FID – FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO LICENCIATURA EM LETRAS RANIELY DA SILVA SAMPAIO A VOZ DA MULHER QUE SOBRESSAI NO ROMANCE NAÇÃO CRIOULA Diamantino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Advertisements

A DESIGUALDADE E A TEORIA SOCIAL NO BRASIL Alunos:Gabriel Antonio N°10 Raissa Lucena N°25 Guilherme Martins N°35 Professor: Marcos Larreia – Disciplina:
Artigo Científico Dutra Nível Macro Introdução – Contexto (o que existe e sua importância) + Lacuna (o seu espaço ) + Objetivo (são as respostas.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
Virgínia Patrocínio PPGCom - ESPM, SP
SEQUÊNCIA DIDÁTICA: Valorizando nossa negritude
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Nome: Rebeca Aparecida Dias Orientador: Prof. José Carlos Tiagor
Valéria SIQUEIRA (CUML) – Alessandra DAVID (CUML) –
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FACULDADE EDUCACIONAL DE MEDIANEIRA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
P-ARTE A ARTE DAS PALAVRAS
Elaboração de um projeto de pesquisa
NATURALISMO.
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
CURSO ________________
ECLLP I – 2o sem/2017 Profa. Fabiana Carelli
TÍTULO (caixa alta, negrito, calibri nº 66)
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo, se houver
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
ARTIGO CIENTÍFICO Acadêmico Orientador.
JUSTIFICATIVA A justificativa envolve aspectos de ordem teórica, para o avanço da ciência, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
NOME DO ARTIGO AUTOR 1; AUTOR 2; AUTOR 3. NOME DA INSTITUIÇÃO
IV MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade de Administração Curso de Administração Pública TEMA ALUNO (A) Belém – Pará.
TÍTULO DO ARTIGO Autor (Instituição) Co-Autor (Instituição)
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
COMPOSIÇÃO DO GRUPO: INDIQUE AQUI NOME E RA DOS COMPONENTES DO GRUPO
Autor1 : NOME Autor2 : NOME Autor3 : NOME Orientador: NOME
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
Plano da Disciplina: Filosofia.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
“A música popular é tanto mais expressiva quanto mais tem uma opinião” (CNHMPB, João do Vale)
Introdução aos estudos Históricos
Cinema e Educação Tudo que Aprendemos Juntos
MAX WEBER
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
Escritas literárias: reflexão estética, política e tradução
INSIRA O TÍTULO Resumo Introdução Desenvolvimento Considerações Finais
Prof. Marcelo Salles da Silva
A organização da vida social na visão de Karl Marx
XVIII Jornada Científica de Jornalismo
Título do Artigo Introdução Desenvolvimento Objetivo
Inserir nomes dos autores
1º ENGETEC Encontro de Gestão e Tecnologia
(Tamanho da letra 44, centralizado e fonte ARIAL)
TÍTULO EM CAIXA ALTA NEGRITO E CENTRALIZADO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Análise do livro didático de Martha Reis Discentes: Abmael Furtado Oliveira Ariene Trindade Frank Aguiar Maria Luiza Zampieri Dominguez Fonte:
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
RESULTADOS E DISCUSSÃO
E.E.B. JOSÉ MAURÍCIO DOS SANTOS HISTÓRIA - Prof. Me. Diego Fernandes
Introdução aos estudos Históricos
TÍTULO: Subtítulo O apresentador do artigo deve estar destacado com sublinhado. Fulano de Tal, Fulana de Tal, Fulano de Tal, Fulana de Tal (orientador.
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Título título título título título título título título Título título título título título título título Nome do Autor Cargo, Instituição;
Anna Beatriz Marques Ibrahim Colégio Anglo Cruzeiro - Cruzeiro - SP
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
Título do trabalho AUTOR (ES) E ORIENTADOR (ES) CURSO E INSTITUIÇÃO
DISCIPLINAS FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO AUTORES
O Movimento Feminista Movimento de organização de mulheres lutando por condições dignas de existência.
FIC – FEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 TÍTULO
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
Transcrição da apresentação:

