HOMILÉTICA PARA COLEGIADO DE ASPIRANTES “A ARTE DE PREGAR” (Tim / Whats app) (Oi) Pra. Dra. Keyle Monteiro Volta às aulas: 04 de agosto, + Inf: /
DEFINIÇÃO DO TERMO: Quais as característica s de uma boa conversa?Quais as característica s de uma boa conversa? AgradávelAgradável Assunto de interesseAssunto de interesse Linguagem que eu compreendaLinguagem que eu compreenda InteraçãoInteração RelevanteRelevante PráticaPrática O termo “homilética” tem sua raízes etimológicas em três palavras da cultura grega: Homilos, que significa “multidão”, “turma”,” “tribunal” assembléia do povo”(At. 18:17); Homilia, que significa “associação”,”companhia” ( 1Cor. 15:33); Homileo, que significa “falar”, “conversar” (Lc. 24:14;At. 20:11, 24:26).
E em se tratando de uma pregação, o que mais uma boa homilia deve ter:E em se tratando de uma pregação, o que mais uma boa homilia deve ter: Base bíblicaBase bíblica Interpretação bíblica corretaInterpretação bíblica correta (Hermenêutica conforme Igreja) ContemporaneidadeContemporaneidade Aplicação práticaAplicação prática
TIPOS DE SERMÃO: TEMÁTICO: ou seja, a partir de um tema, parta à procura dos textos bíblicosTEMÁTICO: ou seja, a partir de um tema, parta à procura dos textos bíblicos TEXTUAL: escolha um texto e mergulhe nele, você pode usar textos auxiliaresTEXTUAL: escolha um texto e mergulhe nele, você pode usar textos auxiliares EXPOSITIVO:EXPOSITIVO: centralizado em torno do propósito original do texto, onde é exigido um grande domínio da hermenêutica visando explicar o propósito principal do texto, OBS: eu considero o sermão expositivo a mesma coisa que o textual, e também creio que no sermão temático é fundamental você ser expositor do texto bíblico também.
ANTES DO SERMÃO: Tenha uma vida devocional: leitura bíblica e oração (cuidado para não ser um “profissional” da pregação)Tenha uma vida devocional: leitura bíblica e oração (cuidado para não ser um “profissional” da pregação) Estude o(s) texto(s), como? Algumas dicas:Estude o(s) texto(s), como? Algumas dicas: Leia em várias versões, se possível estude os “originais”Leia em várias versões, se possível estude os “originais” Leia as referências e textos paralelosLeia as referências e textos paralelos Descubra o contexto imediato (antes e depois) e o contexto históricoDescubra o contexto imediato (antes e depois) e o contexto histórico Descubra as principais palavras e termos do textoDescubra as principais palavras e termos do texto
O SERMÃO EM SI: 1.TÍTULO1.TÍTULO Deve despertar interesse, curiosidadeDeve despertar interesse, curiosidade Deve de fato ter a ver com aquilo que você falaráDeve de fato ter a ver com aquilo que você falará Deve ser uma frase ( 3 a 5 palavras)Deve ser uma frase ( 3 a 5 palavras) Aqui o seu tema e texto bíblico já devem estar definidosAqui o seu tema e texto bíblico já devem estar definidos EXERCÍCIO: com base em textos bíblicos bem conhecidos vamos pensar em possíveis títulos corretos e incorretosEXERCÍCIO: com base em textos bíblicos bem conhecidos vamos pensar em possíveis títulos corretos e incorretos
INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Aqui você tem a oportunidade de “ganhar” o público!!!Aqui você tem a oportunidade de “ganhar” o público!!! É muito importante você usar uma ilustração nesta parteÉ muito importante você usar uma ilustração nesta parte É fundamental apresentar ao público sua tese (aonde vc quer chegar, o caminho a trilhar) – sem revelar tudo, é claro!É fundamental apresentar ao público sua tese (aonde vc quer chegar, o caminho a trilhar) – sem revelar tudo, é claro! A introdução já deve estar claramente ligada ao títuloA introdução já deve estar claramente ligada ao título
OS PONTOS Podem ter quantos pontos você quiser, adeque ao tempo, ao público, lugar, evento e cirucunstância em que vc se encontre.Podem ter quantos pontos você quiser, adeque ao tempo, ao público, lugar, evento e cirucunstância em que vc se encontre. Cada ponto deve ter ligação com a tese, sendo parte de sua exposição maior, e com texto-base de seu sermão no início. Importante cada ponto estar ligado a pelo menos 1 texto bíblico.Cada ponto deve ter ligação com a tese, sendo parte de sua exposição maior, e com texto-base de seu sermão no início. Importante cada ponto estar ligado a pelo menos 1 texto bíblico. Em cada ponto você deve ter os elementos:Em cada ponto você deve ter os elementos: Explicação – do texto bíblico e da teseExplicação – do texto bíblico e da tese Ilustração – para clarear o que você propôsIlustração – para clarear o que você propôs Aplicação – clara e práticaAplicação – clara e prática Desafio – é aquilo que seu ouvinte deve fazer com o que ouviuDesafio – é aquilo que seu ouvinte deve fazer com o que ouviu Revisão – breve resumo do que você expôsRevisão – breve resumo do que você expôs Transição: é a passagem, ligação para o ponto seguinte.Transição: é a passagem, ligação para o ponto seguinte. OBS: Se usar todos os elementos em todos os pontos, ficará um discurso longo, e maçante. Saiba selecionar.
CONCLUSÃO E DESAFIO CONCLUSÃO E DESAFIO A conclusão deve compreender um breve resumo de tudo o que você falouA conclusão deve compreender um breve resumo de tudo o que você falou Relembrar a tese inicial e mostrar que você chegou aonde “prometeu”Relembrar a tese inicial e mostrar que você chegou aonde “prometeu” Uma ilustração muito interessanteUma ilustração muito interessante Por fim, lance o desafio final e o CONVITE, pois o objetivo do sermão e levar as pessoas às decisões espirituais!!!Por fim, lance o desafio final e o CONVITE, pois o objetivo do sermão e levar as pessoas às decisões espirituais!!!
ESBOÇO PRÁTICO Título:Título: Texto-Base:Texto-Base: 1.INTRODUÇÃO (5’) ( ? /Ilustração) ( ? /Ilustração) (10’) (Explicação+ Txt) (Explicação+ Txt) (10’) (Aplicação/Desafio +Txt) 4.CONCLUSÃO (5’) (Resumo/Recapitulação) Obs: Transição p/convite # Atividade Avaliativa # Atividade Avaliativa 1. Crie um esboço de um tipo de sermão de sua preferência, sendo que deve identificá-lo e justificar o motivo de sua escolha de acordo com o que foi estudado. 1. Crie um esboço de um tipo de sermão de sua preferência, sendo que deve identificá-lo e justificar o motivo de sua escolha de acordo com o que foi estudado. # Atividade Substitutiva (Recuperação Paralela) 1.Responda o questionário anexo na apostila em pdf disponibilizada e envie por , 1.Responda o questionário anexo na apostila em pdf disponibilizada e envie por , identificado até amanhã, dia 29/06, sexta-feira.