A) Justificativa. a) Justificativa b) OBJETIVO O Curso de Aprendizagem Industrial – Especializações da Ferramentaria tem por objetivo o desenvolvimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Técnico em Automação Industrial
Programa de Qualidade: certificações, etapas e custos
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
ESCOLA SENAI MARIO AMATO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Gestão de Recursos I– Parte 2 Flávio Botana CURSO CURSO SUPERIOR DE DE TECNOLOGIA GRÁFICA tecnologia gráfica superior.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
Metodologia para Avaliação e Certificação de Competências
COMITÊ TÉCNICO SETORIAL
Ministério da Educação
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Construindo uma identidade profissional
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
ATIVIDADE AVALIATIVA:
Educação Ambiental - GPEEA
Escoteiros do Brasil Compreendendo o Papel como Formador.
OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO ETAPA ESTADUAL
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Treinamento e Desenvolvimento - T&D
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Mapa Estratégico da Indústria
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
GOVERNO FEDERAL - BRASIL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Como é recrutado o profissional da qualidade
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
Área dos Banners Dinâmicos e/ou Animados com os Destaques
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Instrutor: Objetivos:.
CENTRO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO EM ENGENHARIA. O Centro de Educação e Treinamento em Engenharia, CETE, é uma empresa educacional genuinamente paraense.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
BENCHMARKING.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Curso de Instalador e Reparador de Redes de Computadores.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Itinerários Formativos
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
Termo de Terminalidade
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

a) Justificativa

b) OBJETIVO O Curso de Aprendizagem Industrial – Especializações da Ferramentaria tem por objetivo o desenvolvimento de competências na elaboração e execução de projetos da área, por meio da mobilização de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes a construção e manutenção de ferramentas, dispositivos, estampos, moldes e modelos para termoplásticos, fundidos e forjados.

II - REQUISITOS DE ACESSO A inscrição e a matrícula no Curso de Aprendizagem Industrial - Especialização estão abertas a : concluintes do Curso de Aprendizagem Industrial, no segmento da metalmecânica (Ajustador Mecânico, Mecânico Geral, Operador de Máquinas-Ferramenta e Mecânico de Usinagem), preferencialmente empregados; candidatos, preferencialmente empregados, com experiência profissional no segmento industrial da metalmecânica, que comprovem as competências consideradas pré-requisitos do curso

III - PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO O itinerário de formação do Curso de Aprendizagem Industrial – Especializações da Ferramentaria abrange os seguintes perfis profissionais identificáveis no mercado de trabalho: Ferramenteiro de Dispositivos Ferramenteiro de Corte, Dobra e Repuxo Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos Ferramenteiro de Moldes para Fundição

Perfil do Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos Constrói e repara, em oficinas de construção e de manutenção específicas, moldes para termoplásticos Planeja e define a seqüência dos processos de montagem e construção de moldes Constrói moldes de sopro, de injeção e de extrusão. Desenvolve, sob coordenação, projetos de construção de moldes para termoplásticos Testa moldes e elementos construtivos Recupera moldes desgastados e Faz controle dimensional de moldes para termoplásticos Faz controle dimensional de moldes para termoplásticos Demonstra competências pessoais necessárias ao desempenho das funções, referentes a habilidades mentais e sensório-motoras, qualidades pessoais e de comunicação, e competências sociais .

Quadro da Organização Curricular

Itinerário de Formação

PROJETO SENAI -DN / MTE - CBO 2000 OBJETIVO: DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS APLICANDO A METODOLOGIA DACUM

Etapas para o Desenvolvimento e Implementação dos Programas Baseados em Competências DESENVOLVIMENTO DE CURRÍCULO BASEADO EM COMPETÊNCIAS APLICANDO A METODOLOGIA DACUM

Etapas para o Desenvolvimento e Implementação dos Programas Baseados em Competências

Etapas para o Desenvolvimento e Implementação dos Programas Baseados em Competências

PROJETO PILOTO - FERRAMENTARIA Caracterização da Necessidade Atendimento as demandas atuais e futuras das empresas industriais do Estado de São Paulo relativas aos profissionais da família dos Ferramenteiros e Modeladores de Metais, conforme dados de estudo de demanda, para os próximos cinco anos, efetuado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Em função da tendência atual de crescimento sustentado da economia e da expansão do nível de emprego, formulamos com base na pesquisa do MTE, algumas projeções para os próximos cinco anos 2001 - 2005, prevê-se a expansão entre 1.340 a 4.350 novos postos de trabalho Ampliação do atendimento a um significativo contingente de jovens na faixa de 14 a 18 anos, proporcionando-lhes a oportunidade de obtenção de uma qualificação de nível básico mais especializada.

FAMÍLIA OCUPACIONAL : FERRAMENTEIROS E AFINS COMPOSIÇÃO PRELIMINAR DA ESTRUTURA DO PROGRAMA FORMATIVO BASEADO EM COMPETÊNCIAS FAMÍLIA OCUPACIONAL : FERRAMENTEIROS E AFINS MÓDULO BÁSICO I GAC -A- PLANEJAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO GAC -G- EXECUTAR MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA GAC -H- FAZER CONTROLE DIMENCIONAL GAC -I-TRABALHAR COM SEGURANÇA GAC -J- DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS MÓDULO ESPECÍFICO 1 GAC -B- CONSTRUIR FERRAMENTAS E DISPOSITIVOS GAC -C- DESENVOLVER FERRAMENTAS PARA MÁQUINAS FERRAMENTEIRO DE DISPOSITIVOS MÓDULO ESPECÍFICO 2 GAC -D- CONSTRUIR ESTAMPOS DE CORTE, DOBRA, REPUXOE CORTE FINO FERRAMENTEIRO DE CORTE , DOBRA E REPUXO MÓDULO ESPECÍFICO 3 GAC -E- CONSTRUIR MOLDES DE INJEÇÃO, SOPRO E EXTRUSÃO FERRAMENTEIRO DE MOLDES PARA TERMOPLÁSTICOS MÓDULO ESPECÍFICO 4 GAC -F- CONSTRUIR MODELOS E MOLDES METÁLICOS PARA FUNDIÇÃO -DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS FERRAMENTEIRO DE MODELAÇÃO DE METAIS FERRAMENTEIRO

