Saúde mental infantil e educação: uma proposta de intersetorialidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Advertisements

A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Reforma Psiquiátrica No Brasil, iniciada na década de 1970.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
VIII Congresso Brasileiro V Congresso Latino Americano
FARMAEDUCA: Educação em higiene e saúde numa abordagem farmacêutica
SÉCULO XX.
Escola GHC -Grupo Hospitalar Conceição
Marta C. R. Gertel - Doutoranda em Fonoaudiologia
Educação Ambiental - GPEEA
FORTALECIMENTO PARA O TRABALHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL KARINE KRAMECK1; ALINE COSTA DE SOUSA KAWAMURA1; LENEDI DE PAULA.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Atenção em saúde mental, álcool e outras drogas para profissionais que atuam nas comunidades Kalungas.
NASF - Angra dos Reis Núcleo de Apoio á Saúde da Família
Intervenção psicológica
Autores: Maria José Gugelmin de Camargo e Nathália Rodrigues Cardoso
Autor: Pricila Arrojo da Silva
PROJETO EDUCAR NA DIVERSIDADE: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE CAMPUS SOMBRIO - SC Núcleo de Atendimento as.
Fórum experiências exitosas em 2013
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
Terapia ocupacional Experiência na residência integrada multiprofissional em saúde do HU-UFMA Natasha C. J. Rodrigues Eliania Pereira da Silva Maio, 2011.
Diretoria técnica Aldeia da Esperança
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
Orientador: Cássio Adriano Braz Aquino
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conclusões e recomendações
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
Política Municipal para Álcool e Outras Drogas : Plano Intersetorial de Políticas sobre Crack, Álcool e Outras Drogas Programa De Braços Abertos Myres.
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
instituições promotoras
Atuação da Psicóloga no CAPS II do Município de São José/SC
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa
VISITA DOMICILIAR Teve seu marco no Brasil em
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
RALATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE APOIO SÓCIO EDUCATIVO:FONOAUDIOLOGIA EM SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE BASANI,
AÇÃO INTEGRADA EM SAÚDE NO CONTROLE DA DOR: RELATO DE UMA INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA Bárbara Gaião.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
C.A.I.S.M. DA ÁGUA FUNDA GERÊNCIA DE ATENÇÃO À SAÚDE I
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
Projeto A Cor da Rua Aprendizagem participativa na promoção dos direitos humanos das pessoas em situação de rua.
O OLHAR DO VISITADOR NO DIAGNÓSTICO PRECOCE DAS DEFICIÊNCIAS.
Faculdade de Tecnologia e Ciências IV Semestre – Psicologia Saúde Coletiva Amélia Guimarães Jeciana Botelho Thamires Lima Sumaia santos.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
“Conhecendo o Profissional de Secretariado Executivo”
Coordenadoria de Assistência Médica e Psicossocial – TRE-SP
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Dailton Alencar Lucas de Lacerda (UFPB);
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
NASF e AME : CONSTRUINDO A REDE DE CUIDADOS NA ZONA SUL DE SÃO PAULO Ana Paula da Silva Delgado 1, Érica Veneroni Pinto 2, Mônica Heiderich 3, Kátia Ap.
A atenção primária a saúde diz respeito à trabalhar para promover saúde, informando à população sobre hábitos e atitudes que podem favorecer a manutenção.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
CENTROS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADOS CAESPs Gerência de Capacitação, Extensão e Articulação – Gecea Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.
CRIAÇÃO DO NASF.
Apoio matricial em Saúde Mental
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Transcrição da apresentação:

Saúde mental infantil e educação: uma proposta de intersetorialidade Paula Pavan Antonio1, Fabiane Aquino Lourenço de Araujo2, Carolina Donato da Silva3 1Terapeuta Ocupacional, Pós-graduanda pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Univerdade Federal de São Paulo/SP – paula.pavan.to@gmail.com 2 Terapeuta Ocupacional, Pós-graduanda pelo Programa de Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista, SP. 3 Terapeuta Ocupacional do CAPSi Vila Maria/Vila Guilherme, SP.

Saúde mental infantil e educação: uma proposta de intersetorialidade OBJETIVO: Apresentar uma iniciativa de ação intersetorial promovida entre o CAPSi Vila Maria/Vila Guilherme e as escolas da região com o objetivo de trocar experiências com os profissionais da educação, além de instrumentalizá-los para compreender as principais problemáticas que acometem a saúde mental de crianças e adolescentes, ensinar e compartilhar estratégias de manejo possíveis no ambiente escolar e colaborar para a identificação e encaminhamentos mais assertivos para o serviço. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, baseado na observação e participação no grupo Tear Educacional por duas estagiárias do último semestre do curso de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo acompanhado durante o segundo semestre de 2012, com frequência semanal e encontros com duração de duas horas.

RESULTADOS/DISCUSSÃO: Estes encontros visaram aproximar o serviço e a equipe de saúde mental infantil da realidade escolar, buscando consolidar algumas práticas e ressignificar outras. Ao longo dos encontros, puderam ser trabalhados temas como a identificação precoce dos transtornos mentais na infância, esclarecimento das demandas e proposta de atendimento do CAPSi, compartilhamento de estratégias para adaptação escolar e discussão dos entraves no processo de inclusão escolar dessa população, dentre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A proposta de trabalho intersetorial não é simples, mas necessária quando se trata do cuidado e atenção para com a população infantil, sobretudo no âmbito da saúde mental. Para tanto, inciativas de aproximação entre os diversos setores revelam potencialidades de discussão e construção conjunta, permitindo que realidades distintas possam se complementar neste cuidado mais integral.