PESQUISA NA ESCOLA Vania Hirle Almeida Vaniahirle@gmail.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Plano de Trabalho Docente
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O TRABALHO COM PROJETOS
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Projeto Institucional das escolas Salesianas
SILVANA BERBEL FERNANDES
MARCELE MARTINS PROVINCIATTI TEREZINHA H. SCHIGAKI TESSARIM
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL:
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Por que o jornal na escola?
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Formação continuada ANO 2015
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA NA ESCOLA Vania Hirle Almeida Vaniahirle@gmail.com

O que é competência? As competências comportam um conjunto de conhecimentos, procedimentos, capacidades e atitudes, complementares entre si, de maneira que as pessoas precisam “saber conhecer”, “saber fazer”, “saber estar” e “saber ser”, para atuar com eficiência e eficácia diante das situações profissionais. Echeverría (2005) comenta que estas competências são definidas somente em ação, em situação de trabalho.

Quatro Pilares da Educação INFORME DELORS… Saber Ser Saber Conviver Saber Fazer Saber Conhecer

Pilares e Competências Saber conhecer = competência científica. Saber fazer = competência metodológica. Saber conviver = competência participativa ou social. Saber Ser = competência pessoal.

COMPETÊNCIAS Conhecimento de si mesmo CIENTÍFICA METODOLÓGICA PARTICIPATIVA PESSOAL Conhecer a área de atuação PESQUISADOR DA SUA PRÓPRIA PRÁTICA Conhecimento do PLANEJAMENTO processo ensino aprendizagem DESENVOLVER PESQUISA E SOCIALIZÁ-LA Formação de pares Conhecimento de si mesmo Habilidade para compreender o outro Formação contínua

A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA é a integração destas competências. Competencia Metodológica Competencia Científica Competencia Pessoal Competencia Participativa Pero es importante comprender su carácter integral tal como advierten Valverde (2001), Echeverría (2005) Delors (2006: 98) señalan que esas competencias o aprendizaje poseen un carácter integral, y contribuyen al desarrollo integral de la persona. Pensar em [competência pedagógica] supõe uma aproximação a concepções, teorias, habilidades, atitudes, práticas de campo, análises, entre muitos. Todos os conhecimentos teóricos são fundamentais para a práxis investigativa, mas não devemos considerá-las como suficientes por si mesmas. A investigação é uma prática que retorna sobre si mesma, que se apropria de ações, caminhos percorridos, utilizando os erros para reformular novas ideias. E neste sentido a pedagogia da pesquisa ou investigação é reflexão, um processo em continua construção e reconstrução onde nenhum caso é algo estático. (GÁRCIA, 2010, p. 3). “[...] busca unir teoria e prática a partir de sua ação e nesta relação ela tem sua origem, se cria, inventa e se renova.” (SCHMIED-KOWARZIK, 1996 apud LIBÂNEO, 2005, p. 30).

O que é pesquisa? Etimologicamente veio do espanhol, que por sua vez herdou do latim do verbo perquiro que significa procurar, buscar com cuidado, procurar por toda parte, informar-se, inquirir, perguntar, indagar bem, aprofundar na busca. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2002) define o termo pesquisa como um “conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos no domínio científico, uma investigação ou indagação minuciosa.”

Na visão educacional Atividade sistematizada e mediada entre sujeitos, pautada em instrumentos que propiciam a construção do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia, por meio de ações com características de reflexão crítica, que priorizam descobrir, questionar, analisar, comparar, criticar, avaliar, sintetizar, argumentar, criar. (NININ, 2008, p. 7).

Tratar a pesquisa com indiferença ou trabalhá-la de qualquer maneira em sala de aula, somente através de cópias ou recorte não faz parte do seu processo. Não se desenvolve pesquisa desta maneira. Porém, como ensinar o aluno a realizar uma pesquisa de modo significativo? Como tornar a pesquisa um ato pedagógico?

