Caso Clínico Tutoria Workshop PBL - Problem Based Learning Profª Drª Fábia Mª Oliveira Pinho Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Medicina
Apresentação do Espaço Físico
Prédio da Medicina
Sala de Tutoria
Sala para encontros teóricos
Laboratório Morfo-Funcional
Laboratório Morfo-Funcional
Laboratório Morfo-Funcional
Caso Clínico Tutoria
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Primeiro Momento
Escolher um aluno-coordenador e um aluno-secretário
Ler as funções dos membros da equipe
Ler os objetivos de aprendizagem
Apresentação do caso clínico Leitura pela equipe
Caso Clínico Tutoria
C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
Termos Desconhecidos
Identifique palavras ou termos técnicos desconhecidos. Termos Desconhecidos Identifique palavras ou termos técnicos desconhecidos. Procure esclarecer os termos através do conhecimento dos próprios alunos ou através do dicionário.
C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
ESF Chá de ‘quebra pedra’ Termos Desconhecidos ESF Chá de ‘quebra pedra’
Problemas
Identifique os problemas. Não necessariamente é um problema a ser resolvido, mas a ser discutido.
C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal com frequência e sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
Problemas C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF que estava apresentando cólica renal Sua vizinha a orientou a tomar chá de ‘quebra pedra’ para eliminar os cálculos.
Chuva de ideias Trazer para a discussão os conhecimentos prévios da equipe. O que você sabe sobre o assunto?
Chuva de ideias 1. C.M.C, 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF
Chuva de ideias 1. C.M.C 19 anos, sexo feminino, contou ao médico do ESF ESF => estratégia da saúde da família. Quais os profissionais que compõe o ESF? São funcionários do Estado? São concursados? Qual é a importância deste programa para a população? É um programa do SUS? Quais são os objetivos do ESF? * Objetivo da comunidade
Chuva de ideias 1. estava apresentando cólica renal
Chuva de ideias Cólica renal => rins 1. estava apresentando cólica renal Cólica renal => rins anatomia: rins, aa e vv. renais, córtex e medula embriologia: pronefron, mesonefron e metanefron citologia: Nefron com cápsula de Bowman, glomérulo, TCP, AH, TCD, TC fisiologia: formação da urina e FSR e FG bioquímica: ciclo da ureia e síntese de creatinina
Chuva de ideias 2. Sua vizinha orientou chá de ‘quebra pedra’
Chuva de ideias 2. Sua vizinha orientou chá de ‘quebra pedra’ influência da vizinha => crenças populares influenciando a saúde das pessoas => influência da sociedade no processo saúde-doença => problema social, cultural e econômico. * Objetivo das ciências sociais.
Fluxograma
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF
Que estava apresentando cólica renal com frequencia Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ ESF
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ Rins ESF
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ anatomia Rins ESF embriologia nefron Ureia e creatinina Formação da urina
Fluxograma C.M.C, 19 anos, feminina Contou ao médico do ESF Que estava apresentando cólica renal com frequencia E que sua vizinha a aconselhou a tomar chá de ‘quebra pedra’ anatomia Influência das crenças populares Rins ESF embriologia nefron Ureia e creatinina Formação da urina
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos de Aprendizagem Enumerar os objetivos de aprendizagem da semana de acordo com a discussão e com os objetivos contidos no Manual.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina. Explicar o ciclo da ureia e a biossíntese da creatinina.
Objetivos de Aprendizagem Conhecer o ESF, seus componentes e sua importância para a saúde da população. Descrever a anatomia dos rins. Descrever a embriologia dos rins. Descrever o nefron e seus componentes. Explicar a formação da urina. Explicar o ciclo da ureia e a biossíntese da creatinina. Discutir a influência das crenças populares no processo saúde-doença.
