Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
A. Zanela - H. Freitas - J. L. Becker - GESID/EA/PPGA/UFRGS 1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Administração Programa de Pós-Graduação.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Rede Federal de Educação, Profissional Científica e Tecnológica.
Matriz de Orçamento de Custeio e Capital - OCC (Matriz ANDIFES)
ETAPA INTERMUNICIPAL ARAGUAÍNA - TO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Wagner Bandeira Andriola
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Programa de Capacitação em Projetos Culturais
PLENÁRIA FINAL.
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SINAES: Concepções e Diretrizes
Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PRINCÍPIOS DE CONFORTO AMBIENTAL NO DESENHO DA CIDADE
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
UFBA - Universidade Federal da Bahia
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Fórum Universidade em Debate 19 de março de h30 às 21h Auditório do Centro Sócio-Econômico Universidade Federal de Santa Catarina.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB - IMPLEMENTAÇÃO E PERPECTIVAS Outubro – 2008 Celso Costa Diretor de Educação a Distância UAB – SEED - CAPES - MEC.
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
PANORAMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL ENCONTRO DE COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA Campinas, 05 de novembro de 2010.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Universidade Federal de Goiás
LOGO Estudante Universitário Contemporâneo: Estudante Universitário Contemporâneo: Aspectos psicológicos, culturais e sociais Por Gabriela L. Barroso.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
O FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS:2005, e Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás Andifes, dezembro de 2015.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Senado Federal Comissão de Educação Cultura e Esporte Audiência Pública Marco Regulatório da Educação a Distância Prof. Dr. Luciano Sathler Associação.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Superior Dezembro de
Transcrição da apresentação:

Consórcio das Universidades Federais do Sul/Sudeste de Minas Gerais Luiz Cláudio Costa UFV

Luiz Cláudio Costa UFV Lei de Consórcios Públicos (11.107/05) Desafiadora Visão crítica Instrumento de reequilíbrio Arquitetura Institucional sinérgica e positiva em contraponto a guerra fraticida (Juarez Freitas-UFRGS) Luiz Cláudio Costa UFV

Consórcios Públicos Busca do diálogo, do equilíbrio, da composição das partes e do compartilhamento das responsabilidades (Ana Carolina Teixeira) Novo patamar de eficiência para a gestão de serviços de interesse comum (Caroline Dantas) A figura consorcial permite o ganho de escala e planejamento global

Consórcios Públicos Sintese republicana de equidade social e territorial Responsabilidade, democracia, solidariedade e diálogo As instituições consorciadas não perdem nunca sua autonomia e legitimidade Consórcios permitem a re-estruturação e participação mais sistemática quanto eficaz da sociedade

Preservam-se, na essencialidade dos princípios republicanos, as identidades individuais e plurais, assim como a cultura como regra de convivência e respeito mútuo, abrindo novas fronteiras de coexistência civilizatória cidadã (José Nilo de Castro). O princípio da eficiência administrativa, como do interesse público constituem a matriz agregadora das ações do consórcio

Mapa

Características da Região Próxima às três maiores capitais do país: Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo População da Região Sudeste: 80.915.332 Espírito Santo: 3.487.199 Minas Gerais: 20.033.665 Rio de Janeiro: 16.010.429 São Paulo: 41.384.039

Características da Região Tabela 1 – Relação entre População e Cientistas, Doutores e Pós-Graduandos Cidade Sede População Cientistas Docentes Doutores nas IFES Matriculados na Pós-Graduação Nº Relação População (%) Alfenas 75.214 182 0,24 212 0,28 116 0,15 Itajubá 90.225 198 0,22 254 359 0,40 Juiz de Fora 526.706 1.062 0,20 662 0,12 822 0,16 Lavras 92.542 346 0,37 418 0,45 1.057 1,14 Ouro Preto 69.495 526 0,76 283 624 0,90 São João Del Rei 85.503 482 0,56 377 0,44 213 0,25 Viçosa 74.171 988 1,33 721 0,97 2.063 2,78 Total 1.013.856 3.784 2.927 5.254 0,52 Fonte: IBGE Cidades@, GeoCapes e Censo

Características da Região Tabela 2 – Resumo de informações sobre as localidades Cidade Sede Área (km2) PIB per capita (2007) Pessoal ocupado Alfenas 848 11.421 16.651 Itajubá 290 13.377 25.840 Juiz de Fora 1.437 12.671 145.581 Lavras 565 11.744 23.142 Ouro Preto 1.245 27.940 16.876 São João Del Rei 1.464 8.868 19.262 Viçosa 299 7.257 17.778 Total 6.148 - 265.130 Fonte: IBGE Cidades@

Graduação Tabela 3: Índice Geral de Cursos da Instituição – IGC e número de cursos de graduação – presencial e EAD: Instituição IGC Cursos Universidade Federal de Alfenas 4 28 Universidade Federal de Itajubá 20 Universidade Federal de Juiz de Fora 46 Universidade Federal de Lavras 5 30 Universidade Federal de Ouro Preto 38 Universidade Federal de São João Del Rei Universidade Federal de Viçosa 68 Total - 247 Fonte: Instituições

