LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
Advertisements

1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Conheça mais sobre o Instituto Ester Assumpção © Todos os direitos reservados.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
1 Fortalecer o modelo de atenção básica municipal através de aquisição de veículos para vigilância sanitária, endemia e ESF. (Municipal e Estadual) Aprovado.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Aspectos Importantes Saúde/ Doença Prof. Kemil Rocha Sousa PUC-GO.
Projeto: Da Rua Pra Casa QUEM SOMOS NOSSA HISTÓRIA AMAI – ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DE AMPARO AO MORADOR DE RUA, sediada à rua Orlando Moscoso, Nº 21 –
Estatuto da Criança e adolescente. Art. 1º Esta lei dispões sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Integral= Inteiro, total.
CONHECENDO A PASTORAL DA SAÚDE E SEUS TRABALHOS
 Em 1988 surgem as primeiras políticas de atenção à saúde destinada a população em conjunto com a criação do SUS.  Mas a implantação desses programas.
Judicialização da Saude
Prática da LDB nas instituições de ensino
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Iniquidade social, injustiça social e vulnerabilidade social: introdução Regina C Fiorati.
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Enfrentamento à Pobreza e Desigualdade Social
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Unidade Básica de Saúde Cordeiro de Farias
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
ITINERÁRIO FORMATIVO MEIO AMBIENTE
Núcleo de Saúde Coletiva
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Diz o Professor Emérito da USP, Dr. Antonio Delfin Neto
Enfermagem do Trabalho
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Sistema Único de Saúde SUS
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
– Família real – Família real.
Territórios da Cidadania
Saúde do Adulto e do Idoso: Prestar assistência de Enfermagem aos grupos especiais: Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus, Hanseníase, Tuberculose;
Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
Especializanda: Yosari Denys Zamora Orientadora: Niviane Genz
O PIB não serve para definir o desenvolvimento de um país porque nem sempre quanto maior o crescimento económico, que permite o aumento do consumo,
REVISÃO DO CURSO INTRODUTÓRIO
Oficina de Serviço Social
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
Defensoria Pública do Estado do Tocantins Um Direito seu
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS REDE INDICON
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Longitudinalidade Continuidade do Cuidado. Atenção Primária ATENÇÃO BÁSICA  Conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo que abrangem a.
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
SAÚDE MENTAL Professora: Enfª Pedagoga Mayra Loiola.
Transcrição da apresentação:

LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais; os níveis de saúde da população expressam a organização social e econômica do País. Pauta seus atendimentos, sobretudo, na perspectiva do cuidado integral em saúde e do direito dos usuários, reforçando as noções de cidadania, em favor do acesso destes às políticas públicas, em especial à política de Seguridade Social.

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO SERVIÇO SOCIAL NA SAÚDE  Ações Assistenciais  Ações em Equipe  Ações Socieducativas  Ações de Mobilização, Participação e Controle Social  Ações de Investigação, Planejamento e Gestão  Ações de Assessoria, qualificação e formação profissional. Fonte: “Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Saúde” (CFESS, 2009)

Ações Assistenciais  Acolher o usuário, por meio de uma escuta qualificada de suas necessidades  Realizar abordagem e análise social com vistas à identificação da condição sócio-econômica, familiar e de acesso ao conjunto das políticas públicas.  Trabalhar junto às famílias dos usuários no sentido de fortalecer os vínculos na perspectiva da promoção, prevenção e recuperação da saúde dos mesmos.

Ações Assistenciais  Exemplos de ações.