Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Apresentações (PowerPoint) ... considerações
Pedagogia da pesquisa-ação
WebQuest.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Angélica/MS.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Curso de novas tecnologias na escola
Projeto Sala de Informática
REPENSANDO A PESQUISA NA ESCOLA: POSTURA E AÇÃO DO EDUCADOR
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Liliani Lecco Dettogni
Contexto de Educação a Distância
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Uma WebQuest é uma actividade orientada para a pesquisa, em que alguma, ou toda a informação com que os alunos interagem, provém de recursos na Internet.
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
desafio de pesquisar na rede
O Uso Pedagógico do Blog
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
Planejamento PNAIC 2014.
Webquest.
CURRICULO +.
AS CRIANÇAS E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
WEBQUEST.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Aprendizagens em Arte Coordenadora
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
WEBQUEST A lousa virtual.
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Acadêmica: Dayane Aparecida Alves Professoras: Elsa Guimarães Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Letícia Maria de Freitas Professores: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira.
Organizando o trabalho pedagógico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Kaessa Ribeiro de Deus Elsa Guimarães de Oliveira Gilca dos Santos Vilarinho.
Como elaborar um projeto de aprendizagem? Preparado por: Armando Gil Ferreira dos Santos Blog:
Webquest: uma técnica para aprendizagem na rede internet Bernie Dodge
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Metodologia de projetos
ESTUDO DO MEIO.
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
PLANEJAMENTO DE ENSINO
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano Este trabalho faz uma reflexão sobre a utilização da metodologia de Webquest na educação a distancia. Discute sobre a pesquisa desta metodologia e suas práticas para a socialização e construção do conhecimento envolvendo as interfaces oferecidas pelas plataformas dos cursos a distância, como instrumentos auxiliares para a construção da Webquest voltada para esta modalidade de ensino. Busca auxiliar a incorporação desta metodologia nos cursos de ensino a distância. Finaliza com reflexões sobre a utilização e o conhecimento desta metodologia pelos docentes e discentes nos cursos a distância e levanta as possibilidades de incorporação desta metodologia no cotidiano do ensino a distância.

Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano O que é Webquests? “Batizado de WebQuest, o invento é definido pelo próprio autor como uma metodologia cujo objetivo é desenvolver em crianças e adolescentes a capacidade de entender o mundo a partir de informações disponíveis na internet. Em entrevista ao Estado, Dodge dá sua opinião sobre a relação entre internet e educação nos dias de hoje: "O único lugar em que se pode pensar em educação sem internet é em um monastério." WebQuest é uma metodologia de ensino que visa a promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A idéia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento”. Entrevista do Profº Bernie Estado de São Paulo, 23/03/2005 Como funciona a Webquest?

Quais os objetivos de uma Webquest? Webquest Curtas O objetivo instrucional de uma WebQuest curta é a aquisição e integração do conhecimento. No final de uma WebQuest curta, o aluno terá entrado em relação com um número significativo de informações, dando sentido a elas. Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas. Webquest Longas O objetivo instrucional de uma WebQuest longa é compreender a ampliação e o refinamento do conhecimento. Depois de completar uma WebQuest longa, o aluno terá analisado profundamente um corpo de conhecimento, transformando-o de alguma maneira, e demonstrando uma relação do material com a criação de algo que outros possam utilizar, no próprio sistema (Internet) ou fora dele. Uma WebQuest longa padrão dura de uma semana a um mês de trabalho escolar. Atributos Críticos WebQuests de curta ou longa duração são planejadas deliberadamente para fazer o melhor uso possível do tempo do aluno. É questionável o benefício da surfagem pela rede sem uma tarefa clara na cabeça; e muitas escolas devem racionar bastante o tempo de conexão dos alunos.

Qual a estrutura de uma Webquest? De acordo com o SENAC (2003), o planejamento de uma webquest integra uma formação estrutural, como: Introdução: Onde se explicita o contexto da webquest, oferecendo algumas informações sobre o assunto e as áreas do conhecimento envolvidas; Tarefa: O que deve ser feito. Interessante e cativante, de modo a despertar a curiosidade do aluno; Processo: A descrição dos passos pelos quais os alunos vão percorrer para completar a tarefa, de maneira detalhada. Recursos: Os recursos, preferencialmente disponíveis na web, são o material que deve ser consultado para a consecução de cada passo da tarefa. Avaliação: Informa como o desempenho do estudante será avaliado e se esta avaliação será individual ou em grupo. Os métodos da mesma devem ser concretos e rigorosos, de modo que cada aluno compreenda bem como vai ser avaliado o seu trabalho. Recomenda-se o uso de rubrica. Conclusão: Esta deve dar ênfase a tudo os que os alunos aprenderam com a investigação e despertar a curiosidade para pesquisas futuras, proporcionando assim, mais sentido à aprendizagem. Créditos: A seção de Créditos é o espaço no qual são apresentadas as fontes utilizadas e os agradecimentos os colaboradores da elaboração da Webquest.

Como elaborar uma Webquest?

Tipos de TAREFAS:

Continuação ...

Saiba mais ... http://www.dantealighieri.com.br/escola/webquest/webquest.php http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/fund_i/sistemasdocorpo/index.htm http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=703 http://www.vivenciapedagogica.com.br/sites_sobre_webquest.html http://www.vivenciapedagogica.com.br/wq http://www.webquestbrasil.org/node/4 http://www.edumat.com.br/web-quest/ http://www.anossaescola.com/CR/webquest_id.asp?questID=561#tarefa Para criar uma webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/

Saiba mais ... http://www.ufjf.br/matematicando http://www.ufjf.br/joaoxxiii/ http://www.colegiodante.com.br/escola/webquest/webquest.phphttp://jarbas.wordpress.com/2008/09/18/tarefa-em-webquest-faz-diferenca