SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SOLUÇÕES – CONCENTRAÇÃO II Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D.
Advertisements

ANÁLISE GRAVIMÉTRICA Prof Augusto Tanamati.
Material de laboratório
Quimica Ambiental  Classificação da matéria - Substância pura - Misturas - Sistemas homogêneos e heterogêneos  Dispersões - Tipos de dispersões, classificação.
Novo procedimento de limpeza e sanitização
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 19. Estado Líquido.
Todas as árvores possuem uma substância-celulose. O eucalipto é cortado e levado para a indústria. Na fábrica, é cortado, descascado e picado. Papel.
Método de separação dos componentes de uma mistura, realizada pela distribuição desses componentes entre duas fases:  Fase estacionária – absorvente:
Cálculo Operações de Umidificação e Desumidificação
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
Tratamento de minérios: Separação sólido - líquido Curso: Técnico em Mineração.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
PROCESSOS FARMACÊUTICOS UNITÁRIOS. Pessoa responsável pelo processo de mistura: n Técnico de manipulação acompanhado por um farmacêutico que realiza a.
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
BOAS PRÁTICAS DE HIGIENE NA COZINHA
Curso – NUTRIÇÃO UNISUL Profa. Denise E. Moritz
Calorimetria Estudando para o ENEM de forma Invertida
VIDRARIAS e EQUIPAMENTOS
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Processos de separação
GÁS HIDROGÊNIO Grupo: Arnanna Nunes, Arthur Mezadri, Caroline Ferrereiz, Gustavo Siqueira e Gabriel Oliveira. Disciplina: Química Professor(a): Chirlei.
Hidratação do Jovem Desportista
Estudo das Dispersões.
Professor: Renato C Matos
Deslocamento do Equilíbrio Químico
Física Experimental I Prof. Marcus Raele
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Cloreto de sódio (sal de cozinha) QUÍMICA O cloreto de sódio é uma substância inorgânica pertencente à função química dos sais. Suas principais características.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
DILATAÇÃO TÉRMICA Página 102.
Apresentação dos seminários
Ácidos e Bases Profª Carol Mossi.
AULÃO DE MATEMÁTICA TRIGONOMETRIA GEOMETRIA.
FO.09 – ESCALAS DE TEMPERATURA FO.10 – TROCAS DE CALOR
IP – Repetições Prof. Eduardo Falcão.
Secagem de Bananas (Musa ssp): Prata e da Terra
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Aula de vidrarias básicas
A Água -Ciclo da água - A Água na Natureza - A Água e os seres vivos
Aplicações de Equações Diferenciais de Primeira Ordem
Abordagem à previsão de fadiga térmica de matriz (AISI H13) utilizada para fundição de alumínio em alta pressão utilizando a equação Basquin e elementos.
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
QUÍMICA EXPERIMENTAL AULA 1
Professora: Ellen Lima
GLICEMIA CAPILAR Prof: Andreia Aragao Enfermeira.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
Profa. Millena da Silva Montagnoli
Dimensões Euclidianas
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
Índices Físicos Prof. Talles Mello.
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE LICOPENO EM TOMATES E DERIVADOS
Instrumentação Laboratorial Prof. Dr. Leonardo Sokolnik de Oliveira
Titulação ácido-base 11º ano [Imagem: blenderartists.org]
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
Limite de Plasticidade e de Liquidez
NO EXPERIMENTO... Pa Pb L Pa= pressão da suspensão
TÍTULO DO TRABALHO (Utilizar fonte tipo Times New Roman tamanho 44, letras maiúsculas, alinhamento centralizado) Nome Completo do Autor, Instituição de.
TERMOLOGIA.
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
QUÍMICA Prof. Alonso.
Magia sem truques, basta ser quimico!!
Procedimento analítico
 Diluição de soluções - Diluir uma solução é diminuir sua concentração - Isso é feito pela adição de solvente puro C0 . V0 = Cf . Vf C0 = concentração.
ANÁLISE INSTRUMENTAL 1 AIN 1
Actividade experimental nº1
Estudo das Soluções e de suas Propriedades
PRODUTO DE SOLUBILIDADE
Transcrição da apresentação:

