HOMILÉTICA PARA COLEGIADO DE ASPIRANTES “A ARTE DE PREGAR” (Tim / Whats app) (Oi) Pra. Dra. Keyle Monteiro Volta.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HOMILÉTICA CETAPES Prof: Irisomar Fernandes Silva Bel em Teologia
Advertisements

Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
/teologiaemissao /igrejaibmosasco Homilética Bíblica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento O Esboço do Sermão e Como Prepará-lo.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE 1º Pedro INTRODUÇÃO Escatologia, segundo a maioria dos estudiosos, significa o estudo das últimas das últimas coisas,
Roney Cozzer Site Teologia & Discernimento O Sermão e Tipos de Sermão.
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
procede da boca de Deus. (Mt 4:4)
Exercício da vigilância
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
GRUPOS DE ASSISTENCIA EVANGELIZAÇÃO.
Bíblia na Catequese.
Unidade 2 Leitura e interpretação de textos
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Apresentação de um Tema - Orientações
Site Teologia & Discernimento
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
A compaixão e o dinheiro que disse: Mais bem-aventurado é dar que
TÍTULOTÍTULOTÍTULO TÍTULO TÍTULOTÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULOTÍTTÍTULO
Orientações ao professor
Prof. Arthur Albertin.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Título da apresentação do treinamento
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
GÊNERO ENTREVISTA.
Resumo PARTE 1.
Resultados Parciais/ Esperados
REDAÇÃO Mais um tipo de texto.
O título deve ser curto e mostrar o assunto que será tratado.
Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Gêneros de Divulgação científica:
Orientações ao professor
La Enseñanza en la Escuela Sabática: Comprendiendo y Aplicando el “Ciclo de Aprendizaje"
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
O mesmo Jesus é capaz de transformar o coração de
HOMILÉTICA – I - É a arte de pregar sermões - É a arte de falar em público Retórica = para os gregos Retórica = para os gregos Oratória = para os romanos.
Lição 02 O reino de Deus e a missão
procede da boca de Deus. (Mt 4:4)
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Exercício do desabafo 12 DE AGOSTO DE 2017
Orientações ao professor
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
OS FALSOS PROFETAS Mt 7:15 "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores.”
Lição 06 Os cristãos missionais
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO OBJETIVOS REFERÊNCIAS METODOLOGIA
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
TÍTULO subtítulo (Se houver)
Logotipo da Instituição
TÍTULO DO TRABALHO: Autor(es):.
Roteiro – trabalho final
REDAÇÃO – AULA 1 Enem 2017.
RESULTADOS E DISCUSSÃO AGRADECIMENTO (Opcional) REFERÊNCIAS (Opcional)
Texto argumentativo: artigo de opinião
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
TIPOS DE FICHAMENTO Profa. Judilma Aline
N Q E modelo VIAGENS S Como projetar uma localização com base em uma viagem de campo visualizada por outros estudantes. Um modelo para alunos criarem.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
Base de Teologia pela ETEQS (AD Jundiaí); Licenciado em Pedagogia - Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Serviço Social - UniAnhanguera Jundiaí;
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Lição 04: A justiça do evangelho
Prof. Elisson de Andrade
Transcrição da apresentação:

HOMILÉTICA PARA COLEGIADO DE ASPIRANTES “A ARTE DE PREGAR” (Tim / Whats app) (Oi) Pra. Dra. Keyle Monteiro Volta às aulas: 04 de agosto, + Inf: /

DEFINIÇÃO DO TERMO: Quais as característica s de uma boa conversa?Quais as característica s de uma boa conversa? AgradávelAgradável Assunto de interesseAssunto de interesse Linguagem que eu compreendaLinguagem que eu compreenda InteraçãoInteração RelevanteRelevante PráticaPrática O termo “homilética” tem sua raízes etimológicas em três palavras da cultura grega: Homilos, que significa “multidão”, “turma”,” “tribunal” assembléia do povo”(At. 18:17); Homilia, que significa “associação”,”companhia” ( 1Cor. 15:33); Homileo, que significa “falar”, “conversar” (Lc. 24:14;At. 20:11, 24:26).

E em se tratando de uma pregação, o que mais uma boa homilia deve ter:E em se tratando de uma pregação, o que mais uma boa homilia deve ter: Base bíblicaBase bíblica Interpretação bíblica corretaInterpretação bíblica correta (Hermenêutica conforme Igreja) ContemporaneidadeContemporaneidade Aplicação práticaAplicação prática

TIPOS DE SERMÃO: TEMÁTICO: ou seja, a partir de um tema, parta à procura dos textos bíblicosTEMÁTICO: ou seja, a partir de um tema, parta à procura dos textos bíblicos TEXTUAL: escolha um texto e mergulhe nele, você pode usar textos auxiliaresTEXTUAL: escolha um texto e mergulhe nele, você pode usar textos auxiliares EXPOSITIVO:EXPOSITIVO: centralizado em torno do propósito original do texto, onde é exigido um grande domínio da hermenêutica visando explicar o propósito principal do texto, OBS: eu considero o sermão expositivo a mesma coisa que o textual, e também creio que no sermão temático é fundamental você ser expositor do texto bíblico também.

