Segurança em Unidades de Processo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.
Advertisements

RISCOS. Processo de identificação de perigos Observação, descrição e a classificação.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
NR 36 – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.
Responsabilidades. Empresa Conforme o Art. 157 da CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas Cabe às empresas: Cumprir e fazer cumprir as normas de segurança.
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
NR 26 SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA.Padronização das cores a serem utilizadas como sinalização de segurança nos ambientes de trabalho.
ANALISE DO AUTO DIAGNÓSTICO COM A NORMA ISO SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE - SEKURIT - MAUÁ.
A EMPRESA SOLUÇÕES BASEADA EM Criada em 17 de março de 2011.
“Abrace a Segurança, abrace a vida!”
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Introdução à biossegurança Thayssa Karoline Enfermeira especialista em Urgência e emergência.
Normas regulamentadoras.
Disciplina: Sistemas de Informação
RISCOS PROFISSIONAIS E ESTATÍSTICAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Gerenciamento de Riscos Ambientais
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Elementos chaves/ Aplicação:
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
RISCOS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS
PCA – Programa de Conservação Auditiva Fonoaudióloga: Rosemeire Souza.
VIDA FUNCIONAL MOVIMENTAÇÕES GERAIS Olá!
Plano de Projeto Comercial
Gestão de Negócios aula 2
Modelo de Segurança Conseqüências Oportunidades de Prevenção
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time QUATRO A.
SEGURANÇA DO TRABALHO Objetivo: Promover a saúde e proteger a integridade física do trabalhador no seu local de trabalho. SESMT: Serviço especializado.
Oficina de Proteção Infantil
Sistema de Gestão da Qualidade Laboratorial e Biossegurança
Relatórios de Auditoria
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Objetivos desta sessão
TI / NA GESTÃO DE TRANSPORTES
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
Descrição da Empresa Aula 19.
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
Secretaria Nacional de Defesa Civil SISTEMA DE COMANDO EM OPERAÇÕES SCO Secretaria Nacional de Defesa Civil.
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
IF987 – Auditoria e Segurança de Sistemas de Informação
Agrotóxicos Tecnologia de controle ambiental para evitar contaminação do solo.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS DA TAREFA Edison Carlos Ferreira Segurança e Meio Ambiente Edison Carlos Ferreira Segurança e Meio Ambiente Legal.... A Análise.
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO
A Estratégia Six Sigma ( 6 ) e os profissionais Black Belts
Processo de identificação de riscos Observação, descrição e a classificação.
Plano de Projeto Comercial
Jenifer Robiatti Administradora Hospitalar
Novas Regras da NR-32 Dispositivos de Segurança
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
Tratamento de Não Conformidade Necessidade ou expectativa que é expressa, geralmente, de forma implícita ou obrigatória. Requisito.
Programa de Compliance Marília Kairuz Baracat
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Módulo V Etapas do Sistema de Gestão Ambiental (SGA): política ambiental, planejamento, implementação e operação, verificação.
C omissão I nterna de P revenção de A cidentes. CIPA Formada pelos próprios trabalhadores, com o objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes.
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Bhopal, India Vazamento de gás na fábrica da Union Carbide Aproximadamente quatro mil pessoas morreram Mais milharem ficaram inválidas Incidentes em indústrias químicas podem ser catastróficos.

Visão Geral Gerenciamento de Segurança do Processo da OSHA Programa de Prevenção de Riscos Ambientais de SSST Seu papel é vital!

Sendo Membro da Equipe Como funcionário, você colabora com: –Experiência –Observação –Suas sugestões. Somos todos do mesmo time – compartilhe seu conhecimento!

Informação por Escrito para os Funcionários Informação sobre materiais Informação sobre os sistema do processo Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos.

Conheça Seus Processos Químicos Diagramas Química do processo Equipamento.

Análise de Riscos do Processo Identifique e analise: –Todos os riscos possíveis –Conseqüências indesejáveis. Avalie: –Fatores humanos –Projetos de sistema inerentemente mais seguros. Informação prestada pelo funcionário é essencial.

Análise Final dos Riscos do Processo Possíveis riscos e a probabilidade de cada um Possíveis resultados de derramamentos ou vazamentos químicos Como e por que incêndios e explosões poderiam ser causados Medidas corretivas.

Procedimentos de Operação por Escrito Precisos Compreensíveis Acessíveis aos funcionários Revisados sempre que houver mudanças operacionais Revisados anualmente.

Administração da Mudança Mudanças podem levar a novas: –Condições –Problemas –Riscos. Todas as mudanças devem ser documentadas. Todos devem estar conscientes e entender as mudanças.

Programa de Treinamento de Funcionários Objetivos por escrito para os funcionários Um meio de acompanhar o progresso do funcionário Um resumo de cada processo Procedimentos de operação Limites de operação do sistema.

Mais Sobre Treinamento de Funcionários Operações e procedimentos de emergência Considerações de saúde Sistemas de controle de segurança Informações de comunicação de riscos químicos.

Acionamento e Desligamento Revisão de segurança pré-acionamento –Antes do início de qualquer processo –Especialmente importante para novos equipamentos e/ou processos. Procedimentos de Desligamento –Conheça cada passo –Desligamentos de emergência e não de emergência.

Permissões para Trabalho a Quente Práticas de trabalho seguro Medidas de proteção contra incêndio Pessoa que observe possíveis incêndios.

Investigação do Acidente Você pode ser ou não ser parte da equipe de investigação Você tem uma função sendo ou não A equipe precisa do seu conhecimento Objetivo da investigação do acidente: –Encontrar as causas e origens –Corrigir e controlar.

Auditoria de Complacência Revisão ampla de: –Processos –Equipamentos –Procedimentos de operação –Procedimentos de gerenciamento e segurança. É necessário a participação de todos Envolva-se – faça recomendações!

Resumo Todos são parte de uma mesma equipe Objetivo da equipe de segurança: eliminar acidentes de processo sérios Todos os funcionários e administradores devem estar: –A bordo –Comprometidos –Totalmente envolvidos.