Segundo Momento
Busca de informações Livros do LMF
Busca de informações Internet do LMF
Busca de informações Estudo Individual
Busca de informações Discussão com colegas
Discussão com professores Busca de informações Discussão com professores
O estudo ou busca de informações são essencialmente individuais
Utilizar apenas informações fundamentadas e científicas
Devem ser evitados apostilas, fotocópias de cadernos dos colegas e livros de consulta rápida
Terceiro Momento
Compartilhar as informações
Compartilhar as informações obtidas e aplicá-las na compreensão dos problemas presentes no caso clínico
Cada aluno da equipe deverá expor as informações coletadas
Todos os alunos deverão contribuir com informações que permitam esclarecer os problemas do caso e cumprir os objetivos de aprendizagem estabelecidos
Os alunos deverão sempre citar as fontes de suas informações
Verificar se todos os ‘objetivos de aprendizagem do caso clínico’ foram contemplados
Avaliação da sessão, da equipe e dos alunos
Avaliação do Caso Clínico
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Avaliação Realizada pelo Tutor
Avaliação Realizada pelo Tutor Nota de 0 a 10 Valendo 60% da nota
Parâmetros para avaliação Participação pessoal (vale 2.0 pontos) 1. Foi pontual e organizado 2. Fez intervenções adequadas 3. Fez perguntas e buscou respostas de forma sistemática 4. Buscou a compreensão dos mecanismos e conceitos 5. Identificou as necessidades pessoais e coletivas Participação no grupo (vale 2.0 pontos) 1. Manteve o equilíbrio entre seus objetivos e os do programa 2. Manteve o equilíbrio entre suas necessidades e as do grupo 3. Cooperou e compartilhou fontes de informação 4. Estimulou a participação do grupo 5. Não atrapalhou a discussão do grupo Relacionamento (vale 2.0 pontos) 1. Foi ético no seu trabalho 2. Apresentou espírito de trabalho em grupo 3. Respeitou e teve bom relacionamento com os colegas 4. Respeitou e teve bom relacionamento com o tutor Conhecimentos (vale 2.0 pontos) 1. Apresentou conhecimentos prévios adequados 2. Adquiriu conhecimentos 3. Apresentou raciocínio coerente 4. Expressou-se adequadamente 5. Apresentou senso crítico Habilidades (vale 2.0 pontos) 1. Avaliou as informações obtidas e as aplicou 2. Avaliou adequadamente suas próprias atividades 3. Avaliou adequadamente as atividades dos colegas 4. Avaliou adequadamente as atividades dos tutores 5. Avaliou construtivamente o material didático e o programa Parâmetros para avaliação
Avaliação Realizada pelo Aluno Auto-avaliação Avaliação da equipe
Parâmetros para avaliação Participação pessoal (vale 2.0 pontos) 1. Foi pontual e organizado 2. Fez intervenções adequadas 3. Fez perguntas e buscou respostas de forma sistemática 4. Buscou a compreensão dos mecanismos e conceitos 5. Identificou as necessidades pessoais e coletivas Participação no grupo (vale 2.0 pontos) 1. Manteve o equilíbrio entre seus objetivos e os do programa 2. Manteve o equilíbrio entre suas necessidades e as do grupo 3. Cooperou e compartilhou fontes de informação 4. Estimulou a participação do grupo 5. Não atrapalhou a discussão do grupo Relacionamento (vale 2.0 pontos) 1. Foi ético no seu trabalho 2. Apresentou espírito de trabalho em grupo 3. Respeitou e teve bom relacionamento com os colegas 4. Respeitou e teve bom relacionamento com o tutor Conhecimentos (vale 2.0 pontos) 1. Apresentou conhecimentos prévios adequados 2. Adquiriu conhecimentos 3. Apresentou raciocínio coerente 4. Expressou-se adequadamente 5. Apresentou senso crítico Habilidades (vale 2.0 pontos) 1. Avaliou as informações obtidas e as aplicou 2. Avaliou adequadamente suas próprias atividades 3. Avaliou adequadamente as atividades dos colegas 4. Avaliou adequadamente as atividades dos tutores 5. Avaliou construtivamente o material didático e o programa Parâmetros para avaliação
Avaliação Realizada pelo Aluno Auto-Avaliação Nota de 0 a 10 Valendo 30% da nota
Avaliação Realizada pelo Aluno Avaliação da equipe Nota de 0 a 10 Valendo 10% da nota
Avaliação da Tutoria Caso clínico Peso CC 1 CC 2 CC 3 CC 4 CC 5 CC 6 Data Nota auto avaliação X 0,3 Nota da equipe Média da equipe X 0,1 Nota do tutor X 0,6 Média
Avaliação da Tutoria 7,6 Caso clínico Peso CC 1 CC 2 CC 3 CC 4 CC 5 Data 15/10 Nota auto avaliação X 0,3 8,5 Nota da equipe 9,0 Média da equipe X 0,1 Nota do tutor X 0,6 7,0 Média 7,6
As planilhas de avaliação da tutoria são individuais e secretamente envelopadas
A nota de TODOS os alunos será vinculada a esse relatório O aluno-secretário deverá enviar um relatório da sessão para o e-mail do professor-tutor A nota de TODOS os alunos será vinculada a esse relatório
Muito Obrigada