A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Proposta para formação continuada
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
REVENDO OS CONCEITOS PARA ELABORAR OS FORMULÁRIOS
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
REUNIÃO COM O SETOR VILA PRUDENTE
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Educação Infantil Reunião de Pais – 2012.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Informática na Educação
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Gestão da Educação Infantil
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
REGISTROS.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
CIÊNCIAS: APRENDIZAGEM E DIVERSÃO SEMANA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO- SÃO PAULO 05 A 08\02\2007.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
A MATEMÁTICA NAS PROFISSÕES
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
Sejam bem-vindos!.
MEDIAÇÃO.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Coordenadoria do Ensino Fundamental
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
FORMAÇÃO LINGUAGEM DIGITAL
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
IV ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA UEPB E
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
Atividade complementar 02 Apresentação 02 Planejamento Pedagógico.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
Termo de Terminalidade
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL A DIVISÃO DOS GRUPOS e CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA

BERÇÁRIO – a partir de 3meses MATERNAL 1 – 1 ano MATERNAL 2 – 2 anos DIVISÃO DOS GRUPOS CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA BERÇÁRIO – a partir de 3meses MATERNAL 1 – 1 ano MATERNAL 2 – 2 anos GRUPO 1 – 3 anos GRUPO 2 – 4 anos GRUPO 3 – 5 anos FORMAÇÃO PESSOAL e SOCIAL CONHECIMENTO DE MUNDO

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA FORMAÇÃO PESSOAL e SOCIAL Identidade e Autonomia (inteligências intra e interpessoal) CONHECIMENTO DE MUNDO A criança e... o MOVIMENTO (inteligência corporal, cinestésica e espacial); as ARTES visuais (inteligência pictográfica); a MÚSICA (inteligência musical); a LINGUAGEM ORAL e ESCRITA (inteligência verbal e lingüística); a MATEMÁTICA (inteligência lógico- matemática); a NATUREZA e a SOCIEDADE (inteligência naturalista).

APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DE BASSEDAS O desenvolvimento e a aprendizagem na etapa de 0 a 6 anos (características evolutivas); OK A etapa da educação infantil (os ciclos); OK A prática educativa I – organização e planejamento ( a organização do ESPAÇO FÍSICO); A prática educativa II – critérios e âmbitos de intervenção (o planejamento,materiais e rotinas); A avaliação e a observação (como se avalia); Trabalho de equipe e Projeto Curricular de Centro (“EUquipe” e Procedimento Dedutivo); Família e escola (dois contextos diferentes e um objetivo comum).

PROPOSTA DE TRABALHO ÚNICO Projeto Tema- Gerador; Cada grupo pesquisará uma etapa da Educação Infantil e fará uma apresentação baseada nas orientações de Bassedas; A cada apresentação todo aluno terá que apresentar um relatório do TEMA abordado. Aulas hipóteses com temas variados; Cada grupo pesquisará uma etapa da Educação Infantil e elaborará um aula hipótese baseada nas orientações de Bassedas (incluindo exemplos REAIS e/ou participação de outros profissionais da Educação); A cada apresentação todo aluno terá que apresentar um relatório do TEMA abordado.

PREVISÃO DE CRONOGRAMA 18/03 – Leitura,orientação do diálogo entre BASSEDAS e GARDNER e apresentação de um roteiro de uma aula hipótese; 25/03 – Apresentação dos grupos com temas – BERÇÁRIO e MATERNAL 1; 01/04 – Apresentação dos grupos com temas – MATERNAL 2 e GRUPO 1; 08/04 – Apresentação dos grupos com temas – GRUPO 2 e GRUPO 3; 15/04 – Feedback das pesquisas.

A justificativa para esse trabalho AÇÃO REFLEXÃO AÇÃO