Como se faz pesquisa ...projeto/ plano? A tecnologia traz muitos benefícios ... A falta de conhecimento dos professores quanto ao uso dessas tecnologias... tanto no manuseio, quanto no processo de aquisição das informações... Quando alunos decidem assumir a postura de facilitar as tarefas escolares, plagiando, copiando e principalmente professores que não se atentam ou não se preocupam em mudar essa realidade, estes viverão/terão sérios prejuízos.

PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A pesquisa na educação básica não deve e nem pode ser propagada como um objeto, mas sim um processo em constante evolução, que permite questionamentos e indagações que apontam novos caminhos e novas perguntas sobre as questões. Vale ressaltar que “[...] a educação básica é um indispensável “passaporte para a vida” [...]”que faz com que os que dela se beneficiam possam escolher o que pretendem fazer, possam participar na construção do futuro coletivo e continuar a aprender.” (DELORS, 2006, p. 125). A pesquisa fazendo parte desse processo abrirá novos caminhos na vida dos alunos, além de se tornarem cidadãos mais críticos, também produzirão e construirão conhecimento próprio e coletivo.

REFLEXÕES Demo ( 2000), comenta que, o professor que não investiga, se limita a classe copiada e enquanto classe copiada e professor forem sinônimos, está garantido a mediocridade. Para o autor, copiar é o contrario de ensinar, de inovar. Ensinar a copiar é destruir qualquer competência. A expressão de Werneck ( 1993), professor finge que ensina e o aluno finge que aprende, faz nos repensar nossa atuação docente.

Tornar o ensino da pesquisa mais satisfatório é preciso que o professor também leve em conta a realidade dos alunos e as suas vivências, pois será mais eficaz se os mesmos perceberem que estão dentro do processo da pesquisa e ao verem a paixão que o professor perpassa em seu ensino, eles perceberão seu importante papel neste processo, se dedicando e se compromentendo com a mesma.

Pesquisa e docência Não tem como desassociar pesquisa- docência. Encanta e motiva os alunos com suas descobertas. Demo – video A pesquisa atua como um núcleo gerador de uma docência inovadora e de qualidade. Professores investigadores são mais comprometidos, mais entusiastas, e tem diversidades de informações.

CAMPO: quantitativa/qualitativa TIPOS DE PESQUISA    BIBLIOGRÁFICA LABORATÓRIO CAMPO: quantitativa/qualitativa P. Etnográfica Conceito P. Ação Histórico P. Participante Contexto Estudo de caso P. Levantamento

critérios de avaliação PESQUISA Demo e Bagno INSTRUMENTO RESULTADO/ critérios de avaliação BIBLIOGRÁFICA ROTEIRO Conceito Histórico Contexto Trabalho escrito   Barema Normas de elaboração do trabalho CAMPO: LEVANTAMENTO Questionário fechado Projeto/Relatório/ Artigo ESTUDO DE CASO Questionário Entrevista PESQUISA- AÇÃO Avalia Planeja Executa PESQUISA ETNOGRÁFICA Estudo mais demorado Observação  Projeto/Relatório / Artigo Seminários Exposição - painéis

DIFICULDADES DO PROF. EM FAZER PESQUISA Cultura escolar Falta de incentivo Fator tempo Excesso de conteúdos- livro Não sabe fazer pesquisa

A COORDENAÇÃO TEM PROMOVIDO A PESQUISA NA ESCOLA? CA “... através dos projetos didáticos, temos tentado levar nossos alunos a buscarem conhecer sobre o que precisam saber, conhecer o que ainda não conhecem. Terem acesso ao novo através das tecnologias acessíveis.” CB “... os recursos necessários são a maior necessidade, acompanhado de alunos e professores com uma postura reflexiva.”

Como introduzir a pesquisa na escola ? Diagnóstico das necessidades formativas do professor. Programa de Formação contínua na escola com foco na pesquisa. Experiência do CEAOK – análise das necessidades formativas

Se o professor pesquisa sua própria prática? De acordo com Rodrigues e Esteves ( 1993) as vezes os indivíduos não tem muito claro quais são suas necessidades, que podem encontrar-se em um estado inconsciente.

EXPERIÊNCIA DO CEAOK Proposta de formação continua com base nas necessidades. Inicio do programa de formação continua- ênfase na pesquisa Inserção da disciplina ME