Peço que leias até o final!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Instituições Escolares
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Sessão de Estudos realizada em 25/03/2011
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
Secretaria da Educação e Cultura
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Secretaria da Educação
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO PARA O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Formação Continuada com Foco na Qualidade Social da Educação.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação básica de qualidade para todos
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Encontro Estadual de Formação
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
I Encontro Catarinense de Fortalecimento dos Conselhos Escolares A Atuação dos Programas Educacionais Conselhos Escolares Secretaria Municipal de Educação.
A natureza da formação continuada e a sua significância na prática docente Mediador: Prof. Ms. José Raimundo Campelo Franco Prof. Titular do Curso de Ciências.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

Peço que leias até o final! Mensagem... Esta apresentação é um convite à informação e ao debate franco e transparente sobre o Sistema de Avaliação no RS. Peço que leias até o final! Obrigada!

AVALIAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO RS Existem dois tipos de avaliação: SAEB(Nacional) e SAERS (estadual) São realizadas avaliações fragmentadas (Língua Portuguesa e Matemática) para avaliar o desempenho do ALUNO. * A avaliação dos professores com vistas à promoção no Plano de Carreira são desarticuladas da realidade da escola

As avaliações dos alunos geram resultados que podem facilitar classificações das escolas em boas, médias ou ruins, possibilitando julgamentos e generalizações da sociedade sobre uma dita má qualidade a escola pública.

As instituições gestoras (Coordenadorias Regionais de Educação e SEDUC) não são avaliadas, ficando sem estabelecer a relação existente com a realidade das escolas, alunos e professores, tanto no que se refere às condições de trabalho como aos aspectos pedagógicos.

apesar das dificuldades, não aparecem, As boas práticas educativas realizadas nas escolas, fruto da seriedade da maioria dos professores e direções para garantir um trabalho de qualidade, apesar das dificuldades, não aparecem, não repercutem positivamente na carreira e não são publicamente reconhecidos pela sociedade e pelos governos.

de Avaliação Participativa A PROPOSTA DA SEDUC Sistema Estadual Articulado de Avaliação Participativa do RS - SEAAP/RS -

ESCOLA CRE SEDUC SEAAP MAGISTÉRIO ESTUDANTES

Aspectos físicos e estruturais ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS NO SEAAP Aspectos físicos e estruturais Comunidade onde está inserida: participação dificuldades e possibilidades Processo pedagógico: avanços e dificuldades para aprendizagem dos alunos Gestão, assessoramento

ALGUMAS PREMISSAS IMPORTANTES: Valorizar o empenho coletivo dos professores, funcionários e direção em qualificar: o trabalho escolar; a permanência dos alunos na escola; a gestão nas CREs e na SEDUC; a definição de políticas públicas.

Impedir a vinculação entre desempenho do aluno e prêmio/castigo ao professor: sem competição, sem meritocracia! Manter e valorizar o Plano de Carreira dos Membros do Magistério Público estadual!

Mas e o Decreto? 1. O Plano de Carreira é uma Lei. 2. A regulamentação de Leis é feita por decreto. 3. Desde 1975 as promoções foram regulamentadas por decreto, pois essa é a forma de regulamentar. 4. O decreto de 1975, foi revogado pelo de 1980 que, por sua vez, foi revogado em 1993. 5. Agora, para atualizar e aperfeiçoar o regulamento das promoções é preciso editar novo decreto que, por óbvio, não tem força para mudar uma Lei.

* Só uma lei muda outra lei. * Logo, não há mudança no Plano de Carreira.

ALGUMAS das MUDANÇAS... ALTERAÇÕES NO REGULAMENTO SEÇÃO II Da Promoção por Merecimento Art. 9º - (MANTIDO) ALTERAÇÕES A – Atualização e aperfeiçoamento / formação continuada. B – Contribuição no campo da educação e reconhecimento público. C – Atividades educacionais e serviços relevantes. D – Responsabilidade profissional. E – Rendimento e qualidade pedagógica do trabalho. (nos moldes da FIRESC atual)

Parágrafo 5º - Critérios de desempate: II - unidocência na 1ª à 5ª séries do 1º grau, classe de Jardim de Infância e classes especiais; III - exclusivamente docência na 5ª à 8ª séries de 1º grau e séries do 2º grau, de acordo com o regime de trabalho;  MODIFICADOS PARA... II – maior tempo contínuo com regência de classe; (fim da desigualdade no tratamento dos docentes)

Responsabilidade Social Os novos critérios de promoção visam estimular a qualificação dos membros do magistério, a produção e divulgação de experiências inovadoras ou outros materiais (impressos ou eletrônico) e, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade da educação da rede estadual e valorizar os profissionais que se destacam. Portanto, serão valorizadas, também as produções intelectuais e o reconhecimento público do trabalho, seja na atividade docente, seja na atividade de gestão.

Política de Formação A Ordem de Serviço nº 02/2011  assegura o direito ao afastamento do exercício de suas atribuições para participação em eventos educacionais ou sindicais. A SEDUC  política de formação inicial e continuada que possibilitará a obtenção da pontuação necessária para a avaliação por merecimento, especialmente nos quesitos Encontros Educacionais e Cursos. Há estímulo para que as próprias escolas elaborem projetos de formação continuada (cursos ou encontros), para a comunidade escolar, e apresentem à CRE para posterior certificação.

Avaliação Coletiva pelo Aumento da Taxa de Permanência na escola (E) Itens Inovadores Avaliação Coletiva pelo Aumento da Taxa de Permanência na escola (E) Trata da cooperação de todos – escola, CRE e órgão central do sistema - para aumentar a frequência dos alunos.  dialogam com a responsabilidade social dos profissionais para garantir direitos das crianças e adolescentes, inscritos na Constituição Federal, LBD e ECA.  Os demais itens apenas foram redimensionados dando maior peso à formação continuada, que era insignificante.

HOJE – Observe a subjetividade da maioria dos critérios

Quadro Comparativo

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM CIDADANIA PARA TODOS SENTIDO PEDAGÓGICO O conhecimento prévio das dimensões, dos indicadores e dos descritores permite a reflexão e análise do fazer educativo, possibilitando que a prática seja reorganizada e ressignificada, a fim de estabelecer novos procedimentos, planejamentos e ações em outra cultura pedagógica na escola com a finalidade de garantir uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE COM CIDADANIA PARA TODOS

Agora, peço que envies às pessoas que conheces e estão preocupadas e curiosas. Ainda há muitos desafios a serem superados, mas esse é um passo importante! ENVIE! Ajude a formar opinião a partir de fatos concretos e não de versões! (Produção das Lâminas: Maria Eulalia Nascimento)