Aluna: Marinez de Souza Tamburini Brito

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Transcrição da apresentação:

Aluna: Marinez de Souza Tamburini Brito Proyecto Allende: O uso da Tecnologia Assistiva no ensino da língua espanhola para alunos com deficiência visual no Colégio Universitário/UFMA Orientadora: Profª Angélica Moura Siqueira Cunha– Mestranda em Educação Aluna: Marinez de Souza Tamburini Brito

O que é o Proyecto Allende?

JUSTIFICATIVA O domínio de línguas estrangeiras tem sido uma exigência crescente do mundo globalizado na nossa sociedade contemporânea. No Brasil, a Lei n.11.161/2005 torna obrigatória a oferta de Língua Espanhola nos estabelecimentos de Ensino Médio, tornando relevante a busca do uso de metodologias de ensino que atendam a todos os alunos sem distinção. No entanto, essa tarefa não tem sido fácil nas escolas, nem todos os alunos têm acesso a uma língua estrangeira, ao uso de TA e a uma educação de qualidade, em especial, aqueles com deficiência visual que necessitam de um atendimento diferenciado.

OBJETIVO GERAL Analisar a importância das Tecnologias Assistivas na Escola de aplicação da Universidade Federal do Maranhão através do Proyecto Allende, no processo de aquisição da língua espanhola para alunos com deficiência visual.

METODOLOGIA Universo Procedimentos - 10 alunos com deficiência visual (4 com baixa visão e 6 com cegueira) que estudam espanhol no Colégio Universitário: - 4 concluíram o Básico I em junho - 5 concluíram o Intermediário I em junho - 1 concluiu o Avançado em junho Procedimentos Coleta – Entrevista Análise – Pesquisa analítica descritiva

Tecnologia Assitiva É uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. (Comitê de Ajudas Técnicas – ATA VII)

Resultados e Discussões Percepção dos alunos com deficiência visual sobre a importância do Tabuleiro de verbos no processo de aquisição da língua espanhola como um recurso de TA “- O bingo de verbos facilita a memorização do assunto e torna a compreensão mais fácil.” (Aluno 3). “Com o bingo de verbos a gente aprende de uma forma simples, divertida e com muita motivação.” (aluno A5). Sobre essa questão Schütz (2003, p. 1) afirma que a motivação do aluno no aprendizado de línguas é um elemento chave decisivo no desenvolvimento do ser humano e acrescenta que o ato de se aprender línguas é ativo e não passivo. “Não se trata de se submeter a um tratamento, mas sim de construir uma habilidade. -

Tabuleiro de verbos

Aquisição da Língua Espanhola “[...] todo ser humano nasce com a inata capacidade de realizar este ato; alguns melhor que outros e em alguns casos, tendo que superar toda classe de barreiras psicológicas, fisiológicas ou inclusive sociais” (GRIFFIN, 2005, p. 19) É natural que alunos brasileiros sintam dificuldades na aprendizagem da Língua Espanhola devido aos fatores de ordem fonológica, sintática e semântica. Os fatores de ordem fonológica estão mais evidentes nas falas dos alunos, devido à falta de costume de determinados sons vocálicos e as pausas freqüentes entre uma palavra e outra no encadeamento de orações, os quais são responsáveis pelos discursos incompreensivos ao ouvinte, resultantes da interferência da língua materna. (HENRIQUES, 2005)

REFERÊNCIAS ARANHA, Maria Salete Fábio; PEREIRA, Verônica Aparecida; SILVA, Nilson Rogério da. Educação inclusiva: o desafio da permanência e garantia da qualidade de ensino. In: DENARI, Fátima Elisabeth. Igualdade, diversidade e educação (mais) inclusiva. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008. ESPAÑA. Ministerio de Educación, Cultura y Deporte. Secretaría General Técnica del MECD. Marco común europeo de referencia para las lenguas: aprendizaje, enseñanza, evaluación. Madrid. 2002. 259p. GALVÃO FILHO, Teófilo. Tecnologia Assistiva para uma Escola Inclusiva: apropriação, demandas e perspectivas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009. GRIFFIN, Kim. Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/L. Madrid: Arco/Libros, 2005. SONZA, Andréa Poletto. Ambientes Virtuais Acessíveis sob a perspectiva de usuários com limitação visual. Tese (Doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Porto Alegre, 07 de Maio de 2008.

CONSIDERAÇÕES Aquisição da Língua Espanhola não diverge entre alunos videntes e não videntes - habilidades lingüísticas exigidas não se processam pelo campo visual - são fontes constantes de motivação e elevação da auto-estima dos alunos. O uso de TA facilita e estimula a aprendizagem da língua espanhola.

Obrigada! Contato: proyectoallende@ufma.br