EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES

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Transcrição da apresentação:

EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES Professora Andréia Vicente

Emoções As emoções são reações psicofisiológicas, que representam modos eficazes de adaptação face as mudanças ambientais, contextuais e/ou situacionais.

Elas estão intimamente relacionadas à percepção da prontidão para a ação do organismo e são desencadeadas pelas sensações fisiológicas, ao passo que os sentimentos são desencadeados pela interpretação cognitiva da situação, que muitas vezes se vale do que já está registrado na memória.

Classificação das emoções e Estados emocionais Emoções primárias – ligadas ao instinto e sobrevivência. São elas a emoção de choque (que representa ameaça ao indivíduo), emoção colérica (anulação do objeto que representa algum incômodo) e emoção afetuosa (inclinação ao prazer).

Emoções Secundárias – estados afetivos mais complexos que as emoções primárias. Dividem-se em duas formas: Estados afetivos sensoriais (sensações de prazer e dor, relacionado à sensibilidade corporal) e Estados afetivos vitais (mal-estar, bem-estar, animação, desanimação, relacionado a atitudes internas do indivíduo).

Emoções mistas – envolvem misturas de estados afetivos contrastantes, caracterizando um conflito emocional. Este conflito emocional pode ter grande ou pequena repercussão na conduta individual.

Sentimentos anímicos e espirituais – sentimentos anímicos são estados afetivos tidos como qualidades do eu com o mundo de valores; referem-se a coisas, pessoas, e acontecimentos, atribuindo-lhes valores. Sentimentos espirituais tendem para valores absolutos, como valores de estética, intelectuais, morais e religiosos.

Administrando as Emoções A habilidade de administrar as emoções é uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer indivíduo, seja no campo pessoal ou profissional. Baseando-se nos conceitos da Inteligência Emocional, várias empresas hoje optam por trabalhar as aptidões das relações intra e interpessoais. Promovendo uma interação de criatividade e intuição com lógica e racionalidade, pretende-se trocar os conceitos de competição e agressão pelos de cooperação a afeto, dando um grande passo em direção ao gerenciamento de Qualidade.

Atitudes As atitudes são disposições favoráveis ou desfavoráveis relacionadas a objetos, pessoas e acontecimentos, sendo compostas por crenças, sentimentos (ou afetos) e tendências de ação.

refere-se a emoção ligada a um objeto ou tarefa; Componente cognitivo refere-se ao conhecimento ou crenças intelectuais que um indivíduo possa ter; Componente afetivo refere-se a emoção ligada a um objeto ou tarefa; Componente comportamental refere-se a maneira como uma pessoa age.

Estes componentes estão inter-relacionados, uma mudança em um deles desencadeará uma mudança em outro. Atitudes constituem um aspecto importante do comportamento organizacional porque estão ligadas à percepção, à aprendizagem e as motivações. Atitudes a serem evitadas: falar demais; falar mal dos outros; viver mal-humorado; falta de higiene pessoal; não respeitar os demais; ser egoísta; brincar demais; e ser inflexível

Percepção A percepção trata das várias maneiras pelas quais as pessoas interpretam as coisas no mundo exterior e como agem com base nessas percepções. A percepção de um estímulo ou de um evento depende das emoções, necessidades, atitudes e motivos da pessoa.

Dois aspectos da percepção são preocupantes no ambiente de trabalho: distorções perceptivas e problemas, e como as pessoas atribuem causas aos eventos. Os dispositivos usados para lidar com a informação sensorial exercem papel importante na criação de problemas perceptivos. A finalidade geral dessas distorções perceptivas é tornar a realidade menos dolorosa ou perturbadora.

Tipos de comportamento defensivo Negação – se a informação sensorial nos é particularmente dolorosa, muitas vezes negamos para nós mesmos e para os outros que a informação sequer existe. Esteriotipagem – avaliar um indivíduo na base de nossa percepção do grupo ou classe a qual ele pertence. Efeito Halo – existe uma tendência a “colorir” tudo o que sabemos sobre uma pessoa por causa de uma característica favorável ou desfavorável reconhecida.

Projeção – projetar nossos próprios defeitos nos outros em vez de fazer uma avaliação objetiva da situação. Percepção Seletiva – as pessoas usam este mecanismos quando chegam a uma conclusão sem justificativa provinda de uma situação nebulosa.

Teoria da atribuição Processo pelo qual as pessoas atribuem causas ao comportamento que observam. As pessoas normalmente tendem a atribuir o fracasso a fatores adversos no ambiente. Segundo essa teoria as pessoas atribuem causas após a coleta de informações sobre três dimensões de comportamento: consenso, distinção e consistência.

Consenso – refere-se a comparação do comportamento de uma pessoa com o de seus pares. O alto consenso está presente quando uma pessoa age de forma semelhante aos outros no grupo e o baixo consenso quando a pessoa age de forma diferente. Distinção – é uma função de comparar o comportamento de uma pessoa numa tarefa com o comportamento dessa pessoa em outras tarefas. Alta distinção significa que a pessoa realizou a tarefa em questão de forma bem diferente de outras tarefas. A distinção baixa refere-se ao desempenho estável ou à qualidade de uma tarefa em relação à outra.

Consistência – é determinada avaliando se o desempenho de uma pessoa numa dada tarefa é consistente ou não ao longo do tempo. Observe que o consenso se refere a outras pessoas, a distinção se refere a outras tarefas e a consistência envolve tempo. A combinação desses fatores leva a atribuição de causas.

Referências Bibliográficas DuBin, A.J. Fundamentos do Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learn, 2006.