Lição 10: O caráter do evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
6 DE AGOSTO DE 2016 A igreja envia missionários E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para.
Advertisements

Disse Jesus: “...desce depressa.” Lc 19.5b. “Nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.” II Tm NVI.
12 DE NOVEMBRO DE 2016 A sabedoria e o dinheiro Na casa do sábio há comida e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode. (Pv 21:20)
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Exercício do serviço 2 DE SETEMBRO DE 2017
Adorando ao Deus santo 7 DE JANEIRO DE 2017
Remédios para o desânimo
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Recordando o pacto da cruz
A restauração da santidade
A igreja não pode ser ingênua
A importância da generosidade
Uma segunda chance 25 DE MARÇO DE 2017
A restauração da santidade
Amor que restaura amizades
Remédios para o desânimo
Exercício da confissão
Exercício da confissão
A igreja não pode ser ingênua
Exercício da solitude 16 DE SETEMBRO DE 2017
A terapia do espinho na carne
Exercício do descanso 26 DE AGOSTO DE 2017
E se o remédio não for tomado?
E se o remédio não for tomado?
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
A perceptível presença de Deus
Lição 10 “Estamos em guerra”.
A importância da generosidade
O privilégio de servir a Cristo
É preciso exercitar o perdão
Lição 13 “Contrição sincera pelo pecado”.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
Lição 5 “A composição humana”.
Exercício da entrega 1 DE JULHO DE 2017
A terapia do espinho na carne
Orientações ao professor
Lição 3 “O DNA do Criador”.
É preciso exercitar o perdão
Lição 7 Alianças perigosas.
Exercício da mente 9 DE SETEMBRO DE 2017
Lição 10 Tempo de descanso.
AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
1.
Lição 06 Os cristãos missionais
Exercício do jejum 22 DE JULHO DE 2017
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união. (Sl 133:1)
Lição 05 A centralidade da cruz
Equilíbrio no trabalho
Lição 08 É uma prática cristã. Lição 08 É uma prática cristã.
Lição 09 Sábado ou domingo?. Lição 09 Sábado ou domingo?
Lição 03 Um oásis no deserto. Lição 03 Um oásis no deserto.
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Lição 09 Sejamos luz para os povos
Anseio por viver em santidade
“É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela Lei, pois ‘o justo viverá pela fé’." (Gálatas 3.11 – NVI).
ASSEMBLEIA DE DEUS – Congregação CIC
- Compreender que os desejos humanos são passageiros. - Destacar que o cristão tem uma ética bíblica a ser vivida. - Entender que a felicidade do cristão.
Lição 12: As marcas do evangelho
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 13: Intensificação de dons e milagres
Lição 07: O pastor e o evangelho
11 De quem é o meu corpo?. 11 De quem é o meu corpo?
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
Lição 08: A liberdade do evangelho
Lição 08 O valor de uma vida. Lição 08 O valor de uma vida.
Lição 02 As primeiras palavras. Lição 02 As primeiras palavras.
Transcrição da apresentação:

Lição 10: O caráter do evangelho

Lição 10 O caráter do evangelho

Objetivo Expor o caráter santificador do evangelho, quando vivido pelo Espírito, para que, assim, livremente, o cristão possa obedecer à lei de Deus e rejeitar as obras da carne.

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gl 5:25) Texto-base Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. (Gl 5:25)

Introdução Na lição desta semana, vamos estudar Gálatas 5:16-25, em que Paulo mostra que o evangelho, embora não seja legalista, nunca será libertino, nem uma liberação para o pecado.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA Ao que parece, o ensino dos judaizantes entre os gálatas não trouxe apenas confusão teológica, mas também relacional.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. Uma guerra permanente: Essa guerra não parece ser opcional: é uma batalha travada por todo crente regenerado, um conflito permanente entre a nova natureza santificada do cristão e sua natureza pecaminosa.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. Pecados evidentes: Essa lista de pecados pode ser organizada em quatro áreas: Pecados sexuais. Pecados religiosos. Pecados interpessoais. Pecados coletivos.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. Pecados evidentes: Pecados sexuais: Prostituição, impureza e lascívia, e abrangem todo tipo de desvio pecaminoso na sexualidade. Pecados religiosos: Como idolatria e feitiçaria, que implicam no desvio do culto ao Deus verdadeiro. Pecados interpessoais: Implicam inimizades, rivalidades, ciúmes, ira, ambição egoísta, discórdia, partidarismo e inveja. Pecados coletivos: Como bebedices e glutonarias, relacionados às farras e orgias públicas.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 3. Virtudes contundentes: Essas nove virtudes que formam o fruto do Espírito estão inteiramente alinhadas com a lei de Deus (Gl 5:23b). Desse modo, podemos afirmar que o fruto do Espírito é o reflexo da Lei Moral que o Espírito Santo escreveu em nosso coração.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Leia Gl 5:16-18; Rm 6:1-2, 8:5-8, e, com o auxílio do item 1, fale sobre a tese defendida por Paulo nesses textos. Qual é a relação entre a carne e o Espírito? A graça nos isenta de obedecermos à lei de Deus? 02. Fale sobre as quatro áreas nas quais se manifestam as obras da carne, na lista de Paulo, em Gl 5:19-21. Que resultados elas geram? Leia também o item 2. 03. Após ler Gl 5:22-23; Rm 8:4, e o item 3, responda: Você entende que o padrão de santidade e de caráter foi estabelecido na lei de Deus e confirmado no exemplo de Cristo? Qual a relação entre o fruto do Espírito e a lei de Deus? 04. Como deve ser o caráter daqueles que conhecem a Cristo? Leia Gl 5:24,25; Rm 6:1-6, 8:13.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 1. Viva no Espírito para obedecer à lei de Deus. Quando somos dirigidos pelo Espírito Santo, andamos conforme a lei de Deus, temos prazer nos seus mandamentos e, portanto, podemos desfrutar da liberdade com que Cristo nos libertou. 05. Você tem percebido a ajuda do Espírito Santo para obedecer à lei do Senhor?

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 2. Ande no Espírito para rejeitar as obras da carne. Praticar as obras da carne nos afasta da vida de plenitude que Deus quer que vivamos. Portanto, precisamos assumir uma postura firme e corajosa contra os desejos de nossa natureza caída. 06. Compartilhe com a classe exemplos de como o Espírito Santo nos ajuda a rejeitar as obras da carne.

Desafio da semana A lição que acabamos de estudar trata de questões comuns a todo o cristão. Invariavelmente, embora não da mesma forma, todo discípulo de Jesus enfrenta batalhas contra a carne e precisa da ajuda do Espírito para vencê-las e para obedecer aos mandamentos do Senhor. Para esta semana, que tal encontrar-se com outro irmão em Cristo para, juntos, terem um momento na presença de Deus? Como sugestão, reservem entre 15 a 30 minutos para lerem a Bíblia, trocarem experiências sobre a luta contra o pecado e orarem juntos. Que o Espírito os guie.

Próximo estudo Lição 11 O próximo e o evangelho