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Físico-Química SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli edsont@iqsc.usp.br São Carlos, 2019

Introdução Evaporação Filtração Recristalização Mel

Procedimento Experimental Materiais Necessários:

Procedimento Experimental Parte A: EVAPORAÇÃO, FILTRAÇÃO E RECRISTALIZAÇÃO A1 - Evaporação Será observada a solubilidade do cloreto de sódio em água; Pela evaporação de uma quantidade conhecida da solução saturada; Solução saturada de NaCl A secagem será confirmada repetidamente por diversos ciclos de aquecimento e pesagem (usualmente dois ou três ciclos são suficientes).

Procedimento Experimental 1. Pesar uma cápsula de evaporação limpa e seca, com precisão mínima de 0,01 g. Anotar o valor na folha de relatório; Capsula de Porcelana Pesar

Capsula de Porcelana previamente pesada Procedimento Experimental Pipetar, COM CUIDADO, aproximadamente 6 mL de solução saturada de NaCl e colocar na capsula de porcelana Solução saturada de NaCl Capsula de Porcelana previamente pesada 6 mL Pesar novamente

Procedimento Experimental Colocar a cápsula com a solução saturada sobre o béquer com água (e pérolas de vidro) em um sistema de aquecimento. - Ferver a água e manter a cápsula sobre o becker até evaporação completa do solvente contido na cápsula Remover a cápsula e o Becker usando pinça/luva Colocar a cápsula diretamente sobre a tela de amianto 2-3 min; usar pinça.

Procedimento Experimental Deixar resfriar a cápsula de evaporação colocando-a sobre um suporte; Pesar a cápsula de evaporação quando sua temperatura chegar perto da temperatura ambiente. Anotar este valor na folha de relatório Capsula de Porcelana Pesar Repetir este procedimento quantas vezes for necessário até chegar a um valor de massa constante (diferença entre pesagens menor que 0,03 g).

Procedimento Experimental Parte A: EVAPORAÇÃO, FILTRAÇÃO E RECRISTALIZAÇÃO A2 – Filtração Colocar o papel dobrado no funil e umedece-lo com água destilada.

Procedimento Experimental Preparação do Carbonato de Cálcio Colocar 10 mL da solução 1,0 mol L-1 de carbonato de sódio em um béquer de 100 mL; 5. Adicionar 10 mL da solução 1,0 mol L-1 de cloreto de cálcio; 10 mL - Na2CO3 1 mol L-1 10 mL – CaCl2 1 mol L-1 Registrar o que ocorre na folha de relatório E o que ocorre???

Procedimento Experimental Preparação do Carbonato de Cálcio Colocar 10 mL da solução 1,0 mol L-1 de carbonato de sódio em um béquer de 100 mL; 5. Adicionar 10 mL da solução 1,0 mol L-1 de cloreto de cálcio; 10 mL - Na2CO3 1 mol L-1 10 mL – CaCl2 1 mol L-1 Registrar o que ocorre na folha de relatório Na2CO3 + CaCl2 = CaCO3(precipitado) + 2 NaCl(solúvel)

Procedimento Experimental Agitar a mistura resultante por alguns segundos e proceder a filtração; Filtração

Procedimento Experimental Quando toda a fase aquosa houver sido drenada, retirar o papel de filtro cuidadosamente; Abrir o papel de filtro e, com o auxílio de uma espátula, transferir o precipitado para um vidro de relógio; Utilizando um conta-gotas, adicionar rapidamente 10 gotas de solução de HCl 6 M ao precipitado. Descrever na folha de relatório as observações sobre este procedimento. CaCO3(precipitado) + HCl = ????

