Olimpíada de Ciências e Matemática 2003

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Advertisements

Pobreza e a Exclusão Social nos Países Desenvolvidos
Atividades Físicas Adaptadas `as Necessidades Especiais
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR:
A Política Curricular e o Currículo Prescrito.
Aptidão Física.
FORMAÇÃO SINDICAL EM SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO COM ÊNFASE EM SIDA Centro Internacional de Formação – Turim – Itália Setembro de 2006 A OIT E A DEFINIÇÃO.
I- Concepção de Educação
PSICOLOGIA DA SAÚDE José A. Carvalho Teixeira
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE
Atividade Física, estilo de vida, condições de vida e empowerment
PILARES CONCEITUAIS DO SESI LAZER ATIVO
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
ATIVIDADE FÍSICA, ESPORTE ESCOLAR, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
EDUCAÇÃO EM SAÚDE.
PROCESSOS AVALIATIVOS PARA ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E CAPACIDADES FÍSICAS CENESP/UFRGS Ministério do Esporte.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Mediação da Aprendizagem
Qualidade de vida com Esporte na Unisul
Atividade Física e Promoção da Saúde
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Perfil do Profissional
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Atividades Para Educação Física
O LUGAR DO SER HUMANO NA NATUREZA
Planificação e Desenvolvimento Curricular na Escola
ACTIVIDADE MOTORA ADAPTADA MOVIMENTO. O MOVIMENTO O MOVIMENTO é a base da vida.... está basicamente relacionado com tudo o que tem a ver com o ser humano,
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Metodologia de Ensino da Educação Física
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
PSICOMOTRICIDADE.
DESIGUALDADES SOCIAIS
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Metodologia de Ensino da Educação Física
O esporte e a saúde psicológica Prof. Dr. Dante De Rose Junior EEFEUSP - Depto. De Esporte.
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Ensino Especializado em TGDs
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Teoria Geral dos Sistemas
O BRINCAR E A BRINCADEIRA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Educação Especial Aula 9
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Centro de ensino superior do amapá – ceap José alex cantuária queiroz.
Saúde e Educação Física
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Saúde individual e comunitária Esquema e ideias-chave
Aptidão Física Educação Física II.
Aptidão física e saúde 10º ano – 1º.
DIALOGANDO COM O PLANO DE ENFRENTAMENTO DO CRACK E OUTRAS DROGAS. Departamento de proteção social especial, apresentado por De Julinana M. fernandes Pessoa/
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Termo de Terminalidade
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.
 Uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos como fundamento básico.
Transcrição da apresentação:

Olimpíada de Ciências e Matemática 2003 CONCEITOS E ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES ESPORTE: atividade metódica e regular que se associa a resultados concretos no que se refere à autonomia dos gestos, à mobilidade dos indivíduos (FERREIRA, 2002). Componente de um dos três blocos de conteúdos da Educação Física escolar. Diferentes significados em diferentes situações. SAÚDE: pode ser entendida como bem-estar físico, motor, social, mental e afetivo, e não apenas a ausência de enfermidades. (adaptado da OMS, 1998).

Olimpíada de Ciências e Matemática 2003 QUALIDADE DE VIDA: condição humana resultante de um conjunto de parâmetros individuais e socioambientais, modificáveis ou não que caracterizam as condições em que vive o ser humano. Significa muito mais que o atendimento das necessidades básicas de sobrevivência, como alimentação, vestuário, trabalho e moradia. AS RELAÇÕES: De modo um tanto simplista, o esporte tem sido mostrado como o caminho para todos aqueles que buscam uma melhor saúde/qualidade de vida. Estilo de vida ativa (combate ao sedentarismo). Esporte é atividade física: correlação entre a prática de atividade física e a redução da mortalidade.

Olimpíada de Ciências e Matemática 2003 LAMENTAVELMENTE ESTA NÃO É A REALIDADE, POIS ELE NEM SEMPRE TEM CONTRIBUÍDO PARA A SAÚDE. #Concepção inadequada de esporte: agente de exclusão e vinculação ao alto rendimento. O ESFORÇO EXCESSIVO NÃO PARECE PROVOCAR BENEFÍCIOS EXTRAS E PODE ATÉ SER PREJUDICIAL AO INDIVÍDUO. #Especialização motora precoce/inadequação dos movimentos ao nível desenvolvimental do praticante. O QUE PRATICAR? ONDE PRATICAR? COM QUEM PRATICAR? COMO PRATICAR/EM QUE “NÍVEL” PRATICAR?