Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MAPA DA RSE. Local Trabalho Comunidade Ambiente Mercado Ética Empresarial Responsabilidade Social das Empresas.
Advertisements

Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
ASSOCIAÇÃO CULTURAL RECREATIVA E SOCIAL DE SAMUEL A CERTIFICAÇÃO ISO 9001 E OS MAQRS Braga
José Furtado Centro de Congressos de Lisboa Novos Instrumentos, Novas Ideias e Novas Empresas A Perspectiva do Financiamento.
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Estratégia Empresarial
Realização Patrocínio. Tendências emergentes globais Nos laboratórios a RSE está em evolução: Ganhos de Imagem Ganhos de Negócio Os destaques estão nos.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Copa do Mundo FIFA: Responsabilidade Social Corporativa Sustentabilidade nos Estádios da Copa Federico Addiechi Diretor de Responsabilidade Social.
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
Responsabilidade Social: desafios e oportunidades na ISO 2600
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Planejamento Estratégico do PGQP
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Marcas Institucionais Nome/Logótipo
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Fabiano André Vergani
ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO CAF 2006
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
O sector eléctrico actualmente encontra-se a enfrentar inúmeros problemas e desafios, dentre eles, a sustentabilidade económico-ambiental.
PLENÁRIA FINAL.
CRITÉRIOS DE COMPROMETIMENTO SÓCIO-AMBIENTAL
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
SISTEMA DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Direcção Regional de Organização e Administração Pública
Normas de Gestão na CARE
BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Biblioteca do Conhecimento Online – b-on SCBIILA, São Paulo Setembro de 2007 Maria Teresa Costa.
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DAS FEDERAÇÕES DESPORTIVAS
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
1 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL MACEIÓ MISSÃO Atuar nos processos de transferência de Conhecimento Gerencial atualizados e inovadores, visando à.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NEGÓCIO MISSÃO PRINCÍPIOS A.AMBIENTAL VISÃO OBJETIVOS ESTRATÉGIAS MODELAGEM INSTITUCIONAL.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
Relato de missão ao exterior Grupo B – Portugal - IPQ, ISQ, CATIM RELATO DE VISITA Centro de Apoio Tecnológico a Indústria Metalomecânica Grupo B Alexandre.
Curso: Superior de Tecnologia
Planejamento e Responsabilidade Social
CONFORMIDADE PELA AUTO-REGULAÇÃO Interação entre empresa e sociedade; O grupo participante se une e cria os critérios; Há subsunção aos ditames eleitos.
Mestrado em Gestão Fundamentos e Temas Actuais da Gestão Tema: “Taking measures of Outsourcing Providers”
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (RSE) NA EUROPA
Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal)
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
EVD PREPAREDNESS AND RESPONSE TRAINING PACKAGE Overall Coordination 1 |1 | Coordenação Geral.
Portfólio de Serviços TI
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
ProSAVANA estágio actual e perspectivas
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
Molaflex Certificação Ambiental: uma alavanca para a Internacionalização das Empresas.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA

A empresa Porto Lisboa - A VF-PT faz parte do Grupo Vodafone; - A Vodafone (Global) é a maior empresa de telecomunicações móveis do Mundo (em termos de receitas); Abrangência geográfica alargada aos 5 continentes (Europa, EUA, América, Extremo Oriente, África e Oceânia; Em 31 de Março 2010 : 341 milhões de clientes 84.990 colaboradores Porto Lisboa

Estrutura Organizativa

Fundação Vodafone Portugal As acções da Fundação Vodafone Portugal têm incidido prioritariamente nas áreas: Ambiente Educação e Cultura Investigação Científica Novas Tecnologias da Informação Saúde Segurança

Fundação Vodafone Portugal Missão Incentivar o desenvolvimento da Sociedade de Informação e o combate à info-exclusão: Promoção da investigação científica e tecnológica, formação e qualificação profissional no sector das telecomunicações e tecnologias da informação; Apoio a projectos especiais de integração social e de manifesta utilidade geral; Mecenato direccionado para a promoção de conteúdos e para o desenvolvimento de iniciativas de defesa da Língua e Cultura portuguesa, sobretudo nas novas tecnologias da comunicação. Constituída em 2001; Instituição sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e fundos próprios;

