Caso Clínico Tutoria Workshop PBL - Problem Based Learning

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Portal ei-JOVEM.
Advertisements

Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
- REGULAMENTADO PELA RESOLUÇÃO N. 9 DE 24 DE MAIO DE DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO -DEVERÁ INCLUIR NECESSARIAMENTE.
Porque ensinar Ciências na Escola?
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Responsabilidade Profissional
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Sérgio Elias Vieira Cury
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
Metodologia Científica
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
Ana Paula Rodrigues Laudelino Cordeiro Bastos
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Feedback Realimentação ou retroalimentação
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
2006.
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Habilidades em Comunicação V
Parâmetros Curriculares Nacionais
Tipos.
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Farmacologia Aula inaugural
Observação da sala de aula
O Aluno a Distância e suas Necessidades
DIRETRIZES PARA A LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
APROVAÇÃO DO PROJETO CISBAF-2008 EXECUÇÃO DO PROJETO -2010
TÉCNICAS DE ENSINO.
Leitura de Textos Científicos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O aluno elaborando conceitos
Fichamento: técnica de estudo
Jornal na escola: Pesquisar, ler e escrever, é só começar!
A Experiência de Sorocaba em Liga de Cirurgia Pediátrica
PROJETO COMUNITÁRIO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
APRENDIZAGEM COOPERATIVA/ENSINO COOPERADO
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
FUNÇÃO DA UNIVERSIDADE
Estatística.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Equipe responsável pela produção
As Etapas da Pesquisa - TCC
1ª Formação de Professores Coordenadores
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Quem somos? Nossos objetivos Nossas atividades Como ajudar?
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
CC Vocacional em Saúde Saberes e Práticas
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Professor(es) Apresentador(es):
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
29 outubro 2014 Plano de trabalho Mecanismo de supervisão: visita – Antes da visita (no departamento) e em conjunto – A visita – Depois da.
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
NASF de Bela Vista do Toldo
Trabalho Interdisciplinar e Projeto Aplicado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Transcrição da apresentação:

Caso Clínico Tutoria Workshop PBL - Problem Based Learning Profª Drª Fábia Mª Oliveira Pinho Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Medicina

Apresentação do Espaço Físico

Prédio da Medicina

Sala de Tutoria

Sala para encontros teóricos

Laboratório Morfo-Funcional

Laboratório Morfo-Funcional

Laboratório Morfo-Funcional

Caso Clínico Tutoria

Conhecimentos Habilidades Atitudes

Primeiro Momento

Escolher um aluno-coordenador e um aluno-secretário

Ler as funções dos membros da equipe

Ler os objetivos de aprendizagem

Apresentação do caso clínico Leitura pela equipe

Caso Clínico Tutoria

C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

Termos Desconhecidos

Identifique palavras ou termos técnicos desconhecidos. Termos Desconhecidos Identifique palavras ou termos técnicos desconhecidos. Procure esclarecer os termos através do conhecimento dos próprios alunos ou através do dicionário.

C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

ESF Chá de ‘quebra pedra’ Termos Desconhecidos ESF Chá de ‘quebra pedra’

Problemas

Identifique os problemas. Não necessariamente é um problema a ser resolvido, mas a ser discutido.

C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

Problemas C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal Sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.

Chuva de ideias Trazer para a discussão os conhecimentos prévios da equipe. O que você sabe sobre o assunto?

Chuva de ideias 1. C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF

Chuva de ideias 1. C.M.C 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF ESF => estratégia da saúde da família. Quais os profissionais que compõe o ESF? São funcionários do Estado? São concursados? Qual é a importância deste programa para a população? É um programa do SUS? Quais são os objetivos do ESF? * Objetivo da comunidade

Chuva de ideias 1. estava apresentando cólica renal

Chuva de ideias Cólica renal => rins 1. estava apresentando cólica renal Cólica renal => rins anatomia: rins, aa e vv. renais, córtex e medula embriologia: pronefron, mesonefron e metanefron citologia: Nefron com cápsula de Bowman, glomérulo, TCP, AH, TCD, TC fisiologia: formação da urina e FSR e FG bioquímica: ciclo da ureia e síntese de creatinina

Chuva de ideias 2. Sua vizinha orientou chá de ‘quebra pedra’

Chuva de ideias 2. Sua vizinha orientou chá de ‘quebra pedra’ influência da vizinha => crenças populares influenciando a saúde das pessoas => influência da sociedade no processo saúde-doença => problema social, cultural e econômico. * Objetivo das ciências sociais.

Fluxograma

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF

Que estava apresentando cólica renal com frequencia Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ ESF

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ Rins ESF

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ anatomia Rins ESF embriologia nefron Ureia e creatinina Formação da urina

Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ anatomia Influência das crenças populares Rins ESF embriologia nefron Ureia e creatinina Formação da urina

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos de Aprendizagem Enumerar os objetivos de aprendizagem da semana de acordo com a discussão e com os objetivos contidos no Manual.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina. Explicar o ciclo da ureia e a biossíntese da creatinina.

Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina. Explicar o ciclo da ureia e a biossíntese da creatinina. Discutir a influência das crenças populares no processo saúde-doença.