Procedimento Experimental Parte A: EVAPORAÇÃO, FILTRAÇÃO E RECRISTALIZAÇÃO A3. RECRISTALIZAÇÃO DA VANILINA (4-HIDROXI-3-METOXI-BENZALDEÍDO) aroma de baunilha

Introdução Recristalização Mel 1 - Seleção do solvente; 2 - Dissolução do sólido; 3 - Filtração a quente; 4 - Resfriamento da solução; 5 - Resfriamento com banho de gelo; 6 - Filtração a vácuo; 7 - Lavagem dos cristais; 8 - Secagem; 9 - Cálculo de rendimento e 10 - Determinação de pureza. Mel

Procedimento Experimental 1. Pesar, em um béquer de 100 mL, aproximadamente 2 g de vanilina; 2. Adicionar cerca de 30 mL de água destilada no frasco e agitar a solução com um bastão de vidro para dissolver o máximo possível. + 2 g de Vanilina + 30 mL de Água

Procedimento Experimental 3. Utilizando um bico de Bunsen, aquecer a solução até próximo ao ponto de ebulição (~ 85 ºC) e agitar com o bastão de vidro (não manter o aquecimento por muito tempo); 4. Tampar o béquer com um vidro de relógio e deixar a solução esfriar para o crescimento dos cristais;

Procedimento Experimental Pesar uma folha de papel de filtro. Anotar o valor na folha de relatório; Colocar a folha de papel de filtro em um funil de Büchner (COM O TAMANHO APROPRIADO, PARA QUE TODOS OS BURACOS DO FUNIL FIQUEM COBERTOS COM O PAPEL); Molhar o papel com água destilada, para o papel aderir ao funil; Fazer vácuo no sistema de filtração com o auxílio de uma trompa de vácuo, pressionando levemente o funil de Büchner para baixo para melhorar a vedação.

Procedimento Experimental 9. Após filtrar totalmente a solução, lavar os cristais com água destilada gelada com o auxílio de uma pisseta. ATENÇÃO: UTILIZAR NO MÁXIMO 5 ML DE ÁGUA GELADA PARA ENXAGUAR O FRASCO COM OS CRISTAIS;

Procedimento Experimental 11. Retirar cuidadosamente o papel de filtro com os cristais com o auxílio de uma pinça ou espátula e colocá-lo sobre um vidro de relógio; (Marcar o nome do grupo embaixo do vidro de relógio); 12. Colocar todo o conjunto em uma estufa previamente aquecida para secagem; Secar

Procedimento Experimental 13. Após aproximadamente 30 minutos, retirar o conjunto da estufa e colocar os cristais em um béquer de 50 mL previamente pesado (anotar a massa do béquer na folha de relatório); 14. Pesar o conjunto béquer + cristais. Anotar na folha de relatório o valor desta pesagem. Cristais Pesar

Procedimento Experimental Parte B: DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO B1. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE FUSÃO POR AQUECIMENTO DA AMOSTRA

Resultados

Resultados A1 - Evaporação Calcular para o NaCl o erro entre a solubilidade experimental (determinada na Prática A1) e a solubilidade teórica, descrita na literatura. Discutir possíveis erros experimentais.

Resultados A2 - Filtração O que foi observado quando as soluções de Na2CO3 e CaCl2 foram misturadas? Por quê foi utilizada a filtração em vez de evaporação? O que foi observado quando adicionou-se HCl no produto da reação? A observação acima suporta a conclusão que CaCO3 foi o produto coletado pela filtração? Explicar a resposta.

Resultados A3 - Recristalização 1. A vanilina é solúvel em água a temperatura ambiente? Explicar a resposta. A solubilidade da vanilina aumenta ou diminui com o aumento da temperatura? Explicar a resposta. Por quê a solução de vanilina foi resfriada em um banho de gelo antes da filtração a vácuo? Como o processo de recristalização promove a purificação da vanilina? Por quê a filtração a vácuo foi utilizada em vez da filtração por gravidade?

Sugestões