Inteligências Múltiplas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Advertisements

16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED.
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Atividades e Esportes de Aventura 2013 Pós-Graduação UNIFMU.
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
MOTIVAÇÃO Psicóloga Fátima Frayha.
Teoria das Inteligências Múltiplas
A INFLUÊNCIA DO LAYOUT NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Inteligências Múltiplas
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Esta apresentação está preparada
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
Conexão entre literatura infantil e matemática
Como Agir com Inteligência
Professora Suraia Rahmé
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
HOWARD GARDNER.
Inteligência Emocional
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Prof: Célio Souza DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA (DAM) (80H)
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Mente Positiva.
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Profª Adriana Ribeiro de Freitas
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Perguntas de Modelação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
inteligência emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Apresentação do Professor
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Tem por objetivo acompanhar a aprendizagem e o desenvolvimento dos educandos, suas inteligências, habilidades e competências.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 11: Desenvolvimento da inteligência.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Gestão de Pessoas II Aula 22 GESTÃO DE PESSOAS TRABALHANDO EM EQUIPE.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Múltiplas Inteligências
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

Inteligências Múltiplas

Inteligência “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura” (Gardner, 2000)

Podem ou não ser ativadas, dependendo de diversos fatores, como por exemplo, valores e oportunidades de uma cultura, decisões pessoais e ou de suas famílias, professores e outros. “ As inteligências vêm da combinação da herança genética do indivíduo com as condições de vida numa cultura e numa era dada.” (Gardner, 2000)

Cinestésica-corporal Linguística Musical Matemática-Lógica Cinestésica-corporal Espacial Interpessoal Intrapessoal Naturalista Existencial

Inteligência verbal-linguística: É a habilidade do uso da linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias, além de lidar - na forma escrita ou falada - com a linguagem de forma mais criativa e integrada. Políticos, jornalistas, poetas, escritores exibem com mais destaque essa inteligência.

Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. Inteligência musical: Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical. A aptidão musical está intimamente ligada à habilidade de reconhecer as diferenças sutis entre uma nota e outra, um timbre e outro. Inteligência percebida em crianças; Estudo com pessoas surdas.

Gosto por padrões, cálculo, ordem e sistematização. Facilidade de resolver problemas através do pensar lógico, lidar com números de forma criativa. É a inteligência característica de engenheiros, matemáticos e cientistas. Inteligência lógico-matemática:

Atletas, atores, mímicos. Inteligência corporal-cinestésica: Permite aos indivíduos usarem seu corpo, total ou parcialmente, de formas altamente especializadas. Refere-se à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Atletas, atores, mímicos. “A persistência é o caminho do êxito” Charles Spencer Chaplin.

Inteligência espacial: É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. Possibilita às pessoas criar com o espaço, perceber as transformações que o espaço sofre. É a inteligência de artistas plásticos, navegadores, pilotos, arquitetos.

Inteligência interpessoal: Habilidade de interagir com as outras pessoas, entendê-las e interpretar seu comportamento. Resolver problemas, solucionar conflitos. É a inteligência comum em líderes, terapeutas, políticos, religiosos, professores, vendedores, que sabem identificar expectativas, desejos e motivações de outras pessoas, tornando-se extremamente sensíveis a suas necessidades.

Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Inteligência intrapessoal: É a inteligência que permite compreender a nós mesmos e trabalhar conosco. Auto-conhecimento e auto-estima para orientar o próprio comportamento. Também é capacidade de superar os impulsos instintivos (auto-controle).

espiritualistas, artistas. Inteligência naturalista: Adicionada recentemente à lista das inteligências múltiplas, é a habilidade de identificar e classificar padrões da natureza. É a inteligência dos envolvidos em causas ecológicas, como os ambientalistas, espiritualistas, artistas.

Inteligência espiritual: A mais nova inteligência adicionada à lista está sendo estudada por Gardner. Refere-se à preocupação e formulação de perguntas sobre a vida, a morte, o universo. É a inteligência de religiosos, líderes espirituais, devotos etc.

Inteligência Lingüística Vocabulário Linguagem 14

Lógico-Matemática Espacial - HD Musical 15

Naturalista – HD (presumi-se) Cinestésica corporal HE Pictórica - HD Intra e Interpessoal 16

Embora a teoria tenha sido desenvolvida com o objetivo de ampliar as noções psicológicas da inteligência, sua maior contribuição está na educação. (Gardner et al, 1998)