SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia.

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Transcrição da apresentação:

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E A GERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DECISORIAIS Prof. Luiz da Guia

O SIG auxilia os executivos das empresas a consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: Qualidade Produtividade Participação

A qualidade em qualquer aspecto? Sim ou Não? Não só do produto ou serviço Também a satisfação pessoal dos funcionários – Qualidade de vida

Produtividade A produtividade não está associada apenas a tempos e movimentos, ergonomia ou linhas de produção. É encarada como produtividade global como uma filosofia.

Participação Consolidada com as melhorias de qualidade + produtividade

Quais aspectos a empresa deve ter para usufruir do SIG? Envolvimento da alta e média administração Competência das pessoas Participação efetiva e com responsabilidade dos vários funcionários Habilidade dos executivos da empresa em identificar a necessidade de informações Decisões baseadas em informações Adequada relação custo x beneficio – Entre outras

ESQUEMA BÁSICO DE DELINEAMENTO DO SIG

Dificuldades x Soluções Existem dificuldades no processo de delineamento do sistema de informações gerenciais Uma destas dificuldades se relaciona à definição dos subsistemas do SIG E existem muitas formas de se fazer isto.

O sistema de informações gerenciais é representado pelo conjunto de subsistemas, visualizados de forma integrada e capazes de gerar informações necessárias ao processo decisório.

Sistema e subsistema

A empresa deve ser enfocada do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional  Gera estabilidade ao plano e à sua execução, uma vez que o mesmo fica isento das mudanças organizacionais

A estrutura organizacional é função do negócio e das características peculiares da empresa

Nesse relacionamento entre o sistema de informações gerenciais e a estrutura organizacional, dois itens devem ser abordados.

Os subsistemas de informações deverão 1. Atender às necessidades das unidades organizacionais, atravessando os departamentos e interrelacionando essas diversas partes através do fluxo de informações.

Os subsistemas de informação devem 2. Estar compatíveis com a estrutura de autoridade e de responsabilidade pela execução das atividades estabelecidas pela empresa, de modo que as informações destinadas a formular os planos, executar as funções e avaliar os desempenhos sejam estruturadas, quanto ao conteúdo, forma e periodicidade e grau de detalhe, de acordo com os objetivos das unidades organizacionais, para comunicação às pessoas certas em tempo hábil.

Esquema básico do sistema de informações gerenciais As áreas funcionais: marketing, produção, administração financeira, administração de materiais; administração de recursos humanos, administração de serviços e gestão empresarial.

As áreas funcionais se subdividem em funções Que são atividades relacionadas, necessárias ao funcionamento de uma empresa Através da execução das funções e atividades que se alcança um produto bem definido Estes produtos, resultantes de cada função, são passados às demais funções, resultando assim as grandes cadeias de interligações e interdependências das funções da empresa

Do intercâmbio entre as funções formalizam-se as informações Inicialmente efetua-se a identificação e caracterização das funções e atividades básicas, bem como o seu agrupamento em dois tipos de áreas funcionais

Funções e atividades identificadas devem ser separadas entre: Áreas funcionais-fim Áreas funcionais-meio

O que áreas funcionais-fim englobam ? Atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado. Marketing Produção

O que áreas funcionais-meio englobam ? Funções e atividades que proporcionam os meios para que ocorra a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado Administração financeira Administração de materiais Administração de recursos humanos Administração de serviços Gestão empresarial

As áreas funcionais de uma empresa

O estudo das funções e atividades deverá ser adaptado para cada empresa e situação para posterior consolidação

Atividades da área funcional de marketing

Atividades da área funcional de produção

Outras atividades de áreas funcionais devem ser adaptadas a cada realidade