Graduação Tabela 4: Número de Vagas e Matriculados na Graduação Presencial: Instituição Vagas Matrículas Universidade Federal de Alfenas 1.529 3.247 Universidade Federal de Itajubá 1.130 3.144 Universidade Federal de Juiz de Fora 3.028 11.867 Universidade Federal de Lavras 2.100 4.607 Universidade Federal de Ouro Preto 1.717 7.598 Universidade Federal de São João Del Rei 2.065 7.281 Universidade Federal de Viçosa 3.260 12.085 Total 13.699 49.829 Fonte: Instituições

Pós-Graduação Tabela 5: Número de Programas e Cursos de Pós-Graduação: Instituição Programas Mestrado Doutorado Universidade Federal de Alfenas 4 3 1 Universidade Federal de Itajubá 21 8 2 Universidade Federal de Juiz de Fora 37 28 9 Universidade Federal de Lavras 20 19 Universidade Federal de Ouro Preto 15 6 Universidade Federal de São João del-Rei 10 Universidade Federal de Viçosa 34 Total 145 118 58 Fonte: Instituições

Pós-Graduação Tabela 6: Número de Alunos Matriculados na Pós-Graduação: Instituição Mestrado Doutorado Universidade Federal de Alfenas 51 1 Universidade Federal de Itajubá 387 104 Universidade Federal de Juiz de Fora 928 239 Universidade Federal de Lavras 751 706 Universidade Federal de Ouro Preto 476 148 Universidade Federal de São João Del Rei 139 5 Universidade Federal de Viçosa 1.101 962 Total 3.833 2.165 Fonte: Instituições

Pós-Graduação Tabela 7: Número de Programas com Conceito Capes de 5 a 7 – Qualidade alta: Instituição 5 6 7 Universidade Federal de Itajubá 2 - Universidade Federal de Juiz de Fora 4 Universidade Federal de Lavras 9 1 Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Federal de Viçosa 3 Total 24 Fonte: Instituições

Pós-Graduação Tabela 8: Número de Bolsas de Pós-Graduação – Capes: Instituição Mestrado Doutorado Universidade Federal de Alfenas 19 - Universidade Federal de Itajubá 137 47 Universidade Federal de Juiz de Fora 120 41 Universidade Federal de Lavras 214 193 Universidade Federal de Ouro Preto 138 50 Universidade Federal de São João Del Rei 2 Universidade Federal de Viçosa 323 293 Total 1.015 643 Fonte: Capes

Pós-Graduação Tabela 9: Número de Docentes Permanentes atuando na Pós-Graduação: Instituição Docentes Universidade Federal de Alfenas 59 Universidade Federal de Itajubá 96 Universidade Federal de Juiz de Fora 336 Universidade Federal de Lavras 254 Universidade Federal de Ouro Preto 222 Universidade Federal de São João Del Rei 76 Universidade Federal de Viçosa 510 Total 1.553 Fonte: Capes

Servidores Tabela 10: Servidores Docentes: Instituição Docentes Universidade Federal de Alfenas 324 Universidade Federal de Itajubá 363 Universidade Federal de Juiz de Fora 1.243 Universidade Federal de Lavras 470 Universidade Federal de Ouro Preto 526 Universidade Federal de São João Del Rei 541 Universidade Federal de Viçosa 1.047 Total 4.514 Fonte: Instituições

Servidores Tabela 11: Servidores Técnico-administrativos: Instituição Universidade Federal de Alfenas 243 Universidade Federal de Itajubá 414 Universidade Federal de Juiz de Fora 1.210 Universidade Federal de Lavras 404 Universidade Federal de Ouro Preto 630 Universidade Federal de São João Del Rei 420 Universidade Federal de Viçosa 2.277 Total 5.598 Fonte: Instituições

Características da Região Tabela 1 – Relação entre População e Cientistas, Doutores e Pós-Graduandos Cidade Sede População Cientistas Docentes Doutores nas IFES Matriculados na Pós-Graduação Nº Relação População (%) Alfenas 75.214 182 0,24 113 0,15 116 Itajubá 90.225 198 0,22 155 0,17 359 0,40 Juiz de Fora 526.706 1.062 0,20 640 0,12 981 0,19 Lavras 92.542 346 0,37 309 0,33 1.057 1,14 Ouro Preto 69.495 526 0,76 283 0,41 624 0,90 São João Del Rei 85.503 482 0,56 176 0,21 213 0,25 Viçosa 74.171 988 1,33 568 0,77 2.063 2,78 Total 1.013.856 3.784 2.130 5.254 0,52 Fonte: IBGE Cidades@, GeoCapes e Censo

Pré-Proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional Projeto de Lei Discussão nos Conselhos Superiores e comunidade (autonomia e calendário de cada Instituição) Formação do Consórcio

Obrigado