O Papel do Vereador Prof. Ludovikus Moreira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROCESSO LEGISLATIVO Conceito:
Advertisements

O PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL E OS DESAFIOS DO DEVIDO PROCESSO LEGISLATIVO Carlos Eduardo Lula.
FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DE ESTADO NO BRASIL
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
PLANO DE GESTÃO.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
APRESENTAÇÃO.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
Voto e cidadania.
Cidadania e Empregabilidade
Justiça Pública e Poder Judiciário
O PODER DE LEGISLAR E O PROCESSO LEGISLATIVO.
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Processo Legislativo Sumário
DIREITO CONSTITUCIONAL II
DIREITO CONSTITUCIONAL 2 Aula 07 - Poder Legislativo
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
Unidade 2 - Direito Constitucional
Direito Constitucional I
Câmara Municipal de Colorado
NELSON TAKEO SHIMABUKURO Assessor Técnico da Presidência do TCMSP
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
Como nasceu a idéia de Prestação de Contas?
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
O Estado e os Três Poderes
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Ética Prof. Enfº Roger Torres
Órgãos soberania.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
1.3. Eleições Diretas para mesa diretora dos Tribunais PEC nº 187/2012 Dá nova redação às alíneas "a" e "b" do inciso I do art. 96 da Constituição Federal,
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
UVESC – UNIÃO DOS VEREADORES DE SANTA CATARINA
Contexto de atuação do CME
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
DIREITO CONSTITUCIONAL
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Estado como Instrumento de Controle Social Estado como Instrumento de Controle Social Conselheiro Antônio Joaquim Presidente do Tribunal de Contas do Estado.
a) decretos regulamentares: normas jurídicas, gerais, abstratas e impessoais, estabelecida pelo Poder Executivo da União, do Estado e dos Municípios –
A Função do Tribunal de Contas no Ordenamento Jurídico
NNNNNNN. 2. ESPÉCIES NORMATIVAS continuação – 26/11/2013 Profº Carmênio Barroso
Cont. Câmara dos Deputados
Atribuições e Responsabilidades
Estatuto da OAB Aula 14.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
ESTUDO DE CASOS 8 ANOS DE LRF
DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR: RAFAEL IORIO Aula 6
Separação e Funcionamento dos poderes.
A ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS E DOS PODERES
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FACISA DIREITO CONSTITUCIONAL II Prof. Ms. Rogério Abreu
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
palestrante Ranilson Ramos
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
PROCESSO LEGISLATIVO (arts. 59 a 75 – CF)
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
PODER LEGISLATIVO INTRODUÇÃO.
ADMINISTRADOR PÚBLICO
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
RESPONSABILIZAÇÃO DE AGENTES PÚBLICOS Alisson Carvalho de Alencar Procurador Geral de Contas.
Transcrição da apresentação:

O Papel do Vereador Prof. Ludovikus Moreira Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Poder Executivo – deve praticar atos de governo e de Os Poderes Poder Executivo – deve praticar atos de governo e de administração. Poder Legislativo – deve legislar e realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentário e patrimonial do Executivo. Poder Judiciário – deve julgar, dizer o direito no caso concreto.

Princípio da soberania popular: “todo poder amana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Constituição de 88: a Constituição cidadã - garante direitos e deveres; - determina como o governo deve agir.

“… só um estado controlado por cidadãos livres pode oferecer-lhes alguma dose agradável de segurança”. Karl Popper

O percurso da invenção da democracia pelos gregos antigos, a Revolução Francesa e a democracia de hoje.

Zeus em Olimpia Sec. V a.C. Fídias

Zeus em Olímpia

Política Ética Democracia 9

Política = Pólis Pólis significa cidade que é lugar de encontro de indivíduos em busca da autonomia. 10

Ética = Ethos () / \ morada caráter 11

Ética = Ethos “Explicação do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual”. 12

Democracia demos + kratos / \ povo + governo Cidadania 13

Ética e política Somente em relação ao outro pode existir o valor moral. (Shoppenhauer) 14

Moralidade Pública A República (res publica) democrática surge subordinada ao liberalismo. 15

Funções do legislativo Função legislativa Função fiscalizadora Função deliberativa Função julgadora Função político-parlamentar Função informadora e educativa

Função Legislativa Cumpre o princípio constitucional da legalidade. Câmara legisla, com a sanção do Prefeito, sobre as matérias da competência do Município: legisla sobre assuntos de interesse local; suplementa a legislação federal e a estadual no que couber; institui e arrecada os tributos de sua competência; cria, organiza e suprime distritos; promove o ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano; etc.

