Lição 06: O papel da lei no evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
23 DE JULHO DE 2016 A igreja avivada sob ataque E, chamando os apóstolos, aplicaram-lhes chicotadas e ordenaram que não falassem em nome de Jesus, Então.
Advertisements

8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
Princípios para um discipulado no Reino “A Timóteo, meu amado filho.” 2 Timóteo 1.2.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por...
Na semana passada, nós meditamos sobre o exemplo do pai que pediu ao filho que lhe fizesse algo importante, mas o filho lhe disse que estava com algumas.
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Orientações ao professor
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Um novo estilo de vida 4 DE FEVEREIRO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
Amor que restaura amizades
Nova geração, antigos pecados
Uma igreja carente de cura
Orientações ao professor
A perceptível presença de Deus
O privilégio de servir a Cristo
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Orientações ao professor
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
Orientações ao professor
Lição 11 “Vida após a morte?”.
Escola Bíblica Dominical
Magnificat.
REUNIÃO DE JOVENS ICM-HEMÍLIO TUPINÁ O CONSOLADOR 20/05/2017.
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Lição 1 Seja forte e corajoso!.
Maria aos pés da Santa Cruz
Orientações ao professor
Orientações ao professor
NO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Uma igreja carente de cura
Muitas coisas podem ser compradas com dinheiro, por exemplo, podemos comprar roupas, comida, ingressos, carros etc.
a essência da compaixão de deus Aula 9: Romanos 9
Lição 04 O que é igreja missional?
Lição 03 Israel, o povo da missão
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos filipenses Aula 8: Fp. 3-4
Orientações ao professor
Lição 01 A missão nasceu em Deus
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Orientações ao professor
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Lição 13 A missão foi realizada
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 04 Fiquem firmes. Lição 04 Fiquem firmes.
Lição 11 Os opositores da missão
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
Lição 12: As marcas do evangelho
Santidade e vida cristã
Lição 11: O próximo e o evangelho
Lição 02: A defesa do evangelho
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2019 com o tema:
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Transcrição da apresentação:

Lição 06: O papel da lei no evangelho

O papel da lei no evangelho Lição 06 O papel da lei no evangelho

Objetivo Mostrar ao estudante da Palavra que a lei, no evangelho, tem a função de revelar o pecado e conduzir ao Salvador, que nos leva a nos tornarmos filhos de Deus.

Texto-base Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa. (Gl 3:19)

Introdução Nesta lição, nosso foco estará na relação entre a lei e as boas novas. Paulo enfatiza que somos incapazes de salvar a nós mesmos e que a salvação chegou até nós por causa da promessa de Deus a Abraão de abençoar graciosamente a todos e não por causa de nossas obras de obediência.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA Em Gálatas 3:15-4:7, fica clara a função da lei em nossa salvação. Seu papel não é o de nos justificar, diz Paulo.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. As funções da lei: Contra o uso incorreto da lei, o apóstolo mostra que ela (a lei) não tem como função salvar, mas convencer os pecadores da necessidade da salvação. De acordo com ele, as funções da lei são: Revelar o pecado. Conduzir a Cristo.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. As funções da lei: Revelar o pecado: Ela não provoca o pecado, mas mostra a condição humana, revelando nosso real estado. Conduzir a Cristo: A lei convence as pessoas de seu pecado. Estas, por sua vez, vão a Cristo com fé e, então, são justificadas pela graça (Rm 3:21-26).

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. A bênção da promessa: A lógica é esta: Nós também fomos aceitos por Deus, não porque obedecíamos à lei ou éramos bondosos, mas porque ele já havia prometido que, por meio do descendente de Abraão, Jesus Cristo, todas as pessoas de todo o mundo poderiam ser justificadas pela graça. (Gl 3:21-22)

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 3. Os filhos de Deus: Diante da concretização da promessa de salvação por meio de Cristo, nós nos tornamos filhos de Deus. Paulo nos dá essa certeza, dizendo que: Estamos livres da sentença da lei. Nos tornamos morada do Espírito Santo.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 3. Os filhos de Deus: Estamos livres da sentença da lei: Deus julgou nossa sentença, punindo Jesus com o castigo que nós merecíamos. (2Co 5:21) Nos tornamos morada do Espírito Santo: Temos intimidade com Deus, por causa do Espírito Santo. Ele nos faz chamar Deus de Pai, o nosso Aba. Deus chegou tão perto, a ponto de estar por meio do Consolador em nosso próprio coração.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Se o papel da lei não é o de nos justificar, como disse Paulo, então, quais são as suas funções? Explique, com base em Gl 3:19,24 e Rm 7:7, e no item 1. 02. Utilizando o item 2, fale sobre a importância da concretização da promessa feita a Abraão. Por que Paulo disse que somos salvos por causa da promessa? Leia: Gn 12:1-3; Gl 3:16-18, 27-29. 03. Em que sentido não estamos subordinados à lei? Qual o significado da palavra “aio”, aplicada à lei? Leia Gl 3:25. 04. De que maneira nos tornamos filhos de Deus? O que o Espírito Santo tem a ver com isso? Como os filhos de Deus se relacionam com a lei? Baseie-se em Gl 4:5-6 e no item 3.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 1. Celebre o fato de ser livre da maldição da lei. Temos de celebrar, durante nossa vida, como Deus foi tão gracioso conosco: salvando-nos da sentença que era justa, por termos desobedecido a sua lei. 05. Fale à classe sobre como a salvação em Cristo trouxe alegria para a sua vida.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 2. Viva como um verdadeiro filho de Deus. Agora, justificados pela graça, como filhos de Deus, podemos deixar de pensar e fazer o que é errado, o que a carne deseja, e deixar de andar por onde nossos pés andavam, equivocadamente, no passado. 06. Anote algumas atitudes que demonstram que você é filho ou filha de Deus.

Desafio da semana Diante do conteúdo aprendido, somos chamados a confiar que Deus nos libertou da maldição da lei, cumprindo a promessa a Abração: a salvação por meio de Jesus. Uma vez salvos, somos livres para escolher a vontade de Deus e capacitados pelo Espírito Santo a cumpri-la, para crescermos na santificação. Nosso desafio, para esta semana, é levar a seguinte palavra a nossos amigos e amigas cristãos: Deus nos salva somente através de Jesus, para que, salvos, sejamos transformados à imagem do seu Filho, pela obra santificadora do Espírito. É ele quem nos mostra a vontade de Deus, expressa na lei, e nos conduz à obediência.

Próximo estudo Lição 07 O pastor e o evangelho