O Novo enfoque - O que se espera? AS BASES PARA A OBTENÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DEFININDO O PERFIL PROFISSIONAL O PAPEL DE COORDENADOR DE APRENDIZAGEM O NOVO PAPEL DA EQUIPE DOCENTE O NOVO PAPEL DO ALUNO

A grande pergunta - O que mudou? OS PAPÉIS DA EQUIPE ESCOLAR A EQUIPE DOCENTE DEVE SELECIONAR E APLICAR METODOLOGIAS ADEQUADAS A CONSTRUÇÃO DAS RESPECTIVAS COMPETÊNCIAS: PROBLEMATIZAÇÃO DOS TEMAS, ATIVIDADES DE PESQUISA, PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS, DESENVOLVIMENTO DE WORKSHOPs, DEBATES DE TEMAS, ATIVIDADES PRÁTICAS DO MUNDO DO TRABALHO, ATIVIDADES EM LABORATÓRIOS, PROMOVE PESQUISA DE TEMAS E CONTEÚDOS APLICADOS, ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS.

A grande pergunta - O que mudou? O ALUNO PASSA A SER RESPONSÁVEL DIRETO PELA CONSTRUÇÃO DE SUAS COMPETÊNCIAS: O ALUNO FAZ PARTE DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, QUESTIONA, ACESSA E PESQUISA NOVOS CONTEÚDOS E INFORMAÇÕES, DESCOBRE CAMINHOS PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, EXERCITA A CRIATIVIDADE, EFETUA SUA AUTO-AVALIAÇÃO, MONITORA SEU NÍVEL DE DESEMPENHO, BUSCA ALTERNATIVAS DE MELHORIA, AGREGA NOVAS CONTRIBUIÇÕES ÀS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM, LIDERA GRUPOS DE TRABALHO, DESENVOLVE E DEBATE TEMAS ATUAIS, ORGANIZA E APRESENTA WORKSHOPS, PARTICIPA EM OFICINAS, APRENDE A APRENDER.

CONSULTORIA CANADENSE Avaliação da Implementação e Desenvolvimento do Programa Baseados em Competências CONSULTORIA CANADENSE Consultor - Larry Coffin / Capra- CVA Resultados da Avaliação Externa – Dez-01 Relatório com apreciação muito positiva sobre o trabalho realizado pela equipe técnica do projeto. Foram apresentadas pelo consultor indicações para melhorias e otimização dos materiais produzidos. Indicações sobre a necessidade de ampliação das ações de capacitação Metodológica para dos docentes/instrutores. Indicações metodológicas para a Sistemática de Avaliação e construção de instrumentos práticos de avaliação.

PROJETO SENAI -DN / MTE - CBO 2000 PROJETO PILOTO - FERRAMENTARIA DITEC GERÊNCIAS REGIONAIS GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO UNIDADES DE FORMAÇÃO GRUPO TÉCNICO JOSÉ ROBERTO PARISI - GR-3 MARGARIDA MARIA S. FERRARI - GED MARCOS JOSÉ DE MORAIS SILVA - NPI PAULO MARTINS DE SOUZA - GR-4

Escola SENAI Mario Amato

Escola SENAI Mario Amato Centro Tecnológico em Cerâmica, Plásticos e Química Faculdade de Tecnologia Ambiental Qualidade em Educação - ISO 9001

Cursos Regulares da Escola Aprendizagem: - Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos - Especialização Técnico: - Cerâmica - Plásticos - Química Técnico in company Superior: Tecnologia Ambiental

Ferramenteiro de Moldes para Termoplásticos Duração: 800 horas 2 semestres Manhã ou tarde Requisitos: - Idade inferior 18 anos na data da matrícula; - Oriundo da área da Mecânica de Usinagem.

- Turmas fechadas para empresas Cursos Técnicos Cerâmica: - regular - 1.600 h (4 sem.) - intensivo - 1.600 h (2 sem.) Química: - regular - 1.600 h (4 sem.) Plásticos: In Company: - Turmas fechadas para empresas

Duração: Foco: Curso Superior Faculdade de Tecnologia Ambiental 8 semestres - período noturno Foco: Gestão Ambiental nos Processos Industriais visando o desenvolvimento sustentável

Programas de Treinamento Turmas abertas pela manhã, tarde, noite e aos sábados. Programas in company. Programas desenvolvidos para atender demandas específicas de empresas.

Programas de Treinamento Plásticos: - Power Shape - Power Mill - Projeto de Moldes para Plásticos - Preparador e Regulador de Máquinas Injetoras - Segurança para Operador de Máquina Injetora - Reciclagem de Plásticos - Preparador e Regulador de Maquinas Extrusoras - Introdução aos Materiais Plásticos - Noções Básicas para Extrusoras de Filme - Troca Rápida - “Set-up”

Prototipagem Rápida (FDM 3000)

Tecnologia de Engenharia Reversa - Método de Digitalização a Laser e Modelamento Matemático

Fim

Escola SENAI Mario Amato Centro Tecnológico em Cerâmica, Plásticos e Química Faculdade de Tecnologia Ambiental Qualidade em Educação - ISO 9001 fone: 4109-94-99