Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Doença Renal Crônica Orientação aos pacientes atendidos no ambulatório especializado de Doença Renal Crônica do Hospital das Clínicas de Pernambuco.
Advertisements

DIABETES HIPERTENSÃO.
Hipertensão Artrerial
HIPERTENSÃO.
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Docente: Dr. Domingos Sávio Discente: Amanda Beltrão.
DIABETES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE DISCIPLINA NUTRIÇÃO E ATENÇÃO À SAÚDE BEATRIZ RIBEIRO FELIPE DOO MA GUILHERME SEGALLA RODOLFO BERBEL SARAH TEIXEIRA.
DIABETES MELLITUS – TIPO II Jailda Vasconcelos Juan Borges Poliana Zanoni Shamara Taylor.
A eficácia do ponto VB43 (Jiaxi) em pacientes portadores de Hipertensão Arterial Sistêmica (estudo de caso) Silva Filho RC, Pinto AA. Introdução: A Acupuntura.
Apresentação de resultados Estação Saúde
Especializando:Yosdel Hernández Rivero
Trabalho de Conclusão de Curso
Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus na Doença Renal Crônica
MÓDULO 1 – O ACESSO A MEDICAMENTOS E OUTRAS TECNOLOGIAS EM SAÚDE
História Natural da Doença
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
DIABETES MELLITUS – TIPO II
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dislipidemia Turma A Camila Holanda da Silva,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
PAOLA OLIVIA TAPIA BALCAZAR Orientador(a): Marina Souza Azevedo
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Ciências Naturais – 9.o ano
AutorA: Drª Eldrys Rodriguez Rubio
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Artesanato Nossa Senhora Aparecida
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Intervenções nos Processos de Declínio funcional
CUIDADOS DE ENFERMAGEM A PACIENTES COM ALTERAÇÕES HIPERTENSIVAS
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Doenças Cerebrovasculares
Doenças não transmissíveis
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
Diabetes ALUNOS: Juliana Nataly Daniel Ribeiro
A Alimentação Escola E.B.2.3 de Celeirós Português Prof. Teresa Silva
Carboidratos ou Glicídios
Asma infantil Beatriz Lima, Nº USP:
Alimentação e um Coração saudável. O coração é o único músculo do corpo que nunca pode parar, já que dele depende a nossa sobrevivência.
E.E.B. NEREU RAMOS ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE PROFº ALAN REZENDE ITAPOÁ / SC 2018.
ATIVIDADE FÍSICA Prof.ª Paula Djane. ATIVIDADE FÍSICA As evidências estão aumentando e são cada vez mais convincentes. Pessoas de todas as idades que.
Alunos: Bruna, Emily Bianca Ribas e Guilherme Scherer Professora: Vanessa Backes Nascimento Diel.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.
EPIDEMIOLOGIA CLÍNICA - I PROCESSO SAÚDE/DOENÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família –UnaSUS Modalidade à distância – T8 Melhoria da Atenção à saúde da pessoa com HAS e/ou.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
APRESENTA Entendendo a pressão alta.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Entendendo a Pressão Alta.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
By Dr. João Santos Caio Jr Dra. Henriqueta V. Caio Dra. Henriqueta V. Caio Scientific Directors Scientific Directors ©2009 VAN DER HAAGEN – ALL RIGHTS.
Diabetes Mellitus Juliana Della Rovere Seabra Enfermeira - STS
HAS Conceitos principais Rodrigo Macioca Morato
Entendendo a Pressão Alta.
Diabetes.
Entendendo a Pressão Alta.
DIABETES MELLITUS – TIPO II. A diabetes tipo II O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações,

Entendendo a Pressão Alta.
Epidemiologia do Câncer e Noções de Oncogenética Professora Renata Mendes de Freitas, Ms., PhD. Bolsista PNPD/ CAPES.
Transcrição da apresentação:

Hipertensão e Diabetes Enfermeira: Jucilene Sousa

Hipertensão A Pressão Arterial é a pressão que o sangue exerce nos vasos sanguíneos. O sangue circula pelo corpo humano graças ao efeito impulsor do coração, que atua como se fosse uma bomba.

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), popularmente conhecida como Pressão Alta, é uma condição clínica que pode ser causada por vários fatores e é caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA). O aumento da pressão arterial, faz com que o sangue percorra pelos órgãos-alvo (coração, encéfalo, rins e vasos sanguíneos) com maior força/ pressão, causando lesões, aumentando assim o risco de infarto, AVC, lesão nos rins, entre outros.

Quais são as causas da hipertensão? Primária: causa não identificada. Está relacionada ao estilo de vida e aos fatores de risco. É a mais prevalente. Alguns exemplos: estresse, abuso de sal, hereditariedade, alimentação não saudável, obesidade, entre outros. Secundária: PA elevada relacionada a causas identificadas, como doenças renais, alguns medicamentos e gravidez.

Tratamento Inclui-se no tratamento não medicamentoso, a redução no uso de bebidas alcoólicas, cigarro e a adoção de hábitos de vida saudáveis, como alimentação, prática de atividade física, controle do peso. O tratamento medicamentoso é indicado, juntamente com a mudança de estilo de vida, para os pacientes com alto risco cardiovascular ou níveis pressóricos no estágio 2 (PA maior ou igual 160x100mmHg.

Dúvidas frequentes “Minha pressão está normal, preciso tomar o remédio da pressão hoje?” SIM! As medicações para o controle da hipertensão são de uso contínuo, devendo ser utilizadas regularmente, conforme prescrição médica. Se a pressão está normal, significa que a medicação e os cuidados estão sendo satisfatórios. “Tenho muitos efeitos colaterais com a medicação para pressão” Converse com o enfermeiro ou médico que te atende e explique os sintomas. Talvez seja possível trocar a medicação até encontrar uma que você se adapte melhor,

Quase não coloco sal na comida, mas minha pressão não diminui? Com qual frequência devo realizar atividades físicas? Mais alguma dúvida vamos participar...

Diabetes mellitus Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia)

Tipos mais comuns: Diabetes tipo 2 Diabetes tipo 2 :Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose). Diabetes tipo 1Diabetes tipo 1 :Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. Pré-diabetesPré-diabetes :Condição em que a glicose no sangue está elevado, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes do tipo 2. Diabetes gestacionalDiabetes gestacional : Altos níveis de glicose no sangue que afetam gestantes.

Cuidados diário Fazer uso correto da medicação prescrita pelo médico ; Notificar ao médico da UBS ou equipe multiprofissional efeitos colaterais da medicação em uso; Pratica de atividade física; Alimentação equilibrada de preferência prescrita por nutricionista.