Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Profª Dra. Vera Peroni - PPGEDU/UFRGS
CIDADANIA PLANETÁRIA.
PNEDH e compromisso do Estado
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
V Congresso Internacional
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Plano de Trabalho Docente
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Políticas Públicas , Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Viviane Silva da Rosa - UFSC
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
2008 GESTÃO DEMOCRÁTICA: O QUE APRENDEMOS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Educação e clientela escolar
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
Enfoques Marxistas En Trabajo Social.. Orçamento Participativo (OP) -(OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica CURSO: PEDAGOGIA Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania; Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico; Tema: Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira; Conteúdo: -O redesenho dos espaços público e privado (o papel das Ongs) Referência Bibliográfica: FAVERO&SAMERARO (orgs.). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro.Petrópolis: Vozes 2002.

ONG = Organização não-governamental O papel das ONGs está em transformação no Brasil. Elas nasceram nos anos 70, como movimentos sociais relativos a direitos civis e combate à pobreza; PAPEL DAS ONGs: Para Vakil (1997), os tipos de atividades desempenhadas pelas ONGs são: prover o bem-estar; desenvolvimento comunitário; proteção, defesa, campanhas; educação para o desenvolvimento; promover ação em rede (networking); desenvolver pesquisa

Gestão interna das ONGs: pouco conhecimento; segundo Dartington (1992), há evidências que estas organizações tendem a rejeitar treinamento e técnicas gerenciais e desenvolver suas habilidades gerenciais por meio de experiência e apoio dos pares.