ANTES DO SERMÃO: Tenha uma vida devocional: leitura bíblica e oração (cuidado para não ser um “profissional” da pregação)Tenha uma vida devocional: leitura bíblica e oração (cuidado para não ser um “profissional” da pregação) Estude o(s) texto(s), como? Algumas dicas:Estude o(s) texto(s), como? Algumas dicas: Leia em várias versões, se possível estude os “originais”Leia em várias versões, se possível estude os “originais” Leia as referências e textos paralelosLeia as referências e textos paralelos Descubra o contexto imediato (antes e depois) e o contexto históricoDescubra o contexto imediato (antes e depois) e o contexto histórico Descubra as principais palavras e termos do textoDescubra as principais palavras e termos do texto

O SERMÃO EM SI: 1.TÍTULO1.TÍTULO Deve despertar interesse, curiosidadeDeve despertar interesse, curiosidade Deve de fato ter a ver com aquilo que você falaráDeve de fato ter a ver com aquilo que você falará Deve ser uma frase ( 3 a 5 palavras)Deve ser uma frase ( 3 a 5 palavras) Aqui o seu tema e texto bíblico já devem estar definidosAqui o seu tema e texto bíblico já devem estar definidos EXERCÍCIO: com base em textos bíblicos bem conhecidos vamos pensar em possíveis títulos corretos e incorretosEXERCÍCIO: com base em textos bíblicos bem conhecidos vamos pensar em possíveis títulos corretos e incorretos

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO Aqui você tem a oportunidade de “ganhar” o público!!!Aqui você tem a oportunidade de “ganhar” o público!!! É muito importante você usar uma ilustração nesta parteÉ muito importante você usar uma ilustração nesta parte É fundamental apresentar ao público sua tese (aonde vc quer chegar, o caminho a trilhar) – sem revelar tudo, é claro!É fundamental apresentar ao público sua tese (aonde vc quer chegar, o caminho a trilhar) – sem revelar tudo, é claro! A introdução já deve estar claramente ligada ao títuloA introdução já deve estar claramente ligada ao título

OS PONTOS Podem ter quantos pontos você quiser, adeque ao tempo, ao público, lugar, evento e cirucunstância em que vc se encontre.Podem ter quantos pontos você quiser, adeque ao tempo, ao público, lugar, evento e cirucunstância em que vc se encontre. Cada ponto deve ter ligação com a tese, sendo parte de sua exposição maior, e com texto-base de seu sermão no início. Importante cada ponto estar ligado a pelo menos 1 texto bíblico.Cada ponto deve ter ligação com a tese, sendo parte de sua exposição maior, e com texto-base de seu sermão no início. Importante cada ponto estar ligado a pelo menos 1 texto bíblico. Em cada ponto você deve ter os elementos:Em cada ponto você deve ter os elementos: Explicação – do texto bíblico e da teseExplicação – do texto bíblico e da tese Ilustração – para clarear o que você propôsIlustração – para clarear o que você propôs Aplicação – clara e práticaAplicação – clara e prática Desafio – é aquilo que seu ouvinte deve fazer com o que ouviuDesafio – é aquilo que seu ouvinte deve fazer com o que ouviu Revisão – breve resumo do que você expôsRevisão – breve resumo do que você expôs Transição: é a passagem, ligação para o ponto seguinte.Transição: é a passagem, ligação para o ponto seguinte. OBS: Se usar todos os elementos em todos os pontos, ficará um discurso longo, e maçante. Saiba selecionar.

CONCLUSÃO E DESAFIO CONCLUSÃO E DESAFIO A conclusão deve compreender um breve resumo de tudo o que você falouA conclusão deve compreender um breve resumo de tudo o que você falou Relembrar a tese inicial e mostrar que você chegou aonde “prometeu”Relembrar a tese inicial e mostrar que você chegou aonde “prometeu” Uma ilustração muito interessanteUma ilustração muito interessante Por fim, lance o desafio final e o CONVITE, pois o objetivo do sermão e levar as pessoas às decisões espirituais!!!Por fim, lance o desafio final e o CONVITE, pois o objetivo do sermão e levar as pessoas às decisões espirituais!!!

ESBOÇO PRÁTICO Título:Título: Texto-Base:Texto-Base: 1.INTRODUÇÃO (5’) ( ? /Ilustração) ( ? /Ilustração) (10’) (Explicação+ Txt) (Explicação+ Txt) (10’) (Aplicação/Desafio +Txt) 4.CONCLUSÃO (5’) (Resumo/Recapitulação) Obs: Transição p/convite # Atividade Avaliativa # Atividade Avaliativa 1. Crie um esboço de um tipo de sermão de sua preferência, sendo que deve identificá-lo e justificar o motivo de sua escolha de acordo com o que foi estudado. 1. Crie um esboço de um tipo de sermão de sua preferência, sendo que deve identificá-lo e justificar o motivo de sua escolha de acordo com o que foi estudado. # Atividade Substitutiva (Recuperação Paralela) 1.Responda o questionário anexo na apostila em pdf disponibilizada e envie por , 1.Responda o questionário anexo na apostila em pdf disponibilizada e envie por , identificado até amanhã, dia 29/06, sexta-feira.