VaNessa Vai à luta Luísa costa gomes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - I. Funções Geradoras de Momentos (cont. 3) - II.
Advertisements

Processos de formação de palavras
Prof. Sergio Medina RESENHA É a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na formulação de um conceito de valor.
ESTRUTURA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. ESTRUTURA DAS PALAVRAS O A palavra é subdivida em partes menores, chamadas de elementos mórficos. Exemplos:
Gil Vicente, Farsa de Inês Pereira
Texto de divulgação científica O texto de divulgação científica é um gênero discursivo que tem por objetivos promover o contato do leitor leigo com o.
Diário A arte de saber contar rsn 2011/12. Diários reais  São diários que registam emoções, observações, reflexões, contam episódios sentidos ou vividos.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
Lgbtfobia: um caminho para a argumentação
Tópicos Preliminares Algorítmos I.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Editora Zahar, 2015, tradução de Denise Bottmann.
TIPOS TEXTUAIS descrição: simultaneidade
RESULTADOS E DISCUSSÃO
GRUPO DE PASSOS Espaço para viver um aprofundamento nos 12 Passos
Confabulando com Fábulas.
Crônica Narrativa 9º. ANO
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
PROJETO TEATRO DE SOMBRAS. PROJETO TEATRO DE SOMBRAS.
REDAÇÃO – Da palavra ao texto
O TEXTO DRAMÁTICO.
Análise global / Recapitulação
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
BIOGRAFIA COMENTÁRIO passeiweb Comédias para se Ler na Escola é uma antologia de crônicas de Luís Fernando Veríssimo organizada.
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Processo de formação das palavras
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
I Encontro de Licenciaturas da
CICLO DE APRESENTAÇÕES
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
ELOGIO DO APRENDIZADO Aprenda o mais simples! Para aqueles
Resumo.
ORIGENS DO TEATRO A representação teatral tem origem remota em rituais e danças, mas é na Grécia antiga que assume o seu carácter literário. Era.
BANDA DESENHADA!....
LETRAMENTO LITERÁRIO Atividade Introdutória Marisa Lajolo CARO GESTOR
Gráfico de crescimento para bebês prematuros e outros RNs A Growth Chart for Premature and Other Infants Autores: DOUGLAS GAIRDNER and JULIE PEARSON 1971.
Expressão e Linguagem Corporal
Artigo de opinião e editorial:
Pedagogia Profa. Lucia Breno
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Letras Módulo VII - Sintaxe II
RESULTADOS E DISCUSSÃO
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Frei Luís de Sousa Estruturas externa e interna
Promover a igualdade das pessoas LGBTI na União Europeia
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
O TEXTO DRAMÁTICO Destina-se fundamentalmente a ser representado
Classes de palavras: CONECTIVOS.
Profª. Giovana Deliberali Maimone
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
INTRODUÇÃO Explicação do conceito. Definição de palavras-Chave através de um breve histórico. CASO DE ESTUDO Ficha identificação (nome, edifício, data,
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Danielle Lima Raul Guilherme
Unidade 2 Atividade Empresarial
Coordenação e Subordinação
Ler e Escrever na Era 2.0 – Contributos das ferramentas digitais
Revisando o Sublinhar Tipos de Resumo
Orientações de estágio
Unidade 4 VERBOS.
Prof. Elisson de Andrade
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

VaNessa Vai à luta Luísa costa gomes

Biografia de Luísa Costa Gomes Acedendo à internet, pesquisa informações sobre a autora da obra em estudo. Pesquisa dados sobre a sua vida pessoal, profissional e literária. Com os resultados da tua pesquisa, completa o quadro seguinte.

Nome Data de Nascimento Formação Profissional 1.ª Obra Literária Géneros Literários Bibliografia Prémios Literários

Estrutura externa A obra está dividida em 12 cenas; Não há divisão em atos; Presença de texto principal (falas das personagens) e de texto secundário (didascálias).

Estrutura Interna Exposição: Cena I – É apresentada a personagem principal, a Vanessa, assim como a sua mãe e irmão (Rodrigo). Conflito: Cenas II à Cena XI – Sucessão dos acontecimentos até ao aniversário de Vanessa. Desenlace: Cena XII – Seis meses depois, a história termina com a confirmação de que a mãe de Vanessa deu à luz uma menina.

