Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento.

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Transcrição da apresentação:

Q & A sobre o case da DELL Ilustrando o impacto das mudanças irreversíveis na cadeia de suprimento

1a questão Segundo Pozo (2010) pag. 196. “Os recursos patrimoniais constituem os elementos primordiais para uma organização poder operar, produzir produtos e serviços que irão atender às demandas de mercados.” O que aprendeu no caso da Dell sobre o que constituiu elemento primordial em termos das instalações e dimensão do patrimonio requerido para em 1984 iniciar esse negócio em informática por Michael Dell? Resposta do 14G http://www.youtube.com/watch?v=01b-NckaGmo

1a Resposta - 1a parte O elemento primordial também dito estratégico para dar partida na DELL como negócio foi o estabelecimento de um processo inovativo denominado modelo direto de negócio a estabelecer uma configuração que inova o desenho do CANAL de DISTRIBUIÇÃO. Este processo direto de negócio, onde o comando de produção da fábrica é puxado diretamente pelo cliente cria uma nova variante do CANAL de DISTRIBUIÇÃO. Dependendo da situação outras variantes podem se mostrar mais adequadas, tais como: a demanda mediada pelos atacadista/varejista a puxar o processo produtivo. Ou ainda a oferta a empurrar o produto do processo produtivo para consumo.

1a Resposta - 2a parte 25 anos depois da criação do modelo direto de negócio pela DELL o processo do CANAL de DISTRIBUIÇÃO tem sido inovado de modo ainda mais radical pois o software hospedado “nas núvens” (como o da GAS Tecnologia) permite ao cliente final adquirar o produto apenas no instante de seu uso. Fato esse disponível para softwares (inclusive da Microsoft), para serviços de hospedagem virtual (inclusive da Amazon), para serviços de publisher virtual (inclusive da Google).

2a questão Como se configura um canal de distribuição tradicional? O que quer dizer no texto “evitar o canal de distribuição.” Os canais de distribuição podem ser eliminados? Qual a mudança em termos de canal de distribuição introduzida pela Dell à época. Quem desempenha algum papel na distribuição de bens e serviços é um intermediário? Os intermediários são dispensáveis em que situações? Que papeis os intermediários e ninguém mais pode exercer? Sistemas de computação podem exercer o papel de intermediários?

2a Resposta – 1a parte Eis uma imagem contendo diversas configurações possíveis do CANAL de DISTRIBUIÇÃO . Na interação cliente-fornecedor-cliente este canal representa uma direção à jusante da fábrica. Como se configura um canal de distribuição tradicional? Na opção (4) pode-se observar um canal tradicional a incluir atacadistas e varejistas. O que quer dizer no texto “evitar o canal de distribuição.” Os canais de distribuição podem ser eliminados? NÃO, o texto na realidade quer dizer simplificar. Qual a mudança em termos de canal de distribuição introduzida pela Dell à época? A fábrica vendendo diretamente aos clientes, sem necessidade de outros intermediários do que, os sistemas de informação e os fornecedores de serviços de distribuição.

2a Resposta – 2a parte Quem desempenha algum papel na distribuição de bens e serviços é um intermediário? Os intermediários são dispensáveis em que situações? Certamente quem faz qualquer mediação entre a fábrica e o cliente final é um intermediário. A dispensa dos intermediários pode ser viável em condições de produtos que não requerem uma rede de alta capilaridade. As lojas de conveniência, por exemplo, são intermediários necessários para produtos com alta frequência de aquisição. Já geladeiras e móveis, por exemplo, são produtos de baixa frequencia de aquisição e não requerem alta capilaridade no canal de distribuição. Alguns tipos de intermediários podem ser dispensados para indústrias com produtos de baixa frequência de aquisição. No caso de produtos que além de baixa frequência de aquisição possuem alto grau de obsolescência, a velocidade do ciclo de pedido –a incluir nele a fabricação-- é fundamental, logo quanto mais direto o processo de distribuição mais valor adiciona ao cliente.