FID – FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO LICENCIATURA EM LETRAS RANIELY DA SILVA SAMPAIO A VOZ DA MULHER QUE SOBRESSAI NO ROMANCE NAÇÃO CRIOULA Diamantino – MT 2018

INTRODUÇÃO Objetivo Geral Reconhecer a importância da voz feminina perante a defesa dos seus direitos na sociedade. Objetivos Específicos -Enfatizar o reconhecimento da força feminina no combate as diferenças raciais; -Conscientizar os direitos da mulher perante a sociedade; -Demonstrar que a força dentro de cada um vai além das circunstância advindas.

Problema de Pesquisa: Porque a obra Faz-se importante a luta pelos direitos a liberdade na voz feminina? Apesar da Personagem ser negra e escrava a personagem mostra a importância de sua força e seu desejo a liberdade. A metodologia: Foi utilizado um estudo bibliográfico para dar suporte a defesa da pesquisa proposta.

MARCO TEÓRICO: 1. O autor na procura de definir a história narrada pelos personagens Compreensão do fundamento da personagem principal -Bakhtin (2006); -Lins (1976, p.99). 1.1 A literatura e liberdade -D’Onofrio, (1999, p.10), -Cândido, (1972, p.805)

REFERENCIAL TEÓRICO: 1.A voz que sobressai - Agualusa (1998); - Gonçalves e Dias (1944). 2.1 Nação Crioula, Nação onde tudo começou. -Marques (1966); -Leme (2009). 3. Ana Olímpia: Mulher Angolana -Hanciau (2010); -Santiago (2000).

Considerações Finais A obra Nação Crioula narra os conflitos sociais, histórico vivenciado pela personagem feminina Ana Olímpia Vaz de Caminha, assim, podemos concluir esse artigo que teve como proposta priorizar o papel da mulher na literatura uma representante feminina que contribuiu muito para o movimento abolicionista no século XIX, com sua autonomia na voz valorizando a sim mesmo, e seu próximo com transparência. Neste sentido o romance chama muita atenção por causa do assunto que não prende leitor somente em uma história, mostrando a realidade social, política de um país rico, contudo os colonizadores abusavam dos negros de forma cruel. Para se atingir a compreensão daquela realidade, temos como objetivos gerais incentivar o indivíduo a compreender o texto tendo em vista vários elos de entendimento, ou seja, as entrelinhas. Assim essa mulher influencia a geração do século XXI, a desejar também essa liberdade de ir a busca de seus sonhos, conquistando méritos por estar sempre em consonância com a realidade da sociedade que convive, ou seja valorizando os detalhes que traz melhoria para uma sociedade, que cada dia se transforma e pessoas são rotuladas todos os momentos por isso que temos que ter voz para inovar,discursar, questionar, indagar, e trazer pensamentos inovadores para melhoria da sociedade.

Principais Referências AGUALUSA, José Eduardo. Nação Crioula: a correspondência secreta de Fradique Mendes. Rio de Janeiro: Gryphus,1998. BAKHTIN, Mikhail. Estética de criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 4 ed. São Paulo: M. Fontes, CANDIDO, Antônio. A literatura e a formação do homem. São Paulo: Ciência e Cultura, D’ONOFRIO, Salvatore. Teoria do Texto. 2º ed. São Paulo: Ática, GONÇALVES Dias, Antônio. Obras Poéticas de Antônio G. Dias. São Paulo, Nacional, HANCIAU, Nubia Jaques. O entre-lugar. In: Figueiredo, Eurídice (Org.). Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora: UFJF, LEME, Carlos Câmara. O quintal da minha casa ocupou o mundo. Coleção Mil Folhas Disponível em:. Acesso em: 26/12/2018. MARQUES, AGOSTINHO Perdigão Malheiros. A escrividão no Brasil. V.1. Rio de Janeiro, SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.