Tempo Espaço Personagens Cena I Cena II Cena III Cena IV Cena V Cena VI Cena VII Cena VIII Cena IX Cena X Cena XI Cena XII

Personagens: Principal: Vanessa Secundárias: Mãe, Pai, Rodrigo e Fada Marina. Vanessa Mãe Pai Rodrigo Fada Marina

Cena I: p 7-14 1. Transcreve uma didascália que indique: 1.1 cenário 1.2 movimento corporal da personagem 1.3 tom de voz 2. Vanessa brinca de forma muito animada e a sua brincadeira é teatro dentro do teatro. Porquê? 3. “Anda, amiga, estás livre, ganhámos, ganhámos!” 3.1 Que estado de espírito expressa Vanessa nesta frase? 3.2 De que forma esta frase faz antever a intenção crítica da autora? 4. Caracteriza a personagem Vanessa de acordo com as suas atitudes e linguagem utilizada.

Cena II: p 15-27 Depois de assistires ao vídeo “Igualdade de Género, vamos falar sobre isso?”, escreve um parágrafo com as tuas impressões sobre o mesmo, seguindo estas orientações: Explica a estratégia inicial proposta aos alunos; Sintetiza os resultados dos desenhos dos alunos; Comenta a reação dos alunos com a chegada das convidadas. Ler Cena II Tem a ver, porque há brinquedos para meninas e brinquedos para rapazes. (pág. 16) Debate

Cena iiI: p 29-39 De que falam os pais de Vanessa no início da cena? Como se sentem em relação a isso? Qual é a posição do pai de Vanessa relativamente à metralhadora? Justifica. Explica o que critica a mãe de Vanessa nos miúdos de hoje. Por que terá a mãe de Vanessa hesitado quando o marido lhe pergunta sobre o que estava pendurado na parede?

Cena IV: P 41-54 Qual é a estratégia de Vanessa para que o irmão lhe dê a metralhadora? O que nos diz a reação de Rodrigo sobre a sua personalidade? Qual é a opinião dos irmãos relativamente ao sexo do bebé? Segundo Vanessa, quem decide o sexo dos bebés? Porquê?

Cena VIII: p 89-100 Vanessa finge escrever ao bebé. O que lhe diz? A Fada Marina percebe a tristeza da Vanessa? Justifica. Como reage a Fada Marina perante a indiferença de Vanessa? A Fada Marina acaba por fazer um desabafo. Explica-o.

Classifica as seguintes palavras quanto ao processo de formação: rosadinha (p. 89) cor-de-rosa (p.91) desiludida (p.91) jeans (p.91) Puf (p.96)

Processos de Formação de Palavras: Derivação por prefixação (desmentir, infeliz, reler...) Derivação por sufixação (sapateiro, amoroso, saudável...) Derivação por prefixação e sufixação (ilegalmente, infelizmente...) Derivação por parassíntese (amanhecer, abotoar, anoitecer...) Derivação não afixal (cortar – corte; abraçar – abraço; escutar – escuta...) Composição morfológica (biologia; agricultura; televisão...) Composição morfossintática (passatempo, Educação-Física, maldizer...)

Processos de Formação de Palavras: Empréstimo (collants, password, snack...) Sigla (RTP, CDS, PNL...) Acrónimo (SIC,ONU, AMI...) Amálgama (informática, credifone, diciopédia...) Truncação (metro; foto; otorrino...) Onomatopeia (tiquetaque, toc toc, trim trim...) Extensão semântica (as janelas de uma casa, as janelas do computador...)

Exercícios do manual: Pág. 242 e 243 (informações) Pág. 244, 245 e 246 (exercícios 1 ao 7)

Cena ix: P 101-109 Num texto com cerca de 100 palavras, faz o resumo das ideias principais desta cena. Deves mencionar: Os intervenientes na ação; O que o pai estava a fazer e as críticas que faz à mulher; Dúvidas de Vanessa; Estratégia do Pai para explicar o sexo do bebé; Reação de Vanessa.

Leitura das cenas x, xi e xii Opinião final sobre a obra, referindo os temas que lhe são transversais. Igualdade de género A educação atual O consumismo As relações familiares ... Vídeo “Desigualdade de género no olhar das crianças”

Conteúdos Para o teste: características do texto dramático; “Vanessa vai à luta”, obra integral; processos de formação de palavras; coordenação e subordinação; conjugação verbal; funções sintáticas.