Questões introdutórias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

Vygotsky e o Sócio-interacionismo
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
PROCESSOS COGNITIVOS E CULTURAIS DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS JOVENS E ADULTOS Profª Esp. Izanny Brito.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
TEORIA DA ATIVIDADE Um dos aspectos da concepção Histórico – Cultural de Aprendizagem (a Teoria da Atividade), a partir dos estudos de Leontiev (discípulo),
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Concepções de Aprendizagem.
Psicologia Histórico-Cultural
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Lev Semenovich VIGOTSKI
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA HISTÓRICO-CULTURAL
8 de Novembro de 2010 Teoria Sócio-Construtivista de Vigotsky no Contexto de Ensino (questões) Trabalho Realizado por: Ricardo Baptista; Ricardo Alves;
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Didática: organização do trabalho pedagógico
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Psicologia Histórico Cultural: origens e pressupostos gerais

Sócio interacionismo vygotsky.
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
A TEORIA SÓCIO-CULTURAL DA APRENDIZAGEM E DO ENSINO
VYGOTSKY: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DOCENTES DOS ANOS INICIAIS
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
JOVENS E ADULTOS COMO SUJEITOS DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Vygotsky e o Sócio-interacionismo

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Pedagogia Psicologia da Educação I Prof Silvia Maria Alves de Almeida ABORDAGEM SÓCIO HISTÓRICA.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Psicologia da Educação
Aprender é reconhecer em si e nos outros o direito de ser, dentro de inevitáveis repetições porque aprender é caminhar com seus pés um caminho já traçado...
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
A pré história da linguagem escrita
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Os processos de aprendizagem e desenvolvimento: abordagem Histórico-Cultural (Rosângela B. Buosi).

Questões introdutórias 1- O indivíduo nasce pronto ou é cópia do ambiente externo? 2- Como se dá o processo de aprendizagem no ser humano? 3-Cada indivíduo se constitui psicologicamente de dentro para fora ou de fora para dentro?

Quem foi Vygotsky Nasceu em 5 de Novembro de 1896 em Orsha, pequena cidade na Bielo-Russia; Estudou Direito e Literatura na universidade de Moscou; Fez cursos na Faculdade de medicina; Estudou diversos assuntos, desde arte, literatura, linguística, antropologia, cultura, ciências sociais, psicologia, filosofia e medicina; Morreu em 11 de junho de 1934.

Qual era a sua preocupação central? Entender a gênese do psiquismo humano

Os processos de aprendizagem e desenvolvimento Sistematizou uma nova abordagem acerca dos processos de desenvolvimento do pensamento e das funções cognitivas de um Sujeito histórico. Explica sua teoria através de quatro planos que em interação constituem o psiquismo de cada indivíduo.

ESSES PLANOS SÃO: Filogênese (história da espécie humana); Sociogênese (história cultural); Ontogênese (percurso de vida do indivíduo); Microgênese (história das aprendizagens particulares).

Desenvolvimento infantil O ser humano necessita da interação com os outros para aprender a ser humano

Mediação Simbólica O homem via cultura criou um sistema de linguagens: signos e significados para os fatos da realidade; Vygotsky aponta dois elementos básicos responsáveis pela mediação social 1- o instrumento 2- o signo

Para ele ao longo da história há dois tipos de memória: 1- natural 2- mediada

Aprendizagem e desenvolvimento Vygotsky reconhece a importância das definições biológicas da espécie humana, porém, o que mais influencia na formação do indivíduo são as interações sociais. O desenvolvimento do ser humano depende do aprendizado que realiza em um determinado grupo cultural.

O ensino não pode ser definido apenas a partir do desenvolvimento da maturidade da criança, ou seja, daquilo que ela é capaz de realizar sozinha. Contrapõe esse nível maturacional da criança com o que denomina zona de desenvolvimento proximal, que implica dois níveis de desenvolvimento:

1- Nível de desenvolvimento Real (NDR) 2- Nível de desenvolvimento Potencial (NDP) * Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)

Pensamento e linguagem O pensamento e a fala passam por várias mudanças no percurso da vida do indivíduo. A fala tanto expressa o pensamento da criança quanto age como organizadora desse pensamento. Antes de aprender a falar a criança demonstra uma inteligência prática. Por volta de dois anos a evolução do pensamento e da fala e encontram e se unem.

O papel da escola e do professor A escola é o lugar mais propício ao desenvolvimento. A aprendizagem promove o desenvolvimento. O professor pode contribuir para a formação de novos conceitos incindindo na zona de desenvolvimento proximal.