Ética e Corporate Governance Respeito rigoroso pelas normas aplicáveis ao sector; Gestão assumida com preocupações éticas, sociais e ambientais; Princípios de Negócio da Empresa Prácticas do dia-a-dia de todos os colaboradores; Política ambiental Código de Conduta das Compras Política da Qualidade Política de Desenvolvimento Responsável da Rede

Ética e Corporate Governance Group Governance and Policy Manual Define e garante que a Empresa implementa as melhores práticas na organização e na governação interna. Certificação Sarbanes-Oxley Atesta a adopção de melhores práticas de controlo interno, visando a integridade e fiabilidade das informações financeiras divulgadas ao mercado e aos parceiros de negócios; Certificação ISO 14001:2004 e ISO 9001:2008 Atestam a qualidade do desenvolvimento e melhoria contínua da Empresa, demonstrando o compromisso com a busca permanente de inovação, aplicando os mais elevados padrões de qualidade na oferta e na relação com todos os Stakeholders.

Estratégia The Vodafone Way Customer Obssessed Innovation Hungry Entusiasmados com a vontade de exceder as expectativas dos Clientes Innovation Hungry Criando novos produtos, serviços e formas de trabalhar para surpreender os Clientes Ambitious & Competitive Trabalhando com energia e paixão e procurando sempre superar a concorrência One Company, Local Roots Explorando sinergias globais e uma visão local para alcançar os melhores resultados para os Clientes, Colaboradores e Accionistas.

Objectivos Estratégicos Os cinco principais objectivos estratégicos da Vodafone Portugal são: Continuar a ser uma Empresa em crescimento; Consolidar uma diferenciação positiva e consistente face à concorrência; Construir uma Empresa eficiente e lucrativa; Ser uma das Empresas com os Colaboradores mais qualificados, motivados e satisfeitos de Portugal; Ser uma empresa de prestígio, ética e socialmente responsável, uma referência no Grupo Vodafone e uma das Empresas mais admiradas em Portugal.

A Sustentabilidade na Gestão da Vodafone Portugal

Investimento em RSE

Gestão da RSE As várias áreas operacionais da empresa sugerem e comentam projectos e iniciativas; Direcção de Comunicação Institucional, Apoio à Gestão e Responsabilidade Social, ou por vezes o próprio Conselho de Administração aprovam os projectos/iniciativas (em função dos objectivos dos projectos e dos montantes envolvidos); A Vodafone Portugal monitoriza regularmente a implementação dos projectos de forma a garantir que estes abrangem os aspectos materiais do negócio, respondendo também às necessidades da sociedade e dos Stakeholders; Departamento de Responsabilidade Social garante a analise, revisão e divulgação da evolução das métricas associadas a cada projecto/iniciativa;

Monitorização da RSE

Impactos da RSE Aspectos ambientais e sociais, materialmente relevantes, com impacto na sustentabilidade do negócio da Vodafone Portugal: Impacto na Sociedade e no Ambiente Impacto financeiro e na reputação da Empresa Nível de preocupação e interesse demonstrados pelos Stakeholders directamente envolvidos no negócio Alguns dos aspectos considerados no período referente ao Relatório de Sustentabilidade de 2009: Reciclagem e reutilização dos telefones móveis Consumos de energia e alterações climáticas Desenvolvimento da rede, telefones móveis, estações-base e saúde Acesso a conteúdos Serviços subcontratados Produtos para a inclusão social e Responsabilidade Social na cadeia de valor

Impactos da RSE

Estratégias de Acção

Auscultação de Stakeholders Com base num estudo efectuado por uma empresa independente, a Vodafone Portugal é reconhecida, pelo público em geral e pelos públicos especializados, como uma das três empresas portuguesas mais associadas à realização de actividades de Responsabilidade Social.

Estratégias de Acção Aspecto