Segundo Momento

Busca de informações Livros do LMF

Busca de informações Internet do LMF

Busca de informações Estudo Individual

Busca de informações Discussão com colegas

Discussão com professores Busca de informações Discussão com professores

O estudo ou busca de informações são essencialmente individuais

Utilizar apenas informações fundamentadas e científicas

Devem ser evitados apostilas, fotocópias de cadernos dos colegas e livros de consulta rápida

Terceiro Momento

Compartilhar as informações

Compartilhar as informações obtidas e aplicá-las na compreensão dos problemas presentes no caso clínico

Cada aluno da equipe deverá expor as informações coletadas

Todos os alunos deverão contribuir com informações que permitam esclarecer os problemas do caso e cumprir os objetivos de aprendizagem estabelecidos

Os alunos deverão sempre citar as fontes de suas informações

Verificar se todos os ‘objetivos de aprendizagem do caso clínico’ foram contemplados

Avaliação da sessão, da equipe e dos alunos

Avaliação do Caso Clínico

Conhecimentos Habilidades Atitudes

Avaliação Realizada pelo Tutor

Avaliação Realizada pelo Tutor Nota de 0 a 10 Valendo 60% da nota

Parâmetros para avaliação Participação pessoal (vale 2.0 pontos) 1. Foi pontual e organizado 2. Fez intervenções adequadas 3. Fez perguntas e buscou respostas de forma sistemática 4. Buscou a compreensão dos mecanismos e conceitos 5. Identificou as necessidades pessoais e coletivas Participação no grupo (vale 2.0 pontos) 1. Manteve o equilíbrio entre seus objetivos e os do programa 2. Manteve o equilíbrio entre suas necessidades e as do grupo 3. Cooperou e compartilhou fontes de informação 4. Estimulou a participação do grupo 5. Não atrapalhou a discussão do grupo Relacionamento (vale 2.0 pontos) 1. Foi ético no seu trabalho 2. Apresentou espírito de trabalho em grupo 3. Respeitou e teve bom relacionamento com os colegas 4. Respeitou e teve bom relacionamento com o tutor Conhecimentos (vale 2.0 pontos) 1. Apresentou conhecimentos prévios adequados 2. Adquiriu conhecimentos 3. Apresentou raciocínio coerente 4. Expressou-se adequadamente 5. Apresentou senso crítico Habilidades (vale 2.0 pontos) 1. Avaliou as informações obtidas e as aplicou 2. Avaliou adequadamente suas próprias atividades 3. Avaliou adequadamente as atividades dos colegas 4. Avaliou adequadamente as atividades dos tutores 5. Avaliou construtivamente o material didático e o programa Parâmetros para avaliação

Avaliação Realizada pelo Aluno Auto-avaliação Avaliação da equipe

Parâmetros para avaliação Participação pessoal (vale 2.0 pontos) 1. Foi pontual e organizado 2. Fez intervenções adequadas 3. Fez perguntas e buscou respostas de forma sistemática 4. Buscou a compreensão dos mecanismos e conceitos 5. Identificou as necessidades pessoais e coletivas Participação no grupo (vale 2.0 pontos) 1. Manteve o equilíbrio entre seus objetivos e os do programa 2. Manteve o equilíbrio entre suas necessidades e as do grupo 3. Cooperou e compartilhou fontes de informação 4. Estimulou a participação do grupo 5. Não atrapalhou a discussão do grupo Relacionamento (vale 2.0 pontos) 1. Foi ético no seu trabalho 2. Apresentou espírito de trabalho em grupo 3. Respeitou e teve bom relacionamento com os colegas 4. Respeitou e teve bom relacionamento com o tutor Conhecimentos (vale 2.0 pontos) 1. Apresentou conhecimentos prévios adequados 2. Adquiriu conhecimentos 3. Apresentou raciocínio coerente 4. Expressou-se adequadamente 5. Apresentou senso crítico Habilidades (vale 2.0 pontos) 1. Avaliou as informações obtidas e as aplicou 2. Avaliou adequadamente suas próprias atividades 3. Avaliou adequadamente as atividades dos colegas 4. Avaliou adequadamente as atividades dos tutores 5. Avaliou construtivamente o material didático e o programa Parâmetros para avaliação

Avaliação Realizada pelo Aluno Auto-Avaliação Nota de 0 a 10 Valendo 30% da nota

Avaliação Realizada pelo Aluno Avaliação da equipe Nota de 0 a 10 Valendo 10% da nota

Avaliação da Tutoria Caso clínico Peso CC 1 CC 2 CC 3 CC 4 CC 5 CC 6 Data Nota auto avaliação X 0,3 Nota da equipe Média da equipe X 0,1 Nota do tutor X 0,6 Média

Avaliação da Tutoria 7,6 Caso clínico Peso CC 1 CC 2 CC 3 CC 4 CC 5 Data 15/10 Nota auto avaliação X 0,3 8,5 Nota da equipe 9,0 Média da equipe X 0,1 Nota do tutor X 0,6 7,0 Média 7,6

As planilhas de avaliação da tutoria são individuais e secretamente envelopadas

A nota de TODOS os alunos será vinculada a esse relatório O aluno-secretário deverá enviar um relatório da sessão para o e-mail do professor-tutor A nota de TODOS os alunos será vinculada a esse relatório

Muito Obrigada