Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI)

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Transcrição da apresentação:

Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI) A Tecnologia da Informação nas Empresas Planejamento de Tecnologia da Informatização (TI) Prof. Wladimir da Costa

A Tecnologia da Informação nas Empresas A metodologia de desenvolvimento de Planejamento de TI consiste na realização de um processo sistemático e evolutivo, que integra fase de diagnóstico do modelo corporativo e de projeção estratégica de sua TI. Nesta metodologia estaremos trabalhando sobre uma proposta, que é constituída de várias fases.

1a Fase - Identificação da situação atual da Empresa A Tecnologia da Informação nas Empresas 1a Fase - Identificação da situação atual da Empresa

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa No Planejamento de TI deve-se analisar a situação atual da Empresa, levando-se em consideração os seguintes aspectos: Objetivos e estruturas da empresa; Sistemas, rotinas e automações atuais; Recursos de hardware e software;

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa 1.1 Objetivos e Estrutura da Empresa Nesta etapa devemos analisar: A visão, os planos e objetivos, o organograma, a estrutura logística e os processos operacionais.

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Planos e Objetivos (ESTRATÉGIAS) O primeiro passo em qualquer empresa é determinar qual é a sua visão para o futuro, identificar os seus planos de médio a longo prazo e seus respectivos objetivos, para que o processo de informatização seja direcionado a atender essas expectativas. Os planos e os objetivos constituem uma das principais referências para o levantamento de aplicações e automações no projeto de TI de uma empresa, que serão tratados na 2a fase dessa proposta.

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Planos e Objetivos (ESTRATÉGIAS) Se a empresa não tem Planos e Objetivos formalmente formulados, ou caso eles estejam desatualizados, será necessário uma análise dos fatores estratégicos de competitividade da empresa , para não se perder o caráter estratégico que a TI pode assumir.

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Organograma Atual e Projetado Outro levantamento fundamental refere-se à estrutura organizacional da empresa, tanto em termos atuais, como em termos projetados (quando houver). Essa análise é de fundamental importância, pois proporciona a busca de aplicações que possam efetivamente atender às áreas operacionais, administrativas e diretivas. Consequentemente é importante ter uma visão clara da estrutura da empresa, ou pelo menos até as divisões que serão parte do Planejamento de TI.

Organograma Empresarial Atual 1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Organograma Empresarial Atual Diretoria José Mateus Dep. Comercial Paulo Sérgio Dep. Financeiro Raimundo Pontes Dep. Industrial Valdir Camargo Dep. De Vendas Sérgio Campos

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Organograma Atual e Projetado É importante fazer uma descrição geral dos departamentos e os respectivos cargos e funções, relacionados aos mesmos, principalmente, as funções mais importantes realizadas em cada uma das áreas e cargos da organização. OBS.: Verifique se as principais operações realizadas na organização são informatizadas ou automatizadas.

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Estrutura Logística São todos os agentes externos a empresa que estão associados diretamente à operação da mesma, ou seja, complementam suas operações básicas. A estrutura logística pode ser representada de forma gráfica, onde numa visão mais limitada, representa-se os fornecedores e agentes de distribuição. Numa visão mais ampliada representa-se os fornecedores, distribuidores, armazéns externos, representantes de vendas, redes varejistas, rede de assistência aos clientes, etc.

Representação gráfica de Estrutura Logística 1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Representação gráfica de Estrutura Logística Serviços de Informática Computer e Cia. Police Seguro Assitência Técnica de Catracas Serviços de Segurança Escola Eduque Catre - Line Material Pedagógico e de Escritório Serviços de Comunicação e suporte de aplicativo de EAD Boletos de Mensalidades Nobel Telemídia Cia. Bancos

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa 1.2 Sistemas, Rotinas e Automações Atuais Na 2a etapa da 1a fase deve ser realizada uma avaliação técnica dos SI existentes na empresa.

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Avaliação Técnica de Sistemas Neste momento é importante avaliar os sistemas existentes na empresa, quanto a sua arquitetura técnica, observando a necessidade de manutenção ou substituição (obsolescência) dos mesmos. Este trabalho pode ser facilmente realizado, através de um quadro de avaliação de sistemas, que mostra a situação de cada sistema existente na empresa.

Quadro de Avaliação Técnica de Sistemas 1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa Quadro de Avaliação Técnica de Sistemas

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa 1.3 Recursos de Hardware e Software Na 3a etapa da 1a fase deve ser realizada uma avaliação técnica do parque computacional (Hardware, Software, Ambiente de Rede). Nesta etapa a preocupação é simplesmente levantar os recursos existentes, relacionando-os de forma resumida e objetiva. Este levantamento deve pelo menos incluir:

1a Fase - Identificação da Situação Atual da Empresa 1.3 Recursos de Hardware e Software Configuração dos equipamentos de processamento de dados (Servidores X Clientes), bem como o respectivos usos; Especificação dos periféricos espalhados pela empresa (micros - independentes, impressoras, hub, switcht, etc.); Detalhamento da LAN, MAN e WAN (meios de comunicação, Sistema Operacional, protocolo, etc); Detalhamento de SO, Aplicativos, Compiladores, Vacinas, Firewall; Levantar os possíveis gargalos; Outros recursos de automação, etc.