os objetivos se definem nos PCNs em termos de capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal e inserção social, ética e estética, apontando desta forma uma formação ampla” (p.52) Livro: “Estruturas da Mente” – 1983;

MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS Inteligência Verbal Inteligência Musical Inteligência Lógico/matemática Inteligência Visual/espacial Inteligência Corporal/cinestética Inteligência Interpessoal Inteligência Intrapessoal Inteligência Naturalista Inteligência Existencialista (Existencial) Inteligência Pictórica Inteligência Emocional