Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Economia e Gestão da Saúde
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Yaniet GIMENEZ MONTERO ORIENTADORA: FABIANA VARGAS FERREIRA
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
MELHORIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E MAMA NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE BOM PROGRESSO, NO MUNICÍPIO DE BOM PROGRESSO-RS Liége Caroline Immich.
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Elen Débora Brinker Siqueira Orientador Marcos Fábio Turra
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Melhoria da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na UBS Vilena, Bonfim/RR
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7 Melhoria da atenção à saúde.
Autora: Melina Duarte Costa Orientadora: Luíla B. Marques
Universidade Federal de Pelotas
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Yaneisy Guerra González
INDICADORES DE SAÚDE.
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PARÁ CURSO DE MEDICINA
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
Destaques do texto sobre entrevista social
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
em Educação em Direitos Humanos
Gestão da Logística de Distribuição
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Trabalho de Conclusão de curso
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Oficina de Serviço Social
Realizar Formação Continuada
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
Instrumentalidade e Processos de Trabalho
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Economia e Gestão da Saúde
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria da atenção à detecção.
Indicadores epidemiológicos
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
Análise de informações do SasiSUS
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
O Prontuário Eletrônico do Cidadão como ferramenta para qualificar o cuidado e a gestão da AB Rio Claro 18 de Abril de 2018.
Planejamento Estratégico e ações de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos

Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde Thais B Santos Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde O uso da epidemiologia permite aos profissionais da atenção primária a organização do seu processo de trabalho, através da realização de um diagnóstico da situação saúde da população assistida, além de permitir a avaliação da efetividade das intervenções realizadas diante dos problemas encontrados, entre outras possibilidades (Soares,D.A. et al, 2001).

Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde Na busca de explicações Nos estudos da situação de saúde Na avaliação de tecnologias, programas ou serviços Na vigilância epidemiológica Na capacidade de produzir informações

Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde A articulação epidemiologia-informação passa a ser característica importante com o entendimento de que a informação é produto essencial do trabalho cotidiano dos serviços, e traz o conhecimento da realidade onde este serviço está inserido. O conhecimento e a produção da informação vai depender do acesso a dados adequados e de algumas etapas; Definição dos dados a coletar Instrumentos de coleta Atuação da equipe de saúde

Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde Profissional de saúde coleta dos dados, armazenamento e Equipe de Saúde Uso de ferramentas modelo de organização do processo (conceitos, indicadores) Informação (diagnóstico da situação de saúde, planejamento e avaliação (do impacto de uma ação naquele serviço de saúde) organização dos dados

Conceitos de Informação X Dado É qualquer elemento quantitativo ou qualitativo, que por si só não conduz ao entendimento da situação. Ex: Peso e idade Informação É o produto obtido a partir de uma combinação de dados. Importante recurso para auxiliar no processo de tomada de decisão Ex: Estado nutricional

Conceitos de informação Características da informação PRECISA COMPLETA ECONÔMICA CONFIÁVEL RELEVANTE

Como os dados viram informação? DADOS PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO INFORMAÇÃO Armazenamento Processamento Análise

Para que serve a informação? Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida; Definir a situação da saúde de determinada região; Construir indicadores de saúde; Ser uma das ferramentas política e de gestão (recursos); Planejar, organizar e avaliar os serviços nos diversos espaços ( campo, CASAI e DSEI) Monitoramento das ações em saúde; Vigilância em saúde; Pesquisa.

“Utilizados na descrição das condições de saúde de um coletivo, nas comparações entre populações diversas, e seu uso no serviço contribui na produção do conhecimento sobre diversos aspectos da situação de saúde da população e do acompanhamento das ações executadas.”(Drummond) Comparabilidade Construção numérica : evento/população Indicadores de Saúde

Os indicadores de saúde são escolhidos para avaliar a situação de saúde de uma população Conjunto de indicadores de saúde colabora com o planejamento e avaliação dos serviços de saúde prestados. Avaliar a morbimortalidade, fazer comparações e avaliar as mudanças ao longo do tempo.

Epidemiologia no diagnóstico Principais Indicadores: Coeficiente geral de mortalidade e mortalidade proporcional por causas, sexo e idade reflete condição geral de vida e saúde da população

Epidemiologia no diagnóstico Coeficiente de mortalidade infantil e seus componentes Razão de mortalidade materna Coeficiente geral de natalidade e fecundidade reflete condições de saúde materno-infantil Coeficientes de prevalência, incidência e letalidade; Informações de morbidade e perfil epidemiológico da população

Epidemiologia no monitoramento e planejamento Monitoramento Trabalha com indicadores de saúde Instrumento para a identificação das prioridades para as políticas do setor saúde de determinado local Atividades contínuas que coleta dados, analisa e dissemina os dados/informação a todos que necessitam (Waldman, 1988).

Epidemiologia na avaliação A avaliação deve ser aplicada à tomada de decisão e ser realizada por TODOS os envolvidos no planejamento e na execução das ações (Tanaka & Melo, 2001) A avaliação contribui para consolidar entendimentos e ampliar o comprometimento de indivíduos, grupos, programas, instituições e sistemas, enquanto permite gerar ações, políticas, conhecimento e transformações. (Penna Firme, 2003) A avaliação pode produzir informação tanto para a melhoria das intervenções em saúde, como para o julgamento acerca de sua cobertura, acesso, equidade, qualidade técnica, efetividade e percepção dos usuários a seu respeito. (Vieira da Silva, 2005)

Epidemiologia na articulação e intervenção A epidemiologia aumenta a capacidade dos profissionais de saúde e equipe de saúde de contribuir nos serviços de saúde por meio da ampliação do conhecimento, do acompanhamento e da avaliação das ações de saúde. O isolamento da equipes e profissionais de área restringe e dificulta o seu uso no cotidiano dos serviços. Dados completos e confiáveis Produção de informações relevantes diagnósticovigilânciaavaliação Articulação com outros conhecimentos, clínica, gestão, planejamento, e construção de projetos de intervenção com uma visão integral da saúde, através de uma construção coletiva

Banco de Imagens Projeto Xingu Reflexão: Como a Epidemiologia pode ajudar os profissionais de saúde no seu cotidiano de trabalho, a utilizar as informações em saúde com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população?