Introdução à Sociologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Advertisements

Auguste Comte, o Pai do Positivismo
A Possibilidade do Conhecimento
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A visão Grega da Ciência
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
SOCIOLOGIA O ESTUDO DA SOCIEDADE
Teorias Sociológicas Clássicas /2013
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O Positivismo.
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
AULA 3 O Conceito de Ciência.
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.
O Positivismo – Física Social
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A proposta de um pensamento positivo
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
FUNDAMENTOS DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA Antonio Carlos Brolezzi  
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Disc. Sociologia das Organizações
Sumário da Discussão Introdução – Cenas dos últimos capítulos!
AUGUSTO COMTE ( ) Comte (Isidore-Auguste-Maria-François-Xavier Comte) nasceu em Montpellier, a 19 de janeiro de Era filho de Louis-Auguste.
UDESC ESAG Disciplina: Sociologia Geral Professor: Evandro Brito.
O Positivismo.
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
O DIREITO COMO CIÊNCIA (epistemologia jurídica).
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
POSITIVISMO AUGUSTO COMTE
O que é Ciência.
Os primórdios da Sociologia Disciplina: Sociologia Facilitador: Paolo Integrantes: Romildo Jozué Paiter Paulo Marcio Isis Fernanda Kleiton Cristian Mayara.
“... A TAREFA NÃO É CONTEMPLAR O QUE NINGUÉM AINDA CONTEMPLOU,
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
POSITIVISMO. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte. Pioneiro Rebelde –participou de um motim dos alunos. Pouco de medicina. Filosofia Positiva.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
ANTROPOLOGIA.
REVISÃO DE ANTROPOLOGIA
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Positivismo.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Filosofia Fundamentos Sociológicos da Educação Filosofia Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Transcrição da apresentação:

Introdução à Sociologia II Unidade: Abordagens Sociológicas Clássicas AUGUSTO COMTE Profª. Drª. Denise Simões Rodrigues

AUGUSTO COMTE (1798 – 1857)   Obras principais: Curso de Filosofia Positiva; Sistema de Política Positiva; Catecismo Positivo; Discurso sobre o Espírito Positivo.

Contribuições Teóricas A Teoria Geral das Ciências: inventário sobre o conhecimento humano e classificação das ciências de acordo com os critérios de complexidade crescente e generalidade decrescente: Matemática, Astronomia, Física, Química, Biologia e Sociologia. A Teoria Geral da Evolução Filosófica. A Lei dos Três Estados: Estado Teológico (Fetichismo, Politeísmo e Monoteísmo) Estado Metafísico e Estado Positivo

A Sociologia: objeto e divisão Sociologia Estática: estuda os fenômenos sociais em equilíbrio e busca as leis gerais da Ordem. Teoria da Ordem Natural da Sociedade Humana: leis que regem a ordem das estruturas sociais. Teoria das condições de existência da sociedade; análise das possibilidades de harmonia fundamentando as relações sociais. A idéia do consenso universal como fundamento da solidariedade e base da divisão do trabalho social. Os níveis da sociedade: o indivíduo, a família, as combinações sociais. Sociologia Dinâmica: estuda as mudanças sociais, a evolução da sociedade e as leis que regem o Progresso. Teoria Geral dos Progressos Naturais: o desenvolvimento não é linear e admite estágios.

Contribuições Teóricas O Positivismo Social: a observação e a indução como método. Subordinação dos conceitos aos fatos e a concepção de que os fenômenos sociais estão submetidos a leis gerais. O método positivo: observação, experimentação, comparação e abordagem histórica dos fenômenos. A sociedade vista como uma construção ideal, governada por sacerdotes que seriam ao mesmo tempo autoridades religiosas, científicas e políticas; O culto à mulher, como Mãe e Inspiradora, e o culto à família. “O amor como princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. A Religião da Humanidade (Grande SER) e o Catecismo Positivista.

PRINCÍPIOS E POSTULADOS BÁSICOS do POSITIVISMO A busca da verdade nos fatos positivos a partir da observação. A busca da objetividade e/ou neutralidade científica. Cientificismo. Considerar a observação como fonte única do saber e critério último de verdade; Identidade e/ou superposição entre conhecimento filosófico e conhecimento científico; Atitude cética diante da Metafísica. Crítica aos elementos apriorísticos do conhecimento;

PRINCÍPIOS E POSTULADOS BÁSICOS Mecanicismo: adoção do modelo mecânico de explicação não só da natureza em si, como para a sociedade.Concepção determinista da natureza e do homem; é preciso buscar as leis naturais que regem a sociedade. Organicismo: a sociedade é identificada a um organismo vivo e a exemplo deles, tem um ciclo vital: nascimento, crescimento ou desenvolvimento e morte. A origem, a explicação e a justificação dos valores é feita de acordo com os princípios do evolucionismo;

PRINCÍPIOS E POSTULADOS BÁSICOS Ordem: as leis sociais, à semelhança das leis naturais, obedecem a uma ordem natural que deve ser respeitada para que se promova o bem comum. Solidariedade: a sociedade se funda na solidariedade de seus membros, o que possibilita o surgimento de atividades cada vez mais complexas que asseguram a sua sobrevivência enquanto indivíduos e/ou grupos Pragmatismo: o Positivismo se baseia na prática, na observação comparada dos fatos. Os fatos são explicados pala teoria e comprovados pela prática.  

PRINCÍPIOS E POSTULADOS BÁSICOS Relativismo: nada é absoluto, tudo é relativo. Não há busca da essência dos fenômenos, somente a constatação das relações entre eles; o conhecimento não é definitivo, está sempre aberto às reformulações. “tudo é relativo – eis a única verdade absoluta e axioma fundamental do Positivismo”. Previsibilidade: “Prever para prover”; “Ordem e Progresso”. Os verbos mais cultivados pelos positivistas: Constatar; Descrever; Prever.