Medicina Veterinária Preventiva Prof. Dr. Silvano Higino

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Panorama das Doenças Transmissíveis EEUSP 2011 Lúcia Y. Izumi Nichiata.
Advertisements

PERFIL E Nº DOS TRABALHADORES DE VISA CENTRAL 1.1. NÍVEL SUPERIOR – – Farmacêuticos Bioquímicos 02 – Odontólogos 01 – Advogada 01 – Médica 01 – Veterinário.
CONCEITOS E OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
ENVELHECIMENTO BRASILEIRO E EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
CATÁLOGO DOS LABORATÓRIOS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA NO BRASIL
MÉDICO VETERINÁRIO O ARTISTA QUE CONVERTE UMA PARTE DA NATUREZA EM PRAZER, ALIMENTO E CIÊNCIA.
Plano de Projeto Imprimindo Vida
Saúde e Segurança do Trabalho – SST
DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: BANNERS INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS DOENÇAS PRESENTES NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ. Bianca Magnelli.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
EPIDEMIOLOGIA Profa.Ms.Juliana P.Porto.
Atribuições para Química
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Legislação - Tecnologia de Alimentos
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
Orientadora: Daniela Nunes
Epidemiologia Analítica
PRINCÍPIOS GERAIS DE SEGURANÇA NO TRABALHO
EPIDEMIOLOGIA.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientações Adaptação – tempo e público Animações – tópicos, simples
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
BIOTECNOLOGIA Curso de especialização lato sensu em
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Práticas de Prevenção, Minimização e Eliminação de Riscos Proteção da Saúde Vigilância Sanitária/ MONTES CLAROS Jose Osmando.
Reunião Ordinária COSEMS/RN
Universidade Federal de Uberlândia Pró-Reitoria de Pesquisa e
História Natural da Doença
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
Avaliação Setorizada versus Avaliação universal
Atividades econômicas do primeiro setor
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
Vigilância Epidemiológica: Histórico e conceitos
BRASÍLIA, 3 de novembro de 2010
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
Introdução à Epidemiologia
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA– INTEGRAL – 46300/200 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QFL4705 Atividades Acadêmico-Científico-Culturais.
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Atenção a saúde do Hipertenso
GESTÃO SOCIAL E EVENTOS
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204 - (2018) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º EDF0290 ou EDF0292 ou EDF0294 ou EDF0296 ou.
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Serviço Nacional de Saúde Cabo Verde (APS)
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
METODOLOGIA CIENTÍFICA I
IMUNOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ASMA, RINITE, ALERGIA ALIMENTAR.
I congrepics NATAL 12/14/2017 CONFERÊNCIA MAGNA - Madel t. luz
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Coordenador do Projeto:
Orientador: Pablo Viana Stolz
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA – INTEGRAL – 46300/300
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
Metodologia do Ensino de Física I
Proteção à Saúde e Vigilância Sanitária
Transcrição da apresentação:

Medicina Veterinária Preventiva Prof. Dr. Silvano Higino 12/10/2019 Universidade Federal de Campina Grande Centro de Saúde e Tecnologia Rural UNIDADE Acadêmica de Medicina Veterinária Medicina Veterinária Preventiva Prof. Dr. Silvano Higino

Medicina Individual X Coletiva Desde os primórdios do pensamento ocidental na Grécia Antiga As duas filhas do deus Asclépios: Panacéia e Higéia padroeira da medicina curativa, realizada por meio de manobras, encantamentos, preces e uso de pharmakon apregoava a saúde como resultante da harmonia dos homens e dos ambientes, por ações preventivas e coletivas

Medicina curativa X Medicina Preventiva Medicina Individual X Medicina Coletiva Medicina curativa X Medicina Preventiva

MUDANÇAS DE VELHOS CONCEITOS 12/10/2019 MUDANÇAS DE VELHOS CONCEITOS As clínicas médica e cirúrgica de pequenos e grandes animais são áreas de atuação exclusiva do Médico Veterinário (Lei nº. 5.517/1968), fazendo com que grande parte da sociedade o considere apenas como o “médico dos bichos”. Esta ideia vem sofrendo modificações lentas à medida esses profissionais ganham destaque na atuação em outras áreas.

SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA 12/10/2019 SAÚDE PÚBLICA VETERINÁRIA Nas últimas décadas, este profissional também começou a ocupar seu espaço nas áreas relacionadas à Saúde Pública; Observando este fato, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou em 1946 a Saúde Pública Veterinária, sendo as principais atribuições: o controle de zoonoses, higiene dos alimentos e os trabalhos de laboratório e as atividades experimentais.

12/10/2019 Saúde única

12/10/2019 ÁREAS DE ATUAÇÃO Atualmente, as principais atribuições do Médico Veterinário na Saúde Pública são: a. Diagnóstico, controle e vigilância em zoonoses; b. Estudo sobre substâncias tóxicas e venenos provenientes dos animais considerados peçonhentos;

ÁREAS DE ATUAÇÃO c. Inspeção de alimentos e vigilância sanitária; 12/10/2019 ÁREAS DE ATUAÇÃO c. Inspeção de alimentos e vigilância sanitária; d. Estudo de problemas de saúde relacionados às indústrias de produção de alimentos de origem animal; e. Supervisão da criação de animais de experimentação; f. Consulta técnica sobre assuntos de Saúde Humana relativos aos animais.

ÁREAS DE ATUAÇÃO g. Epidemiologia em geral; 12/10/2019 ÁREAS DE ATUAÇÃO g. Epidemiologia em geral; h. Laboratórios de Saúde Pública; i. Produção e controle de produtos biológicos; j. Avaliação e controle de medicamentos em geral;

12/10/2019 CONTROLE DE ZOONOSES Atualmente, as zoonoses constituem os riscos mais frequentes a que a humanidade está exposta, englobando mais de 250 doenças; Das 35 doenças de notificação compulsória em todo o território brasileiro, 16 fazem parte do grupo das zoonoses, segundo o Guia de Vigilância Epidemiológica da Fundação Nacional de Saúde do Brasil.

CONTROLE DE ZOONOSES 1. Botulismo 2. Carbúnculo ou “antraz” 3. Dengue 12/10/2019 CONTROLE DE ZOONOSES 1. Botulismo 2. Carbúnculo ou “antraz” 3. Dengue 4. Doença de Chagas 5. Esquistossomose 6. Febre Amarela 7. Febre Maculosa 8. Hantaviroses 9. Hepatite B 10. Leishmaniose Tegumentar Americana 11. Leishmaniose Visceral 12. Leptospirose 13. Malária (em área não endêmica) 14. Peste 15. Raiva Humana 16. Tuberculose Fonte: dreamstime.com

12/10/2019 CONTROLE DE ZOONOSES Os CCZ’s são instituições municipais, com estrutura física específica, que estão vinculadas às Secretarias de Saúde Municipais; Têm como objetivo principal o desenvolvimento de serviços relacionados aos programas de controle de zoonoses, de doenças transmitidas por vetores e de agravos por animais peçonhentos.

ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA 12/10/2019 ATUAÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Vigilância Sanitária - conjunto de ações capazes de eliminar riscos à saúde decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços; Fonte: http://www.bentogoncalves.rs.gov.br/imagens/uploads/prefeitura/enderecos-telefones/vigilancia-sanitaria-1.jpg Abrangendo o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente se relacionam com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos” Fonte: http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/admin/imagem/2015/01/1601-Vigil%C3%A2ncia-Sanit%C3%A1ria-fiscaliza-restaurantes-da-Ponta-Verde-PF-0027-1024x682.jpg

12/10/2019

12/10/2019 ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA NO BRASIL Um estudo realizado em Instituições de Ensino Superior de Medicina Veterinária no Brasil demonstrou que a maioria dos conhecimentos passados nestes cursos é referente à prática da clínica veterinária; Este trabalho também revelou que os assuntos concernentes a Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública ocupam um espaço bem pequeno dentro da grade curricular destas instituições.

12/10/2019 ENSINO DA MEDICINA VETERINÁRIA PREVENTIVA NOS CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA NO BRASIL Esta baixa representatividade de conteúdos teóricos e práticos da Medicina Veterinária Preventiva dentro da carga horária dos cursos indica que o ensino nas Faculdades de Medicina Veterinária ainda não foi readaptado a este mercado de trabalho.

O PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA SAÚDE PÚBLICA 12/10/2019

Disciplinas da área de mvp Estatística; Microbiologia; Imunologia; Epidemiologia; Zoonoses; Saúde coletiva; Epidemiologia das doenças Infectocontagiosas; Doenças de Aves e Suínos; TIPOA – Carne ; TIPOA – leite.

www.profhigino@webnode.com