SIG Sistema de Informações Gerenciais
Dado e Informação
O valor da informação aumenta com o uso As Leis da Informação O valor da informação aumenta com o uso Valor Informação Número de acessos Moody & Walsh (1999)
A informação é perecível As Leis da Informação A informação é perecível Valor Informação Tempo Moody & Walsh (1999)
O valor da informação aumenta com a precisão As Leis da Informação O valor da informação aumenta com a precisão Valor Informação 100% Precisão (%) Moody & Walsh (1999)
Mais informação não é necessariamente melhor As Leis da Informação Mais informação não é necessariamente melhor Valor Sobrecarga de Informação Insuficiência de Informação Volume Moody & Walsh (1999)
O valor da informação aumenta quando há combinação de informações As Leis da Informação O valor da informação aumenta quando há combinação de informações Valor Informação Integração Moody & Walsh (1999)
SIG - Lógica do Sistema Fonte : Pearson Education (2004)
Sistemas de Informação e TIC Hardware Software Pessoas Banco de dados Redes Procedimentos É uma mensagem na forma de documento ou audível ou visível. A informação tem propósito de mudar seu julgamento ou seu comportamento. Fazer diferença no seu nsight. O que é entregue é mais importante que o veiculo que a entrega.Tecnologia da informação mais sofisticada não implica necessariamente obter melhores resultados. Dados Informação Moody & Walsh (1999)
Sistemas de Informação e TIC NEGÓCIOS ESTRATÉGIA REGRAS Procedimento ORGANIZAÇÃO TECNOLOGIA HARDWARE TIC BD SOFTWARE INTERDEPENDÊNCIA
Problemas e Soluções com TIC Objetivos Organização
Evolução da Tecnologia Hardware muda mais rápido que software e pessoas Hardware Produtividade Dificuldade de mudança nas organizações Software Pessoas Tempo 1950 1960 1970 1980 1990 2001 Moody & Walsh (1999)
Evolução da Economia Agricultura Indústria Nova Economia Terra Mão-de-obra física Indústria Capital Mão-de-obra técnica Nova Economia Informação Mão-de-obra conheci mento
Evolução da Força de Trabalho Fonte : Pearson Education (2004)
Nova Economia (Necessidades) Capital Intelectual educação continuada MBA Redes sociais Networking Coaching Avaliação do desempenho Empowerment Gestão do Conhecimento Universidade Corporativas Trabalho em equipe (workgroup) Inteligência Competitiva Business Inteligence Informatização computadores (desktop, notebook, smartphone) redes de computadores internet, extranet, intranet comércio eletrônico cloud computing (computação nas nuvens) Produtividade Competitividade Qualidade
Nova Economia (Efeitos) Descentralização Flexibilidade Globalização Independência da localização Custos baixos de transação e coordenação Trabalho colaborativo e em equipe Novos produtos e serviços Concorrência baseada no tempo Ambiente turbulento Conhecimento: um ativo produtivo e estratégico
Conhecimento = Estratégico Operacional Dados Computadores Informação ERP Conhecimento Capital intelectual Estratégico
Sistema de Gestão ERP Área financeira Contas a receber Área de vendas Área de compras Contas a receber Contas a pagar Fluxo de caixa Estoque Vendas Cadastro clientes Cadastro produtos Caixa e Bancos ERP
ERP – Integração Interna O Negócio Plano Estratégico Políticas PDI ERP BANCO DADOS RH Produção Contabili dade Gestão do Conheci mento
ERP – Integração Externa Extranet Clientes Fornecedores Funcionários Governo ERP BANCO DADOS RH Produção Contabili dade Gestão do Conheci mento Governo E-procurement Acesso remoto E-commerce
As 3 Dimensões de um SIG SIG
Exercício Quem (departamentos) Como faz Que informações são enviadas Gerar pedido Enviar pedido Verificar crédito Aprovar crédito Liberar pedido Imprimir nota fiscal Expedir pedido Entregar pedido Quem (departamentos) Como faz Que informações são enviadas Como será feedback do crédito se não aprovar Como será feedback da expedição se não entregar Como será conferido o estoque após a emissão da NF e informado se estoque não estiver certo Quais o tempo máximo necessários para cada atividade
Exercício Departamento Atividades
Solução Exercício
Pedido Vendas Financeiro Logística
Pedido Vendas Financeiro Logística
Dados do cliente e dados do pedido Informações Dados do cliente e dados do pedido Vendas Financeiro Dados de crédito Dados do cliente e dados do pedido Logística
Informar cliente: email ou permissão de rastrear Informações Dados do cliente e dados do pedido Vendas Financeiro Dados de crédito Dados do cliente e dados do pedido Logística Informar cliente: email ou permissão de rastrear
Dados do cliente e dados do pedido Cadastro de cliente Informações Fonte Dados do cliente e dados do pedido Cadastro de cliente Cadastro de produto Histórico do cliente Cadastro em outras fontes Dados de crédito Dados do cliente e dados do pedido Pedido e Nota fiscal
Feed back
Visão Departamento Direção Vendas Financeiro Logística
Visão Processo Pedido Gerar pedido Enviar pedido Verificar crédito Imprimir nota fiscal Expedir pedido Entregar pedido Pedido
Visão Processo Cliente Interno Cliente Externo Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor Cliente Fornecedor
Treinar as pessoas no processo Definir as informações necessárias Administração Desenhar os processos Treinar as pessoas no processo Definir as informações necessárias Definir cliente/fornecedor das informações Informatizar processos Extrapolar para o ambiente externo
Exemplo ERP