A DOUTRINA DA SEPARAÇÃO DE PODERES SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

Professor – Dejalma Cremonese
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Orçamento na CF/88 Princípios
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
Agências Reguladoras Professor: Rafael Lorenzo Fernandez Koatz 2010/2
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
15. a) Princípio da justiça gratuita.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
STJ UNICEUB – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
Tópico III – Princípios Fundamentais
MUTUOPREV – ENTIDADE DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR 1.CONSTITUÍDA NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR 109 DE , SEM FINS LUCRATIVOS, COM AUTONOMIA ADMINISTRATIVA.
ADIN por omissão e ADIN interventiva
Justiça Pública e Poder Judiciário
Organização e Estrutura do Estado
DO PROCESSO LEGISLATIVO
PODER CONSTITUINTE PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO
DO PODER JUDICIÁRIO: ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Supremo tribunal Federal - STF
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
RETRATOS DE LA REVOLUCIÓN Nome : Anthony Turma : 92 Professores : Henry e Raquel.
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
Processo Legislativo Sumário
Políticas e Gestão Democrática da Educação
DA DIVISÃO FUNDAMENTOS DE PODERES DOUTRINÁRIOS 01
Divisão e Organização do Três Poderes no Brasil
Direito Constitucional I
A informática e a reforma do ordenamento jurídico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO.
Resolução 1.255/09 do Conselho Federal de Contabilidade Aprovou a NBCT 19.41, tradutora de normas brasileiras de contabilidade para pequenas e médias empresas,
OS TRÊS PODERES NO BRASIL
QUESTÃO - 01 Os pesos aceitáveis do pãozinho de 50g verificam a desigualdade |
DA REPARTIÇÃO DOSPODERES
O ESTADO. Regimes Políticos Representativos Formas de Estado e Sistemas de Governo.
O Estado e os Três Poderes
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
O mandato dos Deputados Federais é de quatro anos.
HIERARQUIA DAS LEIS I – Constituição
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
PPA - PLANO PLURIANUAL.
Introdução ao Estudo de Direito
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
LEIS DELEGADAS.
AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE – ADI 3682
Divisão Orgânica do Poder – “Tripartição de Poderes”
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
DIREITO CONSTITUCIONAL
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário.
DIREITO CONSTITUCIONAL Princípios Fundamentais
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 04 - Poder Judiciário: Noções Gerais
Separação e Funcionamento dos poderes.
Teoria Geral do Estado e da Constituição
Direito Constitucional Câmara dos Deputados – CEFOR/DRH
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
Instituições de Direito Público e Privado
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
A LEI JURÍDICA.
ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA
DIREITO TRIBUTÁRIO.
DIREITO ADMINISTRATIVO. EVOLUÇÃO HISTÓRICA Monarquia – absolutismo Ordens - soberano Súditos.
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
PMPR 4º CRPM 2ª CIPM CFSD DIREITO ADMINISTRATIVO E DISCIPLINAR INSTRUTOR: ASP. OF. PM RENAN GUILHERME FANTIN.
Funções do Poder Legislativo João Cláudio Pizzato Sidou
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Transcrição da apresentação:

A DOUTRINA DA SEPARAÇÃO DE PODERES SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS 01 © Adhemar Bernardes Antunes

A DOUTRINA DA SEPARAÇÃO DE PODERES SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS Segundo, Montesquieu. C O N T R A PESOS PESOS SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS 02 © Adhemar Bernardes Antunes

SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS O “SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS” PREVÊ INTERFERÊNCIAS NECESSÁRIAS DE UM PODER EM OUTRO, SEMPRE NA BUSCA DO EQUILÍBRIO NECESSÁRIO À REALIZAÇÃO DO BEM DA COLETIVIDADE. É INDISPENSÁVEL PARA EVITAR O ARBÍTRIO E O DESMANDO DE UM PODER EM DETRIMENTO DO OUTRO, E, ESPECIALMENTE EM DETRIMENTO DOS GOVERNADOS; 03 © Adhemar Bernardes Antunes

SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS É UM SISTEMA DE CONTENÇÃO DO PODER PELO PODER... PODER EXECUTIVO PODER LEGISLATIVO PODER JUDICIÁRIO 04 © Adhemar Bernardes Antunes

EXEMPLO DE SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS No Brasil, segundo a Constituição de 1988, SE, AO LEGISLATIVO CABE A EDIÇÃO DE NORMAS GERAIS E IMPESSOAIS, ATRAVÉS DO PROCESSO LEGISLATIVO. . . AO EXECUTIVO CABE PARTICIPAÇÃO IMPORTANTE NESSE PROCESSO, QUER PELA INICIATIVA DAS LEIS, QUER PELA SANÇÃO E PELO VETO. . . PODER EXECUTIVO PODER LEGISLATIVO SE NO JUDICIÁRIO, NÃO É DE COMPETÊNCIA DOS TRIBUNAIS INFLUIR NA ELABORAÇÃO DAS LEIS, PORÉM, PODEM DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DA LEI, NÃO A APLICANDO NESSE CASO. PODER JUDICIÁRIO 05 © Adhemar Bernardes Antunes

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO INTERFERE NA FUNÇÃO JURISDICIONAL, EXEMPLO DE SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NÃO INTERFERE NA FUNÇÃO JURISDICIONAL, EM COMPENSAÇÃO OS MINISTROS DOS TRIBUNAIS SUPERIORES SÃO POR ELE NOMEADOS, SOB CONTROLE DO SENADO FEDERAL, A QUEM CABE APROVAR O NOME ESCOLHIDO. SEGUNDO O ARTIGO 52, INCISO III, LETRA A, DA CONSTITUIÇÃO DE 1988. 06 © Adhemar Bernardes Antunes

O FUNDAMENTO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE SEPARAÇÃO DE PODERES EM CONCLUSÃO: O FUNDAMENTO DA EFICIÊNCIA DO SISTEMA DE SEPARAÇÃO DE PODERES É A SUBORDINAÇÃO AO PRINCÍPIO DA HARMONIA; DEVENDO HAVER COLABORAÇÃO E CONTROLE RECÍPROCOS, PELOS PODERES CONSTITUÍDOS. 07 © Adhemar Bernardes Antunes

A SEDE DO EXECUTIVO NO BRASIL, O PALÁCIO DO PLANALTO, EM BRASÍLIA. 08 © Adhemar Bernardes Antunes

A SEDE DO JUDICIÁRIO NO BRASIL, O PRÉDIO DO S.T.F., EM BRASÍLIA. 09 © Adhemar Bernardes Antunes

A SEDE DO LEGISLATIVO NO BRASIL, O CONJUNTO DE PRÉDIOS DO CONGRESSO NACIONAL, EM BRASÍLIA. 10 © Adhemar Bernardes Antunes