Função Fiscalizadora Pedido de informações ao Prefeito. Convocação de auxiliares diretos do Prefeito. Investigação mediante comissão parlamentar de inquérito - CPI Tomada e julgamento das contas do Prefeito. Acolhimento de petição, reclamação, representação ou queixa de qualquer pessoa contra ato ou omissão de autoridade ou entidade pública.

Função deliberativa A Câmara trata de matérias de sua competência exclusiva, previstas na Lei Orgânica, por meio de decreto legislativo ou resolução, que independem de sanção do Prefeito.

Função julgadora Julgar o Prefeito, O Viceprefeito e os Vereadores, nas infrações político-administravas previstas em lei federal. Decretar a perda do mandato do Prefeito e dos Vereadores, nos casos indicados na Constituição Federal, na Lei Orgânica e na legislação federal aplicável. Proceder à tomada de contas do Prefeito; Julgar as contas do Prefeito e as da Mesa da Câmara. Rejeição de contas pode ensejar a responsabilização político-administrativa, que poderá resultar cassação do mandato.

Função político-parlamentar É o elemento básico da democracria indireta ou representativa no exercício da representação popular. É o elo da expressão da cidadania. É a tribuna da Câmara, os acordos de Lideranças, as audiências públicas, as comissões que se destinam à representação da Câmara em atos públicos, a proporcionalidade da participação na constituição da Mesa e nas Comissões, dos partidos políticos ou dos blocos parlamentares na Câmara.

Função informadora e educativa A essência de toda a verdadeira educação é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar e obedecer, tendo a justiça como fundamento. (Platão)‏

Função informadora e educativa A educação visa uma dupla finalidade: procura construir um caráter que se refletirá em atos que tendam a promover a felicidade do Estado, e preparar a alma para a justa apreciação da vida. (Aristóteles)‏

Todo parlamentar tem direito à certas prerrogativas ao assumir o cargo Todo parlamentar tem direito à certas prerrogativas ao assumir o cargo. Diz o artigo 53 da Constituição Federal: "Os deputados e senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos."

Compete privativamente à Câmara Municipal: - eleger a Mesa e constituir as comissões; - elaborar o Regimento Interno; - dispor sobre a sua organização, funcionamento; - dispor sobre criação, transformação ou extinção de cargo, emprego e função de seus serviços; - aprovar crédito suplementar; - conceder licença para processar Vereador; - dar posse ao Prefeito e Vice-Prefeito do Município.

Compete à Câmara Municipal: - discutir, votar e promulgar a Lei Orgânica; - suspender, no todo ou em parte, a execução de ato normativo municipal declarado insconstitucional, por decisão definitiva do Tribunal de Justiça; - aprovar associações municipais para gestão, sob planejamento, de funções públicas ou serviços de interesse comum; - aprovar convênios, consórcios em cooperação com a União ou Estado para o desenvolvimento local.

Atribuições do Vereador: conhecer a lei Orgânica; apresentar projetos de leis, decretos legislativos, resoluções e emendas: legislando sobre assuntos de interesse local; suplementando a legislação federal e estadual; legislando sobre tributos municipais; • participar dos debates e votações – do processo legislativo: discussão e votação; • eleger a Mesa Diretora e as Comissões; • conhecer o Regimento Interno da Câmara; • comparecer às sessões;

Atribuições do Vereador: • pedir informações ao Poder Executivo; • convocar Secretário para prestar esclarecimento; • propor, com outros parlamentares, a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito; • manifestar-se na Tribuna ou nas Comissões;

Atribuições do Vereador: • propor realização de audiência pública; • apresentar requerimento ou indicação, solicitando do Poder Executivo determinada providência; • propor emendas nos Projetos de Lei sobre as Diretrizes Orçamentárias e o Orçamento Anual; • informar a população sobre as matérias que estão em tramitação na Casa Legislativa, sobre seus direitos e sobre os órgãos que os interessados devem procurar para fazer valer esses direitos.

A legitimidade da representação somente se dá se houver sintonia com o desejo dos cidadãos expresso em forma de organização da sociedade civil.

A ética é uma disciplina normativa, não por criar normas, mas por descobrí-las e elucidá-las mostrando às pessoas os valores e os princípios